Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Com base nos estudos de sala de aula quanto ao assunto de prisões, analise o texto a seguir e responda:
Gabriel, estudante de farmácia, 22 anos descobre que seu tio Jorge possuía grave doença no fígado, que ele causava dores físicas. Durante seus estudos sobre medicina alternativa em livro oficial fornecido pela faculdade pública em que estudava, vem a ler que a droga conhecida como heroína poderia, em doenças semelhantes à de seu tio, funcionar como analgésico e aliviar a dor do paciente.
Tendo acesso ao material que sabia ser heroína e sua classificação como droga, Gabriel, em 27 de maio de 2019, transporta e entrega o material para o tio, acreditando que, apesar de existir a figura típica do tráfico de drogas, sua conduta seria lícita diante dos fins medicinais. Avisou que o material deveria ser usado naquele dia, de forma imediata. No dia 29 de maio de 2019, após denúncia, policiais militares, com autorização para ingresso na residência de Jorge, apreendem o material ilícito e descobre que Jorge recebera de Gabriel mas não o utilizou. Em seguida, comparecem à faculdade de Gabriel e realizam sua prisão em flagrante.
Jorge e Gabriel foram indiciados, após juntada do laudo confirmando a natureza do material, pelo crime de tráfico de drogas (Art. 33 da Lei n° 11.343/06), mas, em razão da doença, Jorge vem a falecer naquela mesma data. Ao tomar conhecimento dos fatos, de imediato a família de Gabriel procura você, como advogado, para esclarecimentos.
Imaginando que você seja o advogado de Gabriel, responda: a prisão em flagrante de Gabriel foi legal ou ilegal? Justifique sua resposta.
Para a avaliação, seu texto deve:
Trazer de forma objetiva se a prisão foi ou não ilegal, o porquê e seu fundamento legal.
Gabriel como estudante de medicina tinha a intenção de amenizar os incômodos vindouro da doença do seu tio Jorge. Certamente tinha consciência que a droga era ilícita ao que tange o transporte do material no dia 27/05/2019. No entanto a quantidade transportada era mínima, própria para consumo. Pois o seu tio utilizaria uma pequena porção para aliviar a dor. 
No dia 29/05/2019, através de uma denúncia, os policiais apreenderam com o seu tio, em sua residência, o material ilícito que em seguida alegou que foi trazida por Gabriel. Logo após, decretado a prisão do Gabriel, de modo ilegal, pois não havia provas materiais com para tal acusação naquele local em que ele se encontrava no momento exato da prisão em flagrante. Portanto, há presunção que ele, Gabriel, transportou a droga, pois o mesmo não se encontrava em posse dos objetos ilícitos que ratifique ser autor da infração. 
Portanto, eu como advogada do Gabriel, alegaria que ele seria usuário e não traficante de drogas. E a ilegalidade da prisão em flagrante, solicitando assim o relaxamento da pena.
Ao que tange o transporte de material ilícito no dia 27/05/2019 e no dia 29/05/2019 foi a prisão do seu tio em sua residência com a droga isso não configura a prisão em flagrante segundo o Gabriel não estava cometendo a infração penal no exato momento. Não há presunção que ele, Gabriel, é o autor, pois o mesmo não se encontrava em posse dos objetos ou de papéis que se faça presumir ser autor da infração. Bora ver o tráfico de droga mas não a prisão em flagrante eu como advogada criminalista do exequente Gabriel solicita o relaxamento da Pena

Mais conteúdos dessa disciplina