Buscar

Acumulação Capitalista e Questão Social Exercício de Fixação Aula 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: ACUM. CAP. QUEST.SOC 
 
1. 
 
 (TRANSPETRO - 2006) As grandes mudanças que se verificam atualmente no ¿mundo do trabalho¿ podem ser esclarecidas de modo mais profundo e inclusivo se forem relacionadas à (ao): 
 Crise do Welfare State 
 Pensamento neoliberal 
 Revolução informacional 
 Acumulação flexível 
 Revolução científica e técnica 
2. 
 
 Escrito há quase duzentos anos, por Karl Marx e Friedrich Engels, o Manifesto Comunista denunciava as desigualdades sociais vividas pelos homens na sociedade capitalista. Leia trecho dessa obra, reproduzido a seguir, e assinale o que for correto sobre o desenvolvimento econômico. ¿A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos¿ (MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, 10ª Edição, p.09 e 11 ¿ Coleção Leitura). I- A passagem da manufatura para indústria gerou um processo de modificação do espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao meio ambiente. II - O trecho acima se refere ao contexto de formação da sociedade capitalista e à composição dos antagonismos de classe, os quais opõem proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. III - As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento econômico gerador de melhor condição de vida para todos. IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento da produção industrial. V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz. Estão corretas: 
 
 
 III, IV, V 
 I, II, III 
 I, II, V 
 I, IV, V 
 II, IV, V 
3. 
 
 ENADE (2004) No marco do que se tem denominado de teoria social crítica, a questão social é: 
 Chocam-se com as exigências do processo da globalização neoliberal. 
 Encontram fortes resistências nos meios empresariais. 
 São próprias do modelo fordista de controle da força de trabalho. 
 Colidem com direitos sociais conquistados historicamente. 
 Atendem as demandas da maioria das organizações dos trabalhadores. 
4. 
 
 O estudo de David Harvey (1993) acerca das expressões das tendências constitutivas do modo de produção no capitalismo contemporâneo é repleto de indicações sobre a potencialização da constituição de uma superpopulação relativa sobrante, com o que ganha destaque o debate sobre o desemprego estrutural, da precarização e flexibilização das relações de trabalho, o que inclui o impacto sobre os direitos. A lei do valor não trata apenas da produção de mercadorias na sua dimensão econômica. Se o processo de produção articula a valorização do capital ao processo de trabalho, ou seja, se o trabalho é o elemento decisivo que transfere e cria valor, então tal processo reúne referências em que a política e a luta de classes são elementos internos à lei do valor e à compreensão da questão social e de suas expressões. Analise as alternativas em relação ao processo de produção e aos elementos aos quais este se refere, segundo contexto supracitado. I. Produção e reprodução de indivíduos. II. Produção e reprodução de classes sociais. III. Produção e reprodução dos princípios socialistas de produção. IV. Produção e reprodução de relações sociais. Estão corretas apenas as alternativas 
 
 
 I, II e III. 
 III e IV. 
 I, II e IV 
 nenhuma das alternativas 
 II e III. 
 
5. 
 
 Ao identificar as formas de exploração do trabalho humano no modo de produção capitalista, estão relacionados os seguintes conceitos, exceto: 
 a exploração do trabalho 
 mais-valia 
 alienação 
 critica ao comunismo 
 fetiche da mercadoria 
 Gabarito Comentado 
6. 
 
 No que tange a lógica do modo de produção capitalista na contemporaneidade, numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda. 1. O capital é incapaz de realizar sua autovalorização 2. O capital pode diminuir o trabalho vivo 3. O capital utiliza a força humana de trabalho 4. O capital não permite que o produto do trabalho concreto sirva para a satisfação das necessidades de todos os trabalhadores 5. O capital valoriza o trabalhador flexível ( ) porque isto não arrisca sua produtividade. ( ) porque precisa utilizar-se do trabalho humano. ( ) porque sua essência consiste na exploração da mais valia. ( ) porque é parcela imprescindível para a reprodução desse mesmo capital. ( ) porque responde melhor às características de produção da atualidade. Assinale a alternativa que numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo. 
 
 
 1 ¿ 2 ¿ 4 ¿ 3 ¿ 5. 
 5 ¿ 4 ¿ 3 ¿ 2 ¿ 1. 
 3 ¿ 1 ¿ 2 ¿ 4 ¿ 5. 
 2 ¿ 1 ¿ 4 ¿ 3 ¿ 5. 
 2 ¿ 5 ¿ 1 ¿ 4 ¿ 3.

Outros materiais