Buscar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE HISTORIA E GEOGRAFIA 5° s Vanesa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – DOURADOS-MS 
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSORA DA DISCIPLINA: ROSEMEIRE FARIAS
TUTOR PRESENCIAL: JULIANA APARECIDA FERREIRA DE MORAES
MICHELE BERTOTTI RA:7705668497
PATRICIA C. MENEZES RA:5736163301 
GISELI MARQUES BRAGA RA:73705633 38 
VANESA DA PLENS RA:6791433958 RAIANE S RODRIGUES RA: 8308765905 
Retratos da cidade no passado e no presente
Dourados, 25 de Maio de 2015
Introdução
      Transmitir o conhecimento histórico não é apenas falar sobre o que aconteceu no passado, pessoas, etapas, épocas, datas, nomes, etc. Aprender os conceitos históricos é construir memórias, e aprendizados coerentes e que sejam fixados, adquirindo conhecimentos próprios sobre fatos reais ocorrentes dentro do contexto histórico, relacionando a importância e os reflexos do passado em nossa atualidade; O conteúdo de História e Geografia ganham destaque no meio educacional, partindo de um simples conteúdo, para uma necessidades de aprendizagem. Como já havia ensinado Paulo Freire, o ser humano só tem as possibilidades de participar ativamente na historia, na sociedade e nas transformação da realidade se for auxiliado a tomar a consciência da realidade e de sua própria capacidade para transforma lá. O individuo não pode lutar contra as forças que não compreende, a não ser que descubra que pode.
Etapa 1
Trajeto ate a sala de aula
Trajetória:
Cruzaltina
Vila Sapé
Vila Vargas
Vila São Pedro
Faculdade Anhanguera 
Figura 1 – Mapa cartográfico, trajetórias e referências locais, 2015.
Etapa 2
	
Mudanças geradas no mundo pela industrialização e a urbanização
Nome: Michelle Berttoti
Data de nascimento:23/06/1985
Local: Hospital de Rio Brilhante
Cidade: Rio Brilhante –MS
.
.
Na noite de 21 de Abril de 1985 morre Tancredo neves.
O francês Alain Prost conquistava seu primeiro título mundial de Fórmula 1 
No dia 19 de setembro o México foi palco de um dos piores terremotos da história. O tremor atingiu 8.1 na Escala Richter
Entrevista
Fátima  Bertotti  
Nasceu dia 10-02-1954 
Casou no dia 14 de julho 1972 com Loracir  Bertotti 
Separou no dia 19 julho de 2009       
 
No dia 12-05-2011 nasceu Paola  Bertotti Venâncio  
Pesando 3,280  
Com 49 cm.
	
Mudanças geradas no mundo do trabalho pela interação de outros processos
Nome:Raiane Santos
Data de nascimento: 29/03/1995
Local:Hospital Santa Casa
Cidade:Navirai–MS
A Copa do Mundo de Rúgbi de 1995 foi um marco importante na história dos conflitos raciais na África do Sul.
.
Fotografia de 1995 Casa da minha tia
A partir de 1995 a Internet entra de vez nas nossas vidas.
ENTREVISTA COM A MÃE
A entrevistada Romilde Gabriel (mãe) relatou que conheceu Reinald dos Santos Rodrigues (pai) em 1991. No ano de 1992 casou, em 1995 eu nasci. Romilde Gabriel trabalhava no corte cana na usina, eu ficava com a vizinha, pois era de madrugada que ela pegava o ônibus para ir trabalhar.
Morou 6 anos na cidade de Navirai (MS), depois se mudou para Ivaté (PR) onde se dedicou as estudos, e logo se formou na área de pedagogia hoje reside na cidade de Rio brilhante, como professora do pré.
	
Mudanças geradas no mundo do trabalho pela interação de outros processos
Nome: Vanesa da Silva Plens
Data de nascimento:05/11/1979
Local: Hospital Evangélico
Cidade: Dourados –MS
ENTREVISTA
Segundo a entrevistada Vanda da Silva Plens (mãe), Conheceu Leodil Martins Plens (pai) em 1976, namoram por dois anos em 1978 noivaram e 06 de Janeiro 1979 se casaram. Trabalhava de atendente de Farmácia, em 05 de Novembro eu nasci ela deixou tudo, para exclusivamente cuidar e amar seu bebê, desde então passou a se dedicar somente a Família. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor em muito ultrapassa os das mais finas jóias!(Provérbios 31). Para Vanda o Mundo só vem piorando a cada dia mais em todos os sentidos.
	
Mudanças geradas no mundo do trabalho pela interação de outros processos
Nome:Giseli Marques Braga
Data de nascimento: 15/07/1989
Local: Hospital de Rio Brilhante
Cidade: Rio Brilhante –MS
 
No dia 17 de dezembro Collor é eleito 
32° presidente do Brasil.
Giseli em 1991 na
 fazenda Velha
 passeando
Emerson Fittipaldi em 89 1°piloto não 
americano a conquistar a Formula Indy.
Giseli e suas irmãs na foto de cima.Giseli com seu pai sua mãe em 2014 festa de 15 anos de sua prima.
Entrevista
Entrevistada Senhora Elena Marques Braga (mãe).Nascida e criada no distrito de Rio Brilhante –MS. Conheceu Doroteu(pai) em 1978 , casou-se em fevereiro de 1979 teve sua primeira filha Rosana em julho de 1979 ,sua segunda filha Adriana em julho de 1980,a terceira filha Graciele em fevereiro de 1984 e a quarta filha Giseli em julho de 1989.No inicio de seu casamento morou na fazenda Paloma .
Hoje residi em um sitio no assentamento São Judas,tem 3 netos e 3 netas .
Uma mulher de garra, que sempre zelou pela família,e hoje se sente realizada com a família maravilhosa que Deus deu a ela.
Mudanças geradas no mundo do trabalho pela interação de outros processos
Patrícia Cordeiro Menezes 
Data de nascimento:06/08/1988 
Local: Hospital municipal Doutor Júlio Cesar  Paulino Maia, em Brasilândia-MS
No dia 26 de janeiro de 2008 no hospital Santa Ângela na cidade de Tangará da Serra –MS nasce meu filho Fabricio Vitor de Menezes Júnior .
Num ano em que as McLaren sobraram, Ayrton Senna conquistava seu primeiro título mundial de Fórmula 1.
Etapa 3
	
Fatores no processo de urbanização e suas mudanças
Por volta de 1841, Gabriel Francisco Lopes, trouxe para a região, seu sogro, Antônio Gonçalves Barbosa, que se fixou numa área que denominou Boa Vista, entre os Rios Vacaria e Brilhante.
 Em 1862, com o início das hostilidades entre o Brasil e o Paraguai, houve o êxodo dos habitantes. A povoação entre - rios, voltou com o ciclo da erva-mate. Pelo Decreto 653, de 29 de janeiro de 1924, o Governador do Estado, edificou então, a atual Rio Brilhante, entre o Ribeirão Araras e uma linha telegráfica. 
Foi elevada a distrito pela Resolução 611, de 10 de julho de 1912. O município pela Lei nº 1025, de 26 de setembro de1929. Comemora-se dia 26 de setembro o aniversário da cidade. Gabriel Francisco Lopes foi o que primeiro penetrou nos campos de Vacaria, onde encontrou 60 vacas e 1 touro, ai deixado pelos Jesuítas, e, por volta de 1841, trouxe para ali o seu sogro, Antônio Gonçalves Barbosa, que se fixou num local a que denominou Boa Vista, entre os Rios Vacaria e Brilhante; foi o primeiro povoador, depois da retirada dos castelhanos.
Fazenda de Gabriel Francisco Lopes no ano de 1842
	
Fatores no processo de urbanização e suas mudanças
Foi vigorado no período de 1954/1958.O município é constituído de 2 Distritos: Rio Brilhante e Aroeira. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01 de julho de 1960.
Pela Lei Estadual Nº 3876, de 16 de junho de 1977, é criado o Distrito de nova Alvorada e incorporado ao Município de Rio Brilhante. Pela Lei Estadual Nº 3877, de 16-06-1977, o Distrito de Aroeira passou a denominar-se Prudêncio Thomaz. Em divisão territorial datada de 01 de janeiro de 1979, o município é constituído de 3 Distritos: Rio Brilhante, Aroeira e Nova Alvorada. Em divisão territorial datada de 15 de julho de 1997, o município é constituído de 2 Distritos: Rio Brilhante e Prudêncio Thomaz. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15 de julho de 1999.
Então ficou Rio Brilhante ,Prudencio Thomas que é distrito de Rio Brilhante e Nova alvorada do Sul.
Trevo de Nova Alvorada do Sul e a vista de Rio Brilhante
de quem vem de Prudêncio Thomas
	
