Buscar

Questoes exemplo de mediacao e conciliacao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES EXEMPLO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO
1) Assinale V ou F para as assertivas:
a) ( f ) É um meio alternativo e voluntário de resolução de conflitos, utilizado para solucionar situações de conflito somente entre pessoas físicas. 
b) ( v ) É um profissional com formação específica em mediação, não necessariamente um advogado, um especialista em técnicas de comunicação e negociação.
c) ( v ) Celeridade, garantia de privacidade, sigilo, melhoria dos relacionamentos e facilitação da comunicação são alguns dos benefícios da mediação.
2) O que a Mediação difere da Conciliação?
A diferença entre a conciliação e a mediação é sutil, o conciliador tem uma participação mais ativa no processo de negociação, podendo, inclusive, sugerir soluções para o litígio. A técnica da conciliação é mais indicada para os casos em que não havia vínculo anterior entre os envolvidos. O mediador exerce um papel um tanto diverso. Cabe a ele servir como veículo de comunicação entre os interessados, um facilitador do diálogo entre eles, auxiliando-os a compreender as questões e os interesses em conflito, de modo que eles possam identificar, por si mesmos, soluções consensuais que gerem benefícios mútuos. Na técnica da mediação, o mediador não propõe soluções aos interessados.
3) Considerando que duas pessoas envolvidas em um acidente de trânsito sem vítimas tenham, em razão do estresse e dos danos causados aos veículos, discutido, assinale a opção correta no que se refere aos métodos extrajudiciais de soluções de conflitos.
a) Nesse caso, é papel do mediador apontar as vantagens de um acordo, mesmo que com concessões mútuas, a fim de evitar prejuízos e desgastes emocionais.
b) O papel do conciliador, que deverá atuar na resolução desse conflito, é questionar os envolvidos na tentativa de investigar aspectos intrínsecos que poderiam interferir no acordo.
c) O conciliador busca a solução para o conflito, mas não pode tomar decisões, que cabem às partes, cooperativamente.
d) A mediação é o processo mais adequado a esse caso.
e) A aceitação das diferenças pessoais deve ser prioridade na resolução desse conflito.
4) Na perspectiva da mediação de conflitos, assinale a alternativa correta.
a) A não violência proposta pela prática da mediação de conflitos é sempre confundida com a passividade diante do mal e da justiça.
b) Ao mediador, cabe conduzir o processo, centralizando em sua pessoa todos os canais de comunicação.
c) A ação do mediador de conflitos não tem compromisso com a responsabilização das pessoas pelos atos de violência cometidos. Assim que encontrar as provas necessárias, o mediador deve encaminhar os culpados à justiça para cumprir sentença judicial.
d) A resolução de conflitos de forma não violenta é um princípio da mediação de conflitos.
e) Toda a intervenção de mediação precisa ter presente uma autoridade para garantir o encaminhamento da solução do problema.
5) Explique a seguinte afirmação: “A mediação é obrigatória no novo CPC”.
No NCPC na petição inicial tem como requisitos manifestar interesse se pretende ou não ter uma audiência de mediação antes de instaurar o procedimento normal de um processo, não estando nada na petição o juiz poderá marcar a audiência de mediação ou conciliação, no que se refere a obrigatória é isso, pois agora o primeiro ato processual do processo a luz do NCPC é a audiência de mediação, a qual o réu será intimado a comparecer, se não houver resolução o processo segue seu curso. Se houver acordo, o juiz homologa por sentença.
6) Disserte sobre 3 princípios da Mediação no novo CPC.
Imparcialidade do mediador
O mediador deve ser imparcial entre as partes, não deve tomar uma posição na situação e ser mais favorável pra uma das partes, e de forma alguma deve dar opiniões para a resolução do conflito pois deve ser imparcial e respeitar a vontade das partes, dando sua opinião no conflito pode ocasionar uma desfavorável “solução” pra uma das partes.
Autonomia da vontade das partes
O mediador deve priorizar as vontades das partes, se as partes entrarem em um acordo deve manter a vontade deles não opinando de forma alguma, e se não entrarem em acordo o mediador deve tentar chegar a essa ocasião com educação e respeito, avisando dos prós e contras de ficar sem fazer um acordo saciável para as partes e os prós e contra de fazer o acordo. 
Busca do consenso
Deve sempre o mediador a buscar o consenso das partes, a concordância entre elas, deve manter a ordem e o respeito no ambiente da audiência, e respeitando a vontade das partes deve buscar o consenso total com um acordo e deve informá-los sobre tudo.

Continue navegando