Buscar

Resumo das respostas de provas anteriores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1) O que é currículo? (60%) 
Quais são os aspectos que influenciam na concepção de currículo? (40%)
2) principais características da “pedagogia da sistematização coletiva do conhecimento”.
É importante que o aluno cite ao menos duas características:
è Esta concepção acredita na alteração do processo de construção de conhecimento e das relações sociais.
è Enfatizam que a compreensão social se dá a partir da prática sobre a realidade social e não da assimilação de “bons conteúdos”.
è Propõe a reorganização das relações sociais dentro da escola, isso a partir da ênfase no outro, no que este sabe, e na pratica social dos envolvidos no processo, para assim chegar à alteração das relações sociais.
 è Busca romper com o eixo transmissão-assimilação dos conteúdos, com vista a uma sistematização coletiva do conhecimento.
è Considera a teoria expressão da prática assim, a prática é o elemento central na sua proposta.
 (LIVRO-BASE, p. 23)
3) Porque o currículo brasileiro não pode ser considerado apenas uma mera cópia dos currículos estrangeiros:
A tradição curricular americana não poderia ter sido introduzida em nossas universidades sem ter sido ‘contaminada’ pela maneira como nossos educadores lidavam com questões curriculares, 1filtrada’ pelas idiossincrasias das tradições históricas, culturais, politicas e socais brasileiras e, finalmente, ‘adulterada’ ao ser transmitida e utilizada por nossos professores e especialista (LIVRO-BASE, p.48).
4) Explique qual o novo foco dado ao currículo:
A escola, vista como responsável pela compensação dos problemas da sociedade mais ampla, passa a ter como foco curricular a forma e não mais o conteúdo, ou seja, a preocupação foi centrada na organização das atividades, metodologia, com base nas experiências, diferenças individuais e interesses das crianças
 (LIVRO BASE, p. 58).
5) Qual era o enfoque dado na formação do professor? (60%) Qual o enfoque da didática neste período? (40%) 
É A formação do professor passa a ser por meio de treinamentos, nos quais são transmitidos os instrumentos técnicos necessários à aplicação do conhecimento cientifico fundado na qualidade dos produtos, na eficiência e na eficácia. O professor é um técnico que domina as aplicações do conhecimento cientifico produzido por outros e convertido em regras de atuação. O professor deve aprender conhecimentos e desenvolver competências e atitudes adequadas para sua intervenção prática, apoiando-se nos conhecimentos que elaboram os cientistas básicos e aplicados. Não necessita chegar ao conhecimento cientifico, senão dominar as rotinas de intervenção técnica que se derivam daqueles.
è O planejamento passa a ser o enfoque central da didática neste período.
(LIVRO-BASE, p. 18-19)

Outros materiais