Buscar

Questões Montefusco

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Direito Empresarial 
Docente: Prof. Renato Montefuso
Discente: Adriana Helena Catojo Pires RA 7500382
Problema: Quero abrir uma empresa de “Pizzas To Go”.
Posso registrar esse nome? Mesmo se eu for empresário individual?
Você poderia registrar esse nome, desde que o termo “To Go” não estivesse registrado. O termo “To Go” não está registrado na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp, 2013), no entanto, as franquias são contratos atípicos, não sendo obrigatório seu registro na Junta. O termo, porém, está registrado no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, tendo como marca a rede de franquias “Pão To Go”. Assim sendo, você não poderia registrar o nome de sua empresa como “Pizza To Go”. Isso constituiria o crime previsto no art. 189, I da Lei 9.279/96: “Comete crime contra registro de marca quem: reproduz, sem autorização do titular, no todo ou em parte, marca registrada, ou imita-a de modo que possa induzir confusão”. 
Mesmo sendo empresário individual, você não poderá registrar o nome “Pizza To Go”, pois, ao registrar sua empresa como empresa individual, seu registro será realizado na Jucesp (órgão estadual notoriamente subordinado aos órgãos de âmbito nacional, tais como o DNRC e o INPI). 
Mas e se eu quiser limitada? Pode? Seria melhor uma ME. Por quê?
É possível uma sociedade limitada, desde que você tenha no mínimo mais um sócio, porque sociedade traduz união de esforços. Cada sócio deve se responsabilizar pelo valor de suas cotas, conforme o disposto no art. 1052 do Código Civil, “na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social”. O registro deverá ser realizado no Cartório de Registro de Empresas e posteriormente levado a Junta Comercial. Você poderia constituir uma microempresa de caráter individual (MEI), sem sócio, ou uma microempresa limitada, para resguardar a responsabilidade social de cada sócio cotista. Vale ressaltar que o regime da microempresa possui o benefício do recolhimento de tributos do Simples Nacional. Trata-se de um regime tributário simplificado ao qual as microempresas podem aderir e que os optantes pagam diversos tributos (como IR, PIS, IPI) mediante um único recolhimento mensal proporcional ao seu faturamento. Além disso, a microempresa possui uma receita bruta anual igual ou inferior a R$ 120.000,00 (Receita Federal do Brasil, 2013), adequada a investimentos reduzidos. Posteriormente, a microempresa poderá ser convertida em Empresa de Pequeno Porte. 
De responsabilidade limitada ou ilimitada? Mesmo se for empresário individual?
No caso de responsabilidade limitada, cada sócio cotista será responsável pelas obrigações contraídas pela empresa na medida de suas cotas e no caso da responsabilidade ilimitada, os sócios respondem solidariamente e ilimitadamente, podendo superar a proporção de suas cotas individuais (art. 1157, parágrafo único, Código Civil). Em se tratando de empresário individual, não há distinção de patrimônio do sócio e da empresa, sendo assim, ambos se confundem na responsabilidade de arcar com as obrigações (art. 135, CTN; art. 50, CC). 
Vou abrir em outras cidades. Como eu faço?
O mais interessante no seu caso, como se trata de máquinas de pizza instantânea, seria abrir filiais em outras cidades. As filiais são pontos de negócio, acessórios e distintos do ponto principal. Caracterizam-se por tratar dos negócios deste e a ele subordinados administrativamente. Ela é mais estritamente vinculada à administração centralizada do estabelecimento principal ou matriz. 
Bibliografia consultada: 
Coelho, Fabio Ulhoa. Manual de Direito Comercial: Direito de Empresa, 21 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
Negrão, Ricardo. Manual de Direito Comercial e de Empresa. Vol. 1. 7 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 
Requião, Rubens. Curso de Direito Comercial, 27 ed. Revisada e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2007.
Legislações. In: Vade Mecum Compacto. 9 ed. Atualizada e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2013.

Outros materiais