Buscar

AD Marketing Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Marketing Internacional
Curso: Tecnólgo em Marketing
Professor: Maria da Graça Poyer 
Nome do aluno: 
Data: 07/08/2015
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Conforme você estudou, as empresas quando decidem pela internacionalização de suas atividades, deparam com diversas formas de atingir outros mercados. Deve ser analisado vários aspectos para decidir qual a melhor forma de ingresso em outro país. 
Dentro deste contexto, você vai analisar dois estudos de caso de internacionalização de empresas e responder as perguntas propostas. 
Acesse o seguinte link e leia os casos indicados abaixo: http://201.2.114.147/bds/bds.nsf/2F921CFAEA18DDA28325754600752E00/$File/NT0003DBE2.pdf 
Acesso: 17 ago. 2015.
1. Caso Constança Bastos (calçados) (5,0 pontos)
Qual a forma de ingresso utilizada pela empresa no mercado americano? Informe e descreva sobre o mesmo.
Para competir com sucesso no mercado americano, a empresa seguiu algumas estratégias de marketing com relação ao produto e a promoção. Indique e analise uma das estratégias para o produto e para promoção, que foram a chave para o sucesso.
Você concorda que as diferenças culturais foram observadas na hora de lançar o produto do mercado americano? Por quê?
Cite e explique as estratégias utilizadas por algumas empresas do setor calçadista, para competir com os calçados chineses.
Resposta:
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Sistema de Informação de Marketing específico para a atuação internacional da empresa Constança Bastos (Imelda Calçados). Apresentar os principais benefícios do SIM e desenvolver estratégia para a empresa obter vantagens competitivas utilizando a tecnologia da informação e comunicação. 
Imelda Calçados é uma pequena empresa brasileira, de gestão familiar fundada por Constança Bastos e Marcos Lima. Os produtos comercializados pela empresa dirigiam-se aos segmentos mais nobres do mercado (segmento de luxo). A Constança Basto é uma marca que cria sapatos para quem busca leveza, feminilidade, sensualidade, além de qualidade status, beleza e conforto. Exclusivamente desenvolvidos para atender ou surpreender as expectativas de mulheres exigentes no mundo das celebridades, socialites, fashionistas e stylists nacionais e internacionais.
Em dezembro de 2002, Constança Bastos e Marcos Lima iniciam um processo de internacionalização no exigente mercado norte-americano, com a abertura de uma loja em Nova Iorque. Porém a empresa enfrenta certas dificuldades para sua inserção internacional. Em setembro de 2006, a operação da loja Constança Basto em Nova Iorque foi fechada e a empresa abriu um showroom, saindo do varejo e passando para o atacado.
A empresa é bem-sucedida em seu ingresso, afinal ela possui uma capacidade de satisfazer as necessidades do público o que é considerada uma vantagem competitiva da empresa Imelda, porém esta vantagem pode ter sido ofuscada pela instabilidade financeira e ausência de recursos próprios para investir em marketing e estrutura física. 
Um dos principais problemas que a empresa Imelda vem enfrentando é a falta de capacidade financeira para a sua expansão. A grande vantagem da empresa é a capacidade de gerar produtos que são desejados pelos membros de um seleto clube de consumidores, um segmento global com alto nível de exigência. Por este motivo, para manter e proteger esta vantagem, é fundamental o desenvolvimento da marca, e isto só pode ser feito utilizando-se de instrumentos de marketing. Dado que a empresa não tem recursos para fazer propaganda para o desenvolvimento da marca, a publicidade tem sido o elemento fundamental para sua inserção no mercado americano.
O sistema de informação de marketing (SIM) - visa à obtenção de vantagem competitiva pelas organizações, concluindo pela viabilidade do uso do sistema neste contexto. Na busca por entender os conceitos, percebeu-se que a necessidade de informação é particularmente aguda pelos profissionais de marketing. Baseado nesta percepção buscou-se apresentar uma forma sistemática de coleta de informações em fontes confiáveis, para que as organizações alcancem uma vantagem competitiva sustentável, baseada na aplicação da TI (Tecnologia de Informação).
A informação em uma organização é de total relevância, os relatórios do SIM possibilitarão análises para tomadas de decisões ágeis, priorizando ações de marketing,
alocando melhor os recursos disponíveis, visando a retenção de clientes. No cenário atual, as organizações se conscientizam cada vez mais da necessidade de acompanhar constantemente os fatos que ocorrem tanto no ambiente interno como no externo, o desafio é buscar informações um conjunto de informações externas e combiná-lo com o conhecimento sobre o ambiente interno constitui um dos desafios no projeto de um Sistema de Informação de Marketing (SIM).
No caso Constança Bastos o objetivo do SIM é exatamente o que foi relado obter informações do ambiente interno e externo e o principal saber qual informação é necessária e saber utilizar essas informações. Para que assim possa se adequar ao mercado.
O objetivo é desenvolver uma análise crítica do sistema de informação de marketing, da empresa Imelda calçados, neste caso entender as dificuldades enfrentadas por ela. Por ser uma pequena empresa que inicia seu processo de internacionalização. Além de discutir alternativas da inserção da empresa em um mercado, dominado por grandes players.
O primeiro passo é saber escolher o sistema que melhor se adapta com a realidade da empresa, algo confiável e com informações úteis para agilizar a tomada de decisão. Para que o uso do SIM seja uma fonte de benefícios para a empresa, é imprescindível que ele tenha como base de fonte confiável de informação. Para tanto é necessário que os colaboradores – vendedores, atendentes, fornecedores, entre outros - estejam envolvidos e comprometidos com o processo, tendo ciência da importância da informação que fornecem, desde o preenchimento de um pedido de compras até o atendimento e compreensão de solicitações dos clientes e cadastramento de informações nos registros da empresa.
Canais de Marketing: Revendas, Distribuidores, Franquias, Atacados (showroom) Força
de Vendas Própria, Representantes Comerciais, e-commerce, Porta-a-Porta, Telemarketing, VARs (Value Added Ressellers), Corretores, Assistências Técnicas e
Agências.
A cada dia aumenta o número de empresas que optam por utilizar o chamado Sistema de Apoio à Decisão de Marketing (Sistema de análise de marketing), para auxiliar seus administradores nas decisões de marketing. Através destes sistemas, o administrador insere algumas informações e recebe como resposta decisões inteligente.
Pode ser aplicado como definição de clientes a visitar, auxiliar na compra de mídia, definição de preço de produtos, entre outros.
Caso Chama da Amazônia (5,0 pontos)
Qual a forma de ingresso utilizada pela empresa no mercado português? Informe e descreva sobre o mesmo.
Quais foram as ameaças encontradas pela empresa para atuar no mercado internacional de cosméticos.
Indique e explique dois pontos fortes e dois pontos fracos do produto perante os concorrentes internacionais.
Cite e explique as estratégias utilizadas por algumas empresas do setor cosméticos, para competir com os concorrentes internacionais. Para responder a esta pergunta você precisará realizar uma pesquisa apresentando as fontes.

Outros materiais