Buscar

Simulados de história do Brasi I

Prévia do material em texto

Simulados de história
Questão 1/2
A partir dos anos 1950, principalmente, o Brasil foi palco de um processo que se tornou evidente na segunda metade do século XX: a transformação da população brasileira, em que a grande parte que vivia no campo foi para a cidade, se transformando então numa população majoritariamente urbana.
	
	A
	Mudanças no perfil agrário, as grandes propriedades dão lugar às pequenas de policultura.
	
	B
	Mudanças no perfil urbano, grande parte dessa população se aposenta, causando falta de mão-de-obra urbana.
	
	C
	Mudanças no perfil agrário, concentração de terras, e a substituição da mão-de-obra humana pela máquina.
	
	D
	Mudanças na agricultura em que necessitava-se mais de mão-de-obra especializada.
	
	E
	Poucas terras, o Brasil se torna uma nação de grandes centros urbanos, de pouca produção agrícola.
Dentre os principais fatores que resultaram nessa população de maioria urbana, podemos destacar:
Questão 2/2
Com efeito, consideramos que a constituição de uma “sistema artístico” exige condições econômicas favoráveis para que um grupo de artistas se dedique dignamente à elaboração de um conjunto significativo de obras. De outro lado, exige igualmente a formação de um público regular capaz de apreciar os produtos artísticos. A noção de sistema, supõe, pois uma relação dinâmica entre artistas, obras e apreciadores.
MOREIRA, Claudia Regina B. S.; MEUCCI, Simone. História do Brasil. Sociedade e Cultura. Curitiba: IBPEX, 2011. p.88
No Brasil, a criação de um sistema artístico foi bastante tardia: na segunda metade do século XIX, assinale a alternativa que contém as principais causas desse atraso.
	
	A
	Falta de condições, de formação adequada, de condições financeiras e de instituições artísticas.
	
	B
	Excesso de população e alto investimento em outras atividades culturais.
	
	C
	Excesso de incentivo à educação e pouco incentivo às artes em geral.
	
	D
	Pouco público, já que o Brasil era um país de pouca quantidade populacional.
	
	E
	Formação excessiva na área de saúde e direito, pouca produção artística.
Questão 1/2
A seca, conhecida como a “Secas dos três setes”, que, entre 1877 e 1879, devastou o Ceará trouxe uma nova realidade para a cidade de Fortaleza, alterando sua paisagem urbana e populacional.
 
Analise as proposições abaixo e assinale aquela que corresponde ao contexto relembrado acima.
	
	A
	As pessoas se organizavam em vários grupos e dividiam-se para distribuir comida, medicação, roupas e até auxílio funeral para os que morriam em consequência das doenças, essa ajuda vinha das grandes famílias urbanas de Fortaleza.
	
	B
	Durante a citada seca, a população de Fortaleza teria triplicado, em virtude da grande onda de indivíduos que foram obrigados a abandonar o interior do Estado em busca de sobrevivência na capital.
	
	C
	A solução encontrada pelo Presidente da Província para abrigar os retirantes foi a criação de vilas rurais, assim grande parte da população não precisaria se deslocar.
	
	D
	A presença dos retirantes na cidade era o retrato vivo da miséria, e chocava os olhos da elite e dos moradores da cidade de Fortaleza, que ajudavam e davam moradia a essas pessoas.
	
	E
	Muitos dos retirantes enriqueceram na cidade se tornando grandes comerciantes.
Questão 2/2
Nos poemas indianistas, o heroísmo dos indígenas em nenhum momento é utilizado como crítica à colonização europeia, da qual a elite era a herdeira. Ao contrário, pela resistência ou pela colaboração, os indígenas do passado colonial, do ponto de vista dos nossos literatos, valorizavam a colonização e deviam servir de inspiração moral à elite brasileira. (...) Já o africano escravizado demorou para aparecer como protagonista na literatura romântica. Na segunda metade do século XIX, Castro Alves, na poesia, e Bernardo Guimarães, na prosa, destacaram em obras suas o tema da escravidão. 
(Adaptado de: NAPOLITANO, Marcos e VILLAÇA, Mariana. História para o ensino médio. São Paulo: Atual Editora, 2013, p. 436-37)
O excerto acima trata, desde uma perspectiva histórica, da  representação do negro na literatura. Sobre esta temática assinale a alternativa correta:
	
	A
	O tema escravidão sempre foi abordado pela literatura brasileira, tendo sido o tema mais recorrente nas obras literárias.
	
	B
	Em um primeiro momento os indígenas foram representados na literatura brasileira, porém, não houve uma dedicação muito grande dos autores em relação a esse tema. O assunto mais recorrente se tornou a escravidão.
	
	C
	Nas obras literárias brasileiras a escravidão e os castigos sofridos pelos negros era algo natural. Para os autores os negros possuíam uma raça inferior.
	
	D
	A cultura africana era valorizada pelos autores, porém os castigos eram justificados como algo natural.
	
	E
	O debate acerca da abolição instigou a exploração de temas como a escravidão e a figura do negro e do mulato na literatura brasileira.
Questão 1/2
“No dia 17 de janeiro de 1808, a Real Casa de Bragança chega ao Rio de Janeiro, após 45 dias navegando pelos mares do Atlântico Sul, com rápida estada em Salvador.”
 
AZEVEDO, Francisca L. Carlota Joaquina na Corte do Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira 2003, p. 69.
 
A partir da chegada da Corte Portuguesa na capital Rio de Janeiro, uma série de mudanças possibilitaram o incentivo às expressões artísticas na antiga colônia , sobre isso assinale a afirmativa correta.
	
	A
	Criação de escolas de artes para toda a população, sem distinção de classe.
	
	B
	Com a chegada da corte as universidades brasileiras começaram a ensinar as artes.
	
	C
	Criação de bibliotecas e escolas em todas as regiões do Brasil.
	
	D
	Criação de instituições dedicadas ao financiamento e ao ensino dos artistas e à formação de um público especializado.
	
	E
	Os primeiros museus estatais de arte brasileiros foram criados nesse período.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 2/2
Observe as figuras abaixo:
As imagens acima correspondem ao período escravista no
 Brasil que teve fim em 1888. Sobre a fase final da escravidão brasileira, leia as afirmativas.
I. A lei do Ventre Livre, de 1871, libertava todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data.
II. Os africanos deportados da África para a América desenvolveram mecanismos de sociabilidade, uma vez que sua cultura era respeitada.
III. A Lei Áurea, além da emancipação dos escravos, decretava uma série de benefícios sociais e políticos para os libertos.
Quais estão corretas?
	
	A
	Apenas I.
	
	B
	Apenas II.
	
	C
	Apenas III.
	
	D
	Apenas I e II.
	
	E
	I, II e III.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 1/2
"Do século XVI ao XIX o comércio de escravos na costa atlântica da África foi negócio entre comerciantes europeus e africanos, ou representantes dos reis africanos, pois na maioria das vezes eram estes os grandes fornecedores de escravos para os navios negreiros. As trocas eram feitas em alguns pontos da costa, seguindo regras estabelecidas principalmente pelas sociedades africanas. Os comerciantes europeus agiam conforme era determinado nos locais de comércio; apesar disso, conseguiam ter alguma influência sobre os chefes locais, que passaram a depender cada vez mais das mercadorias estrangeiras.
Marina de Mello e Souza. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007, p. 60.
A partir da terceira década do século XIX, foi proibido, sob interferência do Império Britânico, o tráfico de escravos para o Brasil. Com relação a este contexto, assinale a afirmativa correta:
A	Até 1850 a lei era descumprida, a partir disso, sob pressão da Inglaterra o senador Euzébio de Queiroz impôs medidas mais eficazes para a extinção do tráfico negreiro.
B	A partirda proibição o Brasil iniciou um amplo processo de abolição do regime de trabalho escravo com garantia de direitos sociais aos mesmos.
C	Logo que o tráfico para o Brasil foi proibido, o governo cumpriu a lei rigorosamente, substituindo a mão-de-obra escrava pela imigrante.
D	Antes a proibição do tráfico de escravos, o governo brasileiro já iniciara uma discussão com o império inglês para o fim da escravidão no país.
E	O Brasil não cumpriu a lei e continuou traficando escravos, essa situação permaneceu no Brasil até o início do século XX.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 2/2
Observe a fotografia a seguir, mostrando as cicatrizes de açoites em um escravo, no século XIX.
Os castigos corporais eram uma prática comum, adotada para castigar escravos no Brasil, durante os séculos XVI-XIX. A partir do século XIX, viu-se na literatura, a representação do negro e seu sofrimento em diversas obras.
Sobre a representação do negro na literatura brasileira do século XIX, assinale a afirmativa correta
 
A	Castro Alves foi o poeta conhecido por apresentar em sua obra a naturalidade do castigo sofrido pelos escravos.
B	Castro Alves apresentava em suas obras a superioridade do homem branco em relação ao negro escravizado.
C	Na literatura do século XIX o negro era personagem secundário.
D	A cultura africana era apresentada nas obras em geral, sem a denúncia do castigo vivido pelos escravos.
E	Castro Alves foi autor de poesias conhecidas que denunciavam o castigo dos escravos.
Questão 1/2
O café foi introduzido no Brasil no início do século XVIII para consumo doméstico. Com o avanço da Revolução Industrial, na Europa e depois nos Estados Unidos, a agricultura do café expandiu-se rapidamente e na terceira década do século XIX este produto já era exportado em larga escala.
Sobre a cultura cafezeira no Brasil do século XIX assinale a alternativa correta.
	A	Os primeiros cafezais para exportação concentraram-se no Vale do Rio Paraíba no estado do Rio de Janeiro e no oeste de São Paulo.
	B	O trabalho assalariado foi a principal forma de uso da mão de obra nesta etapa inicial.
	C	Na medida em que as boas terras do vale do Paraíba foram esgotando-se o plantio do café deslocou-se para o Espírito Santo e Bahia.
	D	Na segunda metade do século XIX o café já era o principal produto de exportação com largo crescimento em São Paulo.
	E	Os governos dos estados produtores optaram por não proteger a agricultura do café, para manter os princípios da não intervenção.
Questão 2/2
A constatação de um lugar e do papel assumidos pela internet na contemporaneidade pode sugerir que, desde seu nascedouro, a rede mundial de computadores foi um espaço virtual de conhecimento, comércio, diversão e sociabilidade.
MOREIRA, Claudia Regina B. S.; MEUCCI, Simone. História do Brasil. Sociedade e Cultura. Curitiba: IBPEX, 2011. p.53
Assinale a alternativa que corresponde adequadamente ao contexto do surgimento da internet:
	
	A
	A internet surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, financiada por cientistas.
	
	B
	Surgiu num momento bélico na Guerra Fria, financiadas pelo governo dos EUA.
	
	C
	Durante a década de 1990, no momento do auge da Globalização.
	
	D
	No período correspondente à Guerra do Vietnã, a URSS patrocinou os estudos.
	
	E
	Na segunda metade do século XXI, buscando maior interação.

Outros materiais