Fatores no processo de urbanização e suas mudanças
Figura: Imagem do satélite da cidade de Rio Brilhante em 2015
	
Fatores no processo de urbanização e suas mudanças
 
Figura praça de Rio Brilhante –MS em 2007
Figura Praça de rio Brilhante –MS em 2015
Mudanças ocorridas na cidade de Rio Brilhante ,desde o inicio de sua fundação até os dias atuais. 
Considerações finais 
      Essa conscientização coloca o primeiro objetivo da educação que é “antes de tudo provocar uma atitude critica, de reflexão, que comprometa a ação”. O conteúdo de geografia e história, pois desde o nascimento a criança é portadora de capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, tendo o desejo de estar perto de outras pessoas. A interação e o aprendizado contínuo com os outros, sejam eles adultos ou crianças, são fundamentais para o desenvolvimento. Dentre os diferentes recursos que a criança utiliza destacam – se a imitação “o faz de conta”, a oposição, a linguagem e a apropriação da linguagem corporal. Sendo que as diferentes linguagens utilizadas, estão presentes e em sintonia com o espaço vivido, e o seu histórico de vivencia. Nesse sentido, é fundamental que o educador estimule o aprendizado por meio de vínculos de cooperação e de associação, com a finalidade de exercitar os diferentes recursos que as crianças utilizam para se relacionar, socializar e aprender com os outros. A partir das capacidades da criança para o desenvolvimento cognitivo espacial, A partir do conhecimento de suas dimensões corporais e de suas relações com o meio e com o outro, a criança estabelece referencias que utiliza para significar futuro não pode ser uma continuação do passado, e há sinais, tanto externamente quanto internamente de que chegamos a um ponto de crise histórica. A força gerada pela economia e tecnologia cientifica são agora suficientemente grandes para destruir o meio ambiente, ou seja, as fundações materiais da vida humana. As próprias estruturas da sociedade humana, incluindo mesmo algumas das fundações sociais da economia capitalista, estão na iminência de ser destruídas pela erosão do que herdamos do passado humano. Nosso mundo corre o risco... Se tentarmos construir o terceiro milênio nessa base, vamos fracassar. E o preço do fracasso, ou seja, a alternativa para uma mudança da sociedade, é a escola. A formação do Educador do conteúdo de Geografia e História deve estar sempre atualizada, e o professor deve criar estratégias lúdicas, para conquistar a atenção do aluno e não fazer da aula algo cansativo, fazendo com que o aluno se desinteresse pelo conteúdo. Ambos os conteúdos devem ser trabalhados, com novas idéias, novas tecnologias, e não apenas aqueles questionários entediantes e cansativos, que trabalham de forma condicionada de aprendizado, as crianças e jovens de hoje não se contentam, com perguntas e respostas prontas, eles gostam de ser urdiam. 
      Partindo dessa concepção os conteúdos estudados, envolvendo o contexto da educação, são essenciais na formação, dos alunos, para que eles sejam cidadãos críticos, e participativos socialmente, auxiliando na construção da cidadania e da sociedade. Com a geografia e história dentro da educação infantil torna é possível fazer com que as pessoas se encontrem como seres sociais, fazendo a diferença para um mundo melhor.
Referência bibliografica 
http://www.assomasul.org.br/?pag=municipios-dados-gerais&cid=30
http://www.cidades.ibge.gov.br/painel/painel.php?lang=&codmun=500720&search=mato-grosso-do-sul|rio-brilhante|infograficos:-dados-gerais-do-municipio
http://livros01.livrosgratis.com.br/cp136423.pdf
http://mapa.tur.br/br/ms/cidade/rio_brilhante/fotos.html
http://www.apolo11.com/satmap2_cidades.php?citynum=2268
https://docs.google.com/file/d/0B8qKHuHMENveGtxa0VJWDNSWWs/edit?usp=sharing
http://www.progresso.com.br/cidades/rio-brilhante-comemora-85-anos-com-inauguracoes-de-obras
http://www.riobrilhante.ms.cnm.org.br/portal1/municipio/historia.asp?iIdMun=100150064
http://www.riobrilhante.ms.gov.br/novosite/historico-do-municipio
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7b/MatoGrossodoSul_Municip_RioBrilhante.svg/280px-MatoGrossodoSul_Municip_RioBrilhante.svg.png

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais