Buscar

FISIOLOGIA RENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1- Quem é unidade funcional do rim? Néfron
2- As principais funções do rim são? Formação de urina; Excreção de produtos indesejaveis; Regulação de agua, matebolitos, volume, osmolaridade, pressão arterial e do balanço acido-basico; Secreção, metabolismo e excreção de hormonios; Filtar o sg que chega pela arteria renal.
3- O que constitui o aparelho justaglomerular? Macula densa e células justaglomerulares (arteríolas aferentes e eferentes).
4- Identifique cada estrutura do Néfron e cite as principais funções de cada uma:
5- Quais as três camadas que formam membrana glomerular de dentro para fora? Endotelio glomerular, Lamina/mebrana basal, Epitélio de revestimento da cápsula de Bowman
6- A vasodilatação arteríola aferente favorece a filtração? Sim, pois aumenta o fluxo sanguíneo (pressão hidrostática).
7- Quem dá origem às artérias radiais? Aorta Abdominal
8- Diferença entre filtração e secreção? Filtração: é o que é filtrado, ou seja, passa através dos capilares glomerulares para o espaço da cápsula de Bowman e segue para o túbulo onde pode ser reabsorvido ou não
Secreção: é liberado nos túbulos, na alça de Henle ou nos ductos coletores. É acrescentado ao liquido tubular.
9- O que ocorre com a filtração conforme o aumento da concentração de glicose?
Conforme há um aumento da glicose no liquido tubular, vai se esgotando a capacidade em se reabsorver, pois como essa reabsorção é feita por cootransporte ativo secundário, em algum momento pode ocorrer saturação das moléculas carreadoras e então a glicose em excesso vai permanecer na urina, situação onde é chamada de glicosúria
10- Quais são os processos de formação da urina? O plasma sanguíneo é filtrado nos capilares glomerulares e então, inicia-se a formação de liquido no espaço da capsula de Bowman. Esse liquido segue para o túbulo contorcido proximal, onde tem grande parte da agua, sódio, glicose, aac e outros ions reabsorvidos. O liquido segue então para a porção descendente da alça de Henle ocorre grande reabsorção de água- porção concentradora- e não mais de cloreto, já na porção ascendente da alça de Henle – porção diluidora-ocorre reabsorção de sódio e cloreto. No túbulo contorcido distal ocorre reabsorção de sódio e cloreto e secreção de potássio, e finalmente vai para os túbulos coletores.
Ou...
“Os processos básicos feitos pelo nefron para a formação da urina são: filtração (passagem de líquido e substâncias da arteríola para a cápsula de Bowmann), reabsorção (processo de reciclagem), secreção (formaçao da urina com os restos não aproveitáveis) e, posteriormente, a excreção”
11- Quais os tipos de substâncias que não são filtradas e como elas podem interferir na filtração? Não são filtradas substancias com carga elétrica negativa, pois são repelidas pelo endotélio capilar glomerular.
Moleculas de alto peso molecular, pois são grandes e não passam entre as células
Interferem na filtração pois causam uma diferença de concentração e pressão oncótica nos capilares, fato esse que gera forças opostas a filtração.
Ou...
proteínas e células sangüíneas não são filtradas por terem tamanho grande e não passarem pela barreira glomerular. Interferem na filtração pois absorvem mais água, diminuindo assim a filtração.
12- Explique a Taxa de Filtração Glomerular (TEF) e as constantes que a formam.
A taxa de filtração glomerular é a quantidade de liquido que é filtrado pelo glomérulo, é calculado pela permeabilidade x área de superficio x pef (pressao efetiva de filtração)
As constantes formadas são a permeabilidade, a qual não varia mto de um capilar para outro e é a área de superfície, a qual embora varie de pessoa pra pessoa, num mesmo organismo é praticamente a mesma
13- O que significa carga filtrada? carga filtrada é a quantidade de liquido que passa para o espaço de bowmann por unidade de tempo.
14- O que significa Depuração e como é feita? depuração corresponde a velocidade em que as substâncias são removidas do plasma
15- Por que a inulina é um marcador ideal? Porque a inulina é uma substância livremente filtrada, não sofre modificações ao longo do tubo, inerte e não-tóxica, não se liga a proteínas plasmáticas, não é produzida nem armazenada no nefron. 
16- O que significa Dx/Dinulina >1? Significa que a substância além de filtrada, está sendo excretada.
17- Como e onde é feita a reabsorção? 
Tcp: ocorre reabsorção de sódio por transporte ativo primário, de agua por passivo e de glicose,aac e outros ions por transporte ativo secundário
Porção ascendente da alça de henle: reabsorção passiva de agua
Porção descendente da alça de henle: reabsorção por cootransporte de sódio e cloreto
Tcd: reabsorção de sódio e cloreto atiamente e secreção de hidrogênio e potássio
Tc: reabsorção de uréia e agua conforme o individuo e hormônios atuantes
18- O que vai preparar o meio intersticial para uma possível reabsorção de água?
o que vai preparar o meio intersticial para uma possível reabsorção de água é a diferença de concentração de Na gerada pela bomba Nak entre o intersticio e o capilar peritubular
19- Como se faz para H20 passar do ducto para o interstício? a água passa do ducto para o intersticio quando ocorre aumento da concentração do intersticio
20- Explique por que a Pressão Hidrostática do Vaso influencia na filtração. Ela favorece ou desfavorece?
A pressão hidrostática do capilar glomerular favorece a filtração porque aumenta o fluxo sanguineo
a Phidrostatica dilata a arteriola aferente, gerando maior volume e favorecendo a filtração
21- O que causam baixos níveis de angiotensina II assim com os altos níveis da mesma? 
Alto nível de Angiotensina II – Maior reabsorção de Na e H20, estimula aldosterona e provoca constrição das arteríolas, ocorre quando se tem uma baixa PA. Baixo nível de angiotensina II- Menor reabsorção de Na e H20, ocorre quando se tem uma elevada PA.
22- Como é ativado o sistema renina-angiotensina-aldosterona?
O sistema é ativado quando se tem baixa PA. Com isso, o angiotensina I é convertida em angiotensina II pela enzima renina, e desse modo, a angiotensina II vai estimular a produção de aldosterona, que, consequentemente, provocará constrição das arteríolas e elevará a PA, regularizando-a.
23- Bloqueando o NKCC, como irá ficar a reabsorção e a eliminação, e qual o exemplo de bloqueador? Se a NKCC é bloqueada, o interstício não fica concentrado e assim não há diferença de osmolaridade e não ocorre reabsorção de água. Ex: Furosemida. Na eliminação, ocorrerá grande volume de urina.
24- Quando elevamos PA a aldosterona é inibida e quando diminuímos PA a aldosterona é estimulada, explique este fenômeno; Esse fenômeno ocorre, pq a aldosterona faz a reabsorção do Na, e consequentemente, absorvendo H20 elevando assim a PA. Por isso que, quando se tem uma elevada PA, a aldosterona é inibida e vice-versa.
25- E se a pressão e a osmolaridade estiverem altas, o que ocorre com o ADH? É inibido, pois assim diminuirá a reabsorção de água, e consequentemente, haverá regularização da pressão e da osmolaridade.
26- Em relação à Aldosterona, como ela vai estar em um paciente com Pressão Baixa e [K+] baixo?
A aldosterona aumenta a reabsorção renal de sódio e h2o e aumenta a pressão. As custas da absorção de sodio ela promove a secreção de potassio.
27- Como estará a concentração da urina se a concentração do sangue e do ADH estiverem alto e o vol. da urina baixo? Explique. a concentração de urina vai estar hiperosmótica, pq o ADH alto e tem baixo volume.
28- Quais as funções do ADH?
Aumenta a reabsorção de água, aumenta a atividade do simporte NKCC e facilita a reabsorção de uréia nos ductos coletores.

Outros materiais