Buscar

Aula 02 LEC Contratos e suas modalidades

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
	CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO
	O contrato de prestação de serviço é aquele em que uma das partes “prestador”, se obriga para com a outra “tomador”, a fornecer-lhe a prestação de uma atividade, mediante remuneração.
	O artigo 594 do Código Civil diz que: “Toda a espécie de serviço ou trabalho lícito, material ou imaterial, pode ser contratada mediante retribuição”.
	“Seja qual for a sua natureza, qualquer serviço, desde que lícito, pode ser objeto do aludido contrato, não se fazendo distinção entre trabalho braçal ou intelectual”. (GONÇALVES, 2008, p. 336).
	O contrato de prestação de serviços na construção civil é um documento que garante direitos e deveres ao trabalhador a quem o contrata. Além de trazer especificações sobre o serviço a ser executado, nele estão os procedimentos a serem adotados em caso de qualquer imprevisto na obra.
.
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
	As cláusulas do contrato variam de acordo com o tipo de serviço prestado, mas quanto mais detalhes o documento trouxer, menor será a chance de um desentendimento entre as partes. Segundo o Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo), o contrato oferece segurança jurídica e a certeza de que tudo o que foi combinado será cumprido.
	É difícil distinguir o contrato de prestação de serviço do contrato de empreitada, uma vez que, tanto em um quanto em outro, há uma atividade pessoal em favor de outrem.
	Pode-se dizer, contudo, que na empreitada busca-se a obra perfeita e acabada dentro do que foi acordado. Trata-se de critério “finalístico”, conforme Silvio de Salvo Venosa (2006, p. 209).
	Já na prestação de serviço o enfoque não é no fim da obra, mas, sim, na atividade do prestador de serviços em favor do tomador, durante determinado período.
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
	Dentre os critérios que devem ser considerados a retribuição é primordial. Se a remuneração for proporcional ao tempo dedicado ao trabalho, estaremos lidando com a prestação de serviço. Se o pagamento tiver relação com a obra em si, estaremos lidando com a empreitada, sendo certo que aqui a remuneração permanece inalterada, seja qual for o tempo de trabalho gasto.
	Na prestação de serviço a sua execução é fiscalizada por quem contratou o prestador, consequentemente o tomador assume os riscos do negócio, destacando-se que a obrigação pode ser tanto de meio (exemplo: executar uma parte da obra), quanto de resultado (exemplo: obra completa).
	Na empreitada, ao contrário, o empreiteiro trabalha por conta própria, com absoluta independência, e assume os riscos do empreendimento, sendo certo que, dessa forma, a relação obrigacional se ajusta melhor à obrigação de resultado (META).
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
	
ELEMENTOS DO CONTRATO
	Os elementos essenciais do contrato de prestação de serviço são: objeto, remuneração e consentimento.
 O objeto trata da prestação da atividade humana, que tanto pode ser intelectual, quanto material ou física, ficando a critério das partes, a escolha pela prestação de fazer algo substituível ou exclusivo.
 A remuneração, ou seja, a retribuição, em regra pecuniária, como pagamento pelo serviço prestado.
 O consentimento pode se materializar de forma escrita ou verbal, como também pode se dar de modo implícito, subsumido no próprio fato da prestação de serviço.
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
MODALIDADES DE CONTRATAÇÃO
	A legislação é dinâmica e assim como o ambiente econômico, estão sujeitos a mudanças independentes da vontade das empresas envolvidas em um determinado projeto. Para cada tipo de obra pode-se adequar uma modalidade de contratação entre as partes.
	Em geral a forma de contratação de uma obra ou serviço tem relação mais direta com o tipo de remuneração, ou seja, a forma com a qual serão feitos os pagamentos pelos serviços prestados ou pelas obras executadas.
	As obras no mercado da construção seguem as principais modalidades de contratações:
 CONTRATO POR EMPREITADA
 CONTRATO POR ADMINISTRAÇÃO
 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
 CONTRATO POR EMPREITADA
Empreitada por preço global:
	Nos contratos de empreitada global o preço final da obra é conhecido e remunera a empresa contratada pelo desembolso das despesas diretas e indiretas, ou seja, o custo da obra acrescido do BDI (bonificação e despesas indiretas).
	A medição dos serviços realizados normalmente se faz pela determinação do percentual executado de cada serviço, até o limite do valor proposto. Eventuais alterações de projetos, ou a ocorrência de situações imprevisíveis que venham a alterar os quantitativos previamente contratados são pagas separadamente.
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
Empreitada integral:
	Conhecida como contratação em regime "turn-key" (chave na mão). A empresa contratada se responsabiliza por todo o empreendimento, desde o projeto até o início da operação.
Empreitada por preço unitário:
	Nos contratos de empreitada por preço unitário a remuneração é precisa para cada item do projeto, ou seja, o custo unitário de cada serviço é o resultado do produto quantidade x preço unitário de cada um dos insumos, os quais, multiplicados pelo BDI (bonificação e despesas indiretas), viram preços unitários. O preço total é a soma de todos os resultados parciais dos serviços envolvidos.
	A medição dos serviços realizados normalmente se faz pela determinação dos quantitativos efetivamente executados.
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
 CONTRATO POR ADMINISTRAÇÃO
	Nos contratos de administração a remuneração é feita com base num percentual sobre o custo dos materiais + mão-de-obra + equipamentos que podem ser fornecidos pelo proprietário ou pela própria construtora. No caso da empreiteira arcar com os custos dos materiais, mão-de-obra e equipamentos haverá o reembolso das despesas acrescidos do percentual fixo sobre os mesmos a título de taxa de administração. 
 INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA
	Ato de empreender um projeto imobiliário. É o meio pelo qual a empresa se compromete a construir um edifício, ou conjunto deles, com diversas unidades autônomas, sendo-lhe permitido comercializar as unidades que o comporão, antes ou durante a fase de construção do empreendimento. É necessário o registro da Incorporação no Ofício de Registro de Imóveis competente, que inclusive dá segurança ao adquirente quanto à legalidade do projeto e às características do imóvel. 
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
	Uma das principais modalidades de contratações na execução
de empreendimentos é a Turn-key.
	A execução de empreendimentos públicos e de muitos empreendimentos privados tem sido tradicionalmente contratada diretamente pelo proprietário segundo uma seqüência lógica de etapas, a cargo de diferentes empresas ou organizações sucessivamente mobilizadas:
	- estudos preliminares de viabilidade técnica, econômico-financeira, ambiental;
	
	- projetos básicos;
	- projetos executivos;
	- aquisição de materiais e equipamentos;
	- execução de obras e montagens;
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
 Turn-key
	Outras tarefas e estudos requeridos para essa modalidade:
	- engenharia financeira;
	- gestão ou controle de qualidade;
	- treinamento de equipes de operação e manutenção.
Características: O proprietário mantém um quadro próprio de profissionais para a análise dos elementos para decisão e o preparo das contratações, seleção dos fornecedores de bens e serviços, administração dos contratos, fiscalização de execução de projetos e obras e demais atividades para a concretização do empreendimento.
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
 Turn-key
	As vantagens desse modelo são basicamente:
	O proprietário dispõe de equipes qualificadas da gerenciadora, capaz de alocar profissionais especializados para cada atividade ou etapa específica, dispensando a manutenção de quadros técnicos próprios para tarefas que não constituem sua atividade-fim, de duração limitada no tempo;
Limitar as interfaces com múltiplas empresas contratadas, concentrando sua atenção no acompanhamento do desempenho da gerenciadora, ainda que participando de reuniões com os diversos atores envolvidos no empreendimento para maior segurança na tomada de decisões.
	O risco a evitar seria justamente o bom desempenho da gerenciadora manter o proprietário confiante e portanto distante dos eventos cotidianos, extrapolando o poder que lhe são delegadas.
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
 Turn-key
	Atualmente são freqüentes novas modalidades de contratação (turn-key), tomando como objeto o que se tem denominado "pacotes": a partir de estudos e projetos conceituais, com termos de referência e especificações detalhadas, o proprietário contrata o empreendimento com uma única organização capaz de desenvolver os projetos executivos, fornecer os materiais e equipamentos, executar as obras e montagens, pôr em marcha o empreendimento executado, preparar pessoal para a operação e outras possíveis tarefas que podem incluir a sua própria operação e manutenção.
	Na contratação do tipo turn key, atualmente a usual, cumprem-se normalmente as seguintes etapas:
	O proprietário obtém um financiamento de uma agência financeira, nas condições e prazos de carência compatíveis com a realização do empreendimento;
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
 Turn-key
	Com base em especificações técnicas, termos de referência, memoriais descritivos e demais documentos definidores do empreendimento, preparados pelo proprietário, os licitantes convidados elaboram suas propostas com orçamentos detalhados e demais condições e elementos gráficos usuais;
	Analisadas as propostas, o proprietário, segundo seus critérios e interesses, seleciona o proponente e o contrata, cabendo ao contratado o planejamento e projetos, suprimento de materiais e equipamentos, construção e montagens, gerenciamento e demais serviços previstos no escopo da contratação, como anteriormente descritos;
	Intervém geralmente na contratação, além da financeira, uma empresa seguradora que garantirá o desempenho da contratada por um "performance bond".
LEGISLAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA
 Turn-key
	As desvantagens ou riscos serão:
	Menor controle do proprietário sobre a obra, com menor possibilidade de incluir alterações;
	O contratado não tem interesse em buscar soluções inovadoras vantajosas para o proprietário, já que pode representar aumento de custos de estudos e projetos sem correspondente compensação financeira;
	Possibilidade de utilização de equipamentos que atendem às especificações mas de origem não tradicional; uma vendor list previamente definida pode minimizar esse risco;
	Descumprimento de cláusulas contratuais, tais como atrasos de obras, podem não ser compensados pelas penalidades aplicáveis.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais