Buscar

Obejtiva marketing 70

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Você já observou produtos mal distribuídos em uma loja? Aquele expositor de chinelos escondido em um canto do supermercado? Ou tantos outros? Isso ocorre – é fato – com muitos produtos nos mais diversos tipos de estabelecimentos de varejo. Por terem consciência disso, muitos gerentes de marketing trabalham na busca por uma estratégia de cooperação. É o que se convencionou chamar de SISTEMAS VERTICAIS DE MARKETING, nos quais todos os envolvidos buscam o mesmo objetivo: o mercado-alvo. Nesse processo, a característica determinante é o fato de que, se não ocorrer a venda final, todos os envolvidos no fluxo serão penalizados. 
Analise a descrição:
“Nesse processo, segundo McCarthy e Perreault Junior (1997, p. 187), ‘os membros, informalmente, concordam em cooperar entre si. Podem concordar em rotinizar pedidos, padronizar a contabilidade e coordenar os esforços de promoção’. Ocorre, portanto, uma integração vertical, como no método anterior, mas sem que a empresa produtora precise gastar para montar canais de distribuição próprios (atacadistas e varejistas). Nessa situação, o controle é feito pela liderança e pelo poder econômico.” 
Assinale, a seguir, qual tipo de fluxo, encontrado nos sistemas verticais de marketing, está sendo descrito acima.
	A	Sistema de Canal Corporativo.
	B	Sistema de Canal Administrativo.
	C	Sistema de Canal Contratual.
	D	Sistema de Distribuição.
Questão 2/10
Algumas empresas utilizam a marca existente, e a tradição e credibilidade da mesma, para lançar um novo produto ou uma nova linha de produtos, fazendo uso de sua marca. 
Observe a figura a seguir e assinale a qual tipo de marca a "Samsung" se refere.
	A	Marca de família.
	B	Marca licenciada.
	C	Marca individual.
	D	Marca de extensão de linha.
Questão 3/10
Se a empresa concluiu que o marketing é uma atividade com a função de atender às necessidades do cliente, baseada em uma gestão de responsabilidade socioambiental, sem esquecer a sua função básica (que é gerar lucro para a empresa), logo, o plano de marketing deverá espelhar essa condição. Nesse contexto, são quatro as formas básicas que temos para optar ao organizarmos as atividades de marketing: 
I - Por função. 
II - Por orientação voltada para o mercado. 
III - Por orientação voltada para o produto. 
IV - Por combinação de orientação voltada para o mercado e para o produto.
Estes estão descritos, aleatoriamente, a seguir. 
A - Nesse caso as atividades são estabelecidas pelas respectivas funções (por exemplo, vendas, promoção, pesquisas, entre outras). 
B - Isso ocorre quando a finalidade é atrair diferentes mercados, como o caso de empresas com linhas de produtos homogêneas ou similares. 
C - É usada no caso de uma empresa que tenha vários produtos diferenciados. 
D - É adotada quando as estruturas do produto ou mercado são complexas, mas só é recomendável se as outras alternativas forem de fato ineficientes, pois esse sistema é de difícil orientação e aplicação. 
Relacione, corretamente, as formas básicas das atividades de marketing às suas características e assinale a alternativa correta.
	A	I - B, II - A, III - C, IV - D
	B	I - A, II - B, III - C, IV - D
	C	I - C, II - A, III - B, IV - D
	D	I - D, II - C, III - B, IV - A
Questão 4/10
Um dos fatores que interfere nos preços de produtos ou serviços são os custos com o transporte. Algumas empresas utilizam a entrega gratuita. No entanto, o frete pode significar uma moeda de negociação, principalmente quando a venda é realizada para indústrias ou destas para revendedores, situações em que o volume é grande. O vendedor cobra um custo único de frete para todos os clientes, independente da localização. 
Assinale, a seguir, a modalidade de pagamento de frete que refere-se a definição citada acima.
	A	Preço Regional.
	B	Preço de Entrega Uniforme.
	C	Preço com Frete Incluído.
	D	Preço Produtivo.
Questão 5/10
“Divulgação, mediante pagamento, de mensagem com conteúdo informativo e persuasivo sobre ideias, bens ou serviços, com patrocinador cuja identidade é revelada e na qual seja usada a fala, a escrita, a música e/ou imagens, entre outras linguagens. Normalmente, é veiculada pelos canais de comunicação, como TV’s, jornais, revistas, folhetos, outdoors, internet, mala direta, entre outros. Constitui-se em uma ferramenta de venda em massa.” 
Qual ferramenta de marketing está sendo descrita acima?
	A	Propaganda.
	B	Publicidade.
	C	Promoção.
	D	Métodos.
uestão 6/10
De acordo com os conceitos abordados sobre as áreas do marketing, relacione a Coluna 1 com suas respectivas características apresentadas na Coluna 2. Em seguida, assinale a alternativa correta. 
	A	1 - 3 – 2
	B	2 - 3 – 1
	C	2 - 1 – 3
	D	3 - 1 - 2
Baseado no anúncio publicitário a seguir, assinale a alternativa que apresenta a orientação que o anúncio está direcionado.
	A	Orientação voltada ao ecossistema social.
	B	Orientação ao produto.
	C	Orientação às vendas.
	D	Orientação ao marketing.
Questão 8/10
Complete a lacuna do parágrafo abaixo e em seguida assinale a alternativa que contém a resposta correta: 
Introduzir-se e propagar a mensagem em redes de relacionamento, infiltrar-se em grupos que partilham dos mesmos interesses e utilizar o perfil do grupo para efetuar a venda são algumas características do ___________________.
	A	a) Marketing viral;
	B	b) Marketing industrial;
	C	c) Marketing internacional;
	D	d) Marketing religioso;
Questão 9/10
Um dos fatores que interfere nos preços de produtos ou serviços são os custos com o transporte. Algumas empresas utilizam a entrega gratuita. No entanto, o frete pode significar uma moeda de negociação, principalmente quando a venda é realizada para indústrias ou destas para revendedores, situações em que o volume é grande. Nessas circunstâncias, o vendedor paga um preço normal por cada frete e cobra dos clientes um custo médio igual. 
Assinale, a seguir, a modalidade de pagamento de frete que refere-se a definição citada acima.
	A	Preço Regional.
	B	Preço de Entrega Uniforme.
	C	Preço com Frete Incluído.
	D	Preço Produtivo.
Questão 10/10
As campanhas de marketing têm como proposta fundamental promover mudanças afetando o comportamento do público-alvo. Assim, cada promoção de vendas tem um objetivo básico. 
Com base nesta definição, observe o anúncio a seguir e identifique qual é o objetivo principal do anúncio proposto.
	A	Informar.
	B	Persuadir.
	C	Lembrar.
	D	Vender.
1B2D3A4
B
5
B
6
B
7
A
8
A
9
A
10
A

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais