Buscar

SIMULADO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Leia o texto:
Desenvolver novas e originais relações com o saber, despertar interesses e reflexões nos alunos em conciliação com a tecnologia ainda traz dificuldades para alguns professores. Lidar com estas mudanças torna-se um desafio para os docentes. Enquanto prevalece a ideia de tecnologia com ferramenta, tem-se o risco de persistir uma prática tradicional em que a noção de mudança é periférica ou complementar. Vistas e adotadas dessa forma, as tecnologias não atingem a essência do processo educativo, não o revolucionam à altura das demandas sociais e tecnológicas, mas são nele acessório e/ou instrumento que pode u não inovar algo, a depender de seu lugar e uso no conjunto das ações docentes.
 Cecílio, Sálua ; Santos, Jacqueline Florêncio.
Socied@adeem rede, trabalho docente e soci@bilidadescontemporâne@s. In. Formação e profissão docente em tempos digitais/organizadoras, Dirce M.F.Garcia, SáluaCecílio.—Campinas, S.P: EDITORA Alínea, 2009. P. 179-180.
 
A partir da afirmativa de Cecílio e Santos pode-se concluir a necessidade de preparação dos professores para incluir as tecnologias em sua prática pedagógica. Porém, segundo Moura, esta preparação muitas vezes não é adequada. Moura,segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola.Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de PROPÓSITO, é possível considerar que...
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
	
	B
	É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
	
	C
	É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
	
	D
	Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
	
	E
	É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
	
	
Questão 2/2
Leia o texto:
Na aurora do século XXI, necessitam os professores estar preparados para interagir com uma geração mais atualizada e mais informada, porque os modernos meios de comunicação, liderados pela Internet, permitem o acesso instantâneo á informação, e os alunos têm mais facilidade para buscar conhecimento por meio da tecnologiacolocada á sua disposição.
Os procedimentos didáticos, nesta nova realidade, deve privilegiar a construção coletiva dos conhecimentos mediados pela tecnologia, na qual o professor é um partícipe pró-ativo que intermedeia e orienta esta construção.
Trata-se de uma inovação pedagógica fundamentada num paradigma educacional que, com os recursos da informática e das tecnologias digitais, levará ao educador a ter mais oportunidades de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar a construção do conhecimento e contribuir de maneira mais efetiva para esse processo.
 Faria, Elaine Turk.
O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.43
 
Moura, segundo as autoras do livro-base, apresenta algumas falhas nos cursos que tem como objetivo formar os professores para utilizar o computador na escola. Para esta autora, existem contradições entre o que se fala e o que se faz. Em relação à falha de SIGNIFICAÇÃO, analise as afirmativas a seguir, marcando V para verdadeiro e F para falso.
I. (....) Deve-se incluir o estudo das capacidades cognitivas que estão envolvidas na construção do conhecimento com a ajuda do computador.
II. (....) É necessário pensar de que forma os computadores podem ajudar a prática pedagógica.
III. (....) É importante que os professores tenham claro quais os objetivos cognitvos e pedagógicos do uso dos computadores na abordagem dos conteúdos escolares.
IV. (....) Deve-se privilegiar a construção do sentido sobre o uso do computador e suas aplicações no processo educativo.
V. (....) É importante, nos cursos de formação, oportunizar o caráter de experiência cultural do uso do computador e não apenas seu uso instrumental.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F,V,F,F,V
	
	B
	F,F,V,V,V correta
	
	C
	V,V,V,F,F
	
	D
	V,F,V,V,F
	
	E
	F,F,F,V,V

Outros materiais