Buscar

prova de penal I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS
Escola de Direito – Direito Penal I
_________________________ Grau A – 04/10/2013 – Prof. Dr. André Luís Callegari
Nome:....................................................................................................................Nota:.....................
1. Acerca da parte geral do direito penal, assinale a opção correta:
a) A lei excepcional ou a temporária aplica-se aos fatos praticados durante a sua vigência, cessando seus efeitos em relação a esses fatos quando decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram.
b) Com relação ao lugar do crime, aplica-se a teoria da atividade, considerando-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, não onde se produziu ou deveria se produzir o resultado.
c) A lei excepcional possui efeitos ultra-ativos, aplicando-se aos fatos praticados durante a sua vigência, mesmo que a lei posterior seja mais favorável ao réu.
d) A lei temporária possui vigência enquanto perdurar a situação específica que determinou sua edição.
2. Quanto ao tempo do crime, é correto afirmar:
a) Para nosso Código Penal, considera-se praticado o crime quando o agente atinge o resultado, ainda que seja outro o momento da ação ou omissão, pois adotamos a teoria da atividade; 
b) Para nosso Código Penal, vez que adotada a teoria da ubiquidade ou mista, considera-se praticado o crime quando o agente atinge o resultado; 
c) O adolescente Semprônio, um dia antes de completar 18 anos, querendo ainda aproveitar-se de sua inimputabilidade, desfere tiros contra a vítima Heráclito, que somente vem a falecer uma semana após. Neste caso, graças à adoção da teoria do resultado pelo nosso Código Penal, Semprônio não se verá livre de responder pelo crime de homicídio, não lhe aproveitando a menoridade; 
d) No caso dos crimes permanentes - exceções que são à teoria do resultado adotada pelo Código Penal em relação ao momento do crime - considera-se praticado o delito no momento do início da execução; 
e) Para o nosso Código Penal, considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, mesmo que seja outro o momento do resultado, vez que adotada a teoria da atividade.
3. Com base na interpretação da lei penal e no conflito aparente de normas penais, assinale a opção correta:
a) O princípio da especialidade, aplicado na solução do conflito aparente de normas penais, tem a finalidade de evitar a punição do agente pelo mesmo fato por duas vezes e determina a aplicação da norma especial em prejuízo da norma geral.
b) Para que ocorra o conflito aparente de normas, é necessária a existência de pluralidade de fatos e unidade de normas penais aplicáveis.
c) Conforme o princípio da consunção, o agente somente pode ser punido por fato que seja meio necessário ao cometimento de um crime se aquele fato estiver tipificado em lei.
d) Em caso de conflito aparente de normas penais o juiz sempre deverá optar pela aplicação da norma mais benéfica ao réu.
4. Em relação aos casos de alteração da lei penal, é correto afirmar que:
a) É caso de novatio legis incriminadora aquele referente à alteração da lei penal que determine, por exemplo, o aumento de pena, sendo a nova lei prejudicial ao réu.
b) Havendo abolitio criminis, a lei deverá, em regra, retroagir para beneficiar o agente, mesmo que já tenha sido ele condenado em processo criminal.
c) A alteração no complemento da lei penal em branco heterogênea (ou em sentido amplo) sempre deverá retroagir se for para beneficiar o réu.
d) Cessando a vigência da lei excepcional, há o que se chama de abolitio criminis (abolição do crime), que deverá beneficiar todos aqueles que houverem praticado o fato antes tipificado na lei excepcional.
5. O marinheiro Jonas matou seu colega de farda a bordo do navio da Marinha Brasileira, quando o navio estava em águas sob soberania do Japão. Assim:
a) a lei penal brasileira será aplicada ao caso, em razão do princípio da territorialidade.
b) a lei penal brasileira será aplicada ao caso, em razão do princípio da justiça universal.
c) a lei penal brasileira será aplicada ao caso, em razão do princípio da defesa.
d) a lei penal japonesa será aplicada ao caso, em razão do crime ter ocorrido em águas sob soberania do Japão.
6. Em regra, ressalvada a ocorrência de algumas condições, NÃO se aplica a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de:
a) barco mercante estrangeiro de propriedade privada em águas territoriais brasileiras.
b) aeronave brasileira a serviço do governo brasileiro em espaço aéreo estrangeiro.
c) barco pesqueiro brasileiro de propriedade particular em águas territoriais estrangeiras.
d) aeronave comercial estrangeira em voo no espaço aéreo brasileiro.
7. Um fato criminoso praticado no interior de uma embarcação privada brasileira que esteja em alto-mar, fora das águas territoriais de qualquer país, está sujeito à aplicação da seguinte lei penal: 
a) brasileira.
b) do país de onde a embarcação tiver partido.
c) do país para onde a embarcação estiver se dirigindo.
d) do país em que primeiro aportar a embarcação.
8. Quanto à aplicação da lei penal em relação às pessoas, é correto dizer que:
a) Gozam de imunidade diplomática os agentes diplomáticos estrangeiros, em razão de sua função, motivo pelo qual não se estende a imunidade aos seus familiares.
b) A imunidade diplomática se estende aos familiares e criados (funcionários particulares) do agente diplomático.
c) A sede diplomática é inviolável, sendo considerada extensão do território estrangeiro.
d) Os familiares do agente diplomático são contemplados com a imunidade diplomática, que não se estende aos criados (funcionários privados) do agente.
9. Em relação à lei penal, assinale a alternativa correta:
a) A lei penal em branco é aquela que necessita de uma complementação, que sempre será originada de um dispositivo extralegal.
b) Em se tratando de lei penal em branco em sentido estrito (heterogênea), o complemento da lei advirá de fonte diferente daquela que editou a lei penal.
c) Quando o complemento da lei penal em branco originar da mesma fonte legislativa criadora do dispositivo a ser complementado, será ela classificada como homogênea (em sentido estrito).
d) A lei penal em branco em sentido amplo (homogênea) é aquela complementada por dispositivo originário de fonte diversa da que editou a lei em branco.
10. Marque a alternativa correta:
a) As leis penais não incriminadoras permissivas são aquelas que apenas explicam ou esclarecem o significado de outra norma.
b) A lei penal explicativa é uma subespécie da lei penal incriminadora.
c) São leis penais permissivas aquelas que autorizam determinadas condutas, motivo pelo qual são classificadas como “não incriminadoras”.
d) As leis penais incriminadoras, além de serem aquelas que determinam condutas proibidas, são as que esclarecem o conteúdo de outras normas.

Outros materiais