Buscar

Atividade de Remuneração

Prévia do material em texto

Atividade 04 - Planejamento de Carreira, Av. Desempenho, Convenção Coletiva e Benefícios
1 - A Avaliação de Cargos, a Avaliação de Potencial e a Avaliação de Desempenho são técnicas específicas utilizadas pelos profissionais de RH para o Planejamento de Carreira. A partir dos conteúdos estudados nos tópicos Planejamento de Carreira e o Avaliação de Desempenho, explique como a Avaliação de Cargos, a Avaliação de Potencial e a Avaliação de Desempenho contribuem com o planejamento de carreira, considerando os tipos de carreiras existentes. (Resposta no máximo em 10 linhas)? 1,5 pontos
R. Uma das primeiras etapas para o departamento de Administração de Cargos e Salário será efetivar a avaliação de cargos. Será preciso então descrever todos os cargos existentes na organização, analisar e classificar os respectivos cargos de forma logica, avaliar os cargos em relação ao salário entre outras funções. O resultado dessa avaliação inicial ira quantificar o valor de cada cargo, de modo que será construído por posição hierárquica de uma estrutura de cargos e salários da organização.
Já a avaliação de potencial é realizada através de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e aplicação de técnicas complementares de avaliação psicológica. Ao final do processo de avaliação, os resultados são compilados em um relatório indicando o potencial de cada profissional, bem como seus pontos fortes e aspectos a serem desenvolvidos, quando comparados com o perfil exigido para o cargo.
E por último a avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho etc.
Notamos a importância das três tarefas, devem ser aplicadas por processos separados e profissionais especializados. Uma tarefa completa a outra quando a organização tem como objetivo aplicar o Planejamento de Carreiras. Esse processo permite a empresa moldar e desenvolver seus funcionários de acordo com sua cultura, missão e valores. É benéfico para as duas partes, pois os profissionais também buscar constante desenvolvimento e atenção por parte das organizações. Existem diversos modelos de carreiras a serem seguidos, são escolhidos de acordo com o modelo da empresa e de seus funcionários.
Esse processo gera novas possibilidades para remanejamento interno de colaboradores. Além de poder ser utilizado também para oferecer bonificações e premiações aos funcionários que mais se destacarem nas avaliações.
2 - Estude os conceitos dos tópicos Convenção e Acordo Coletivo do Trabalho e Plano de Benefícios. Há um anexo na atividade, a Convenção Coletiva do Trabalho de 2014 (anexo) dos SINTELMARK, Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos e o SINTRATEL - Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing e Empregados em Empresas de Telemarketing da Cidade de São Paulo e Grande São Paulo. 
Leia e identifique 6 benefícios e 2 serviços que possuem força de lei estabelecidos na Convenção Coletiva. (2 pontos). Na sua resposta você deverá identificar o número e o título da cláusula da Convenção Coletiva, classificando em benefícios ou serviços.
R. Benéficos: “É tudo aquilo, que não sendo salário direto, tem um custo por parte da empresa, com alguma ou nenhuma participação financeira por parte dos funcionários. ” Os benefícios abaixo citados são exemplos demonstrados na Convenção de 2014 do SINTELMARK e SINTRATEL. São benefícios que seguram o funcionário, e a empresa que descobrir estará sujeita a multa e vistoria do Sindicado. O funcionário poderá denunciar a empresa em caso de descumprimento dos benefícios. Os benefícios obrigatórios variam de Sindicato para Sindicato.
Cláusula 10 – Participação dos Lucros e Resultados.
Cláusula 20 – Auxilio Creche
Cláusula 24 – Auxilio Funeral
Cláusula 27 – Vale Transporte
Cláusula 28 – Transporte Noturno
Cláusula 29 – Auxilio Alimentação
Serviços: “É tudo aquilo que é oferecido pela empresa para beneficiar e facilitar a vida de seu funcionário, sem, no entanto, exigir participação de natureza financeira da empresa. ” Abaixo dois exemplos de serviços declarados na Convenção de 2014 do SINTELMARK e SINTRATEL.
Cláusula 39 – Grupo de Prevenção á Gripe H1N1
Cláusula 40 – Grupo de Trabalho para Educação e Valorização da Qualidade de Vida e Combate as drogas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes