Buscar

SIMULADO 3

Prévia do material em texto

Questão 1/2
As tecnologias educacionais acompanham a prática docente das mais diversas formas e algumas por muito tempo. Em relação às tecnologias educacionais, por meio de pesquisas, é possível afirmar que:
Muitas vezes as tecnologias chegam à escola não por escolha do professor, mas por imposição [...]. Desta forma para utilizar a tecnologia mais recente, o professor colocou de lado o conhecimento das outras tecnologias tradicionais. Talvez não tenha aprendido a usar tecnologias como o computador, mas pode também ter deixado de valorizar tecnologias simples como o quadro-de-pregas, por exemplo, que podem oferecer, dependendo do uso, desafios e possibilidades interessantes de construção do conhecimento.
 
Pocho, Claudia Lopes.
Tecnologia Educacional:descubra suas possibilidades em sala de aula / Claudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio; Ligia Silva Leite (ccord.). Petrópolis, R,J: Vozes, 2003. P. 13.
 
Compreende-se que diferentes tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula e de acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Quais tecnologias, a seguir, são exemplos de tecnologias dependentes? 
 
Assinale a alternativa verdadeira:
	
	A
	Cartaz, álbum seriado, computador e televisão.
	
	B
	Flanelógrafo, mural, quadro-de-giz e cartaz.
	
	C
	Computador, televisão, retroprojetor e rádio.
	
	D
	Quadro-de-giz, televisão e telefone.
	
	E
	Cartaz, rádio, computador e televisão.
Questão 2/2
O vídeo pode ser usado em sala de aula como tecnologia educacional. Leia o que José Manuel Moran, aponta sobre o uso do vídeo:
O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional. O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
Moran, José Manuel.
O vídeo na sala de aula/ José Manuel Moran. Artigo publicado na revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna,[2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. P. 28.
 
Brito e Purificação (2011) afirmam que podemos trabalhar com filme em sala de aula, como tecnologias educacionais e que é possível planejar uma aula com o uso de filmes de duas formas: aula em função do filme e filme em função da aula.Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando as formas de utilização do filme em sala de aula.
I. (....) Numa “aula em função do filme”, utiliza-se um filme já existente e que ao ser realizado não teve a sua produção voltada para atingir os objetivos específicos da aula em que será utilizado.
II. (....) Ao utilizar o filme em função da aula”, tem-se ao alcance um filme realizado para alcançar os objetivos específicos da aula.
III. (....) Num filme em função da aula, o professor deve assistir primeiramente junto com seus alunos o filme, mesmo que o professor não tenham assistido anteriormente, pois desta forma descobrem juntos o que será apresentado.
IV. (....) O professor primeiramente irá assistir ao filme que irá utilizar em sala de aula e, em seguida, deverá planejar as estratégias de desenvolvimento da aula, de motivação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V,V,F,V
	
	B
	F,F,F,V
	
	C
	V,F,V,F
	
	D
	F,V,V,F
	
	E
	V,V,V,V

Outros materiais