Buscar

SEPARACAO E GUARDA DOS ANIMAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEPARACAO E GUARDA DOS ANIMAIS.
Larissa Pereira Rocha [2: Acadêmica de Direito pela Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF). Email: rocha07larissa@hotmail.com.]
Taiane Pires Pereira[3: Acadêmica de Direito pela Faculdade de Direito de Alta Floresta (FADAF). Email: tah_pires15@hotmail.com.][4: ]
Quando nos referimos à guarda e separação de animais, nos vemos envoltos por um tema que vem a cada dia mais ocupando disputas nos tribunais. Diversos donos de animais após a separação buscam recursos judiciais para decidir sobre a guarda de seus animais de estimação.
Desde a formação da sociedade que os animais desempenham um papel essencial, com a evolução da sociedade o direito vem acompanhando esta significativa mudança, deixando assim de ser considerados pelo âmbito jurídico como bens móveis, e passando a ocupar um papel de filho para alguns casais e tratados como membro das famílias. Através disto um projeto de Lei 1365/2015 que garante que a guarda do animal seja estabelecida pela razão do vinculo afetivo e das condições de bem exercer a propriedade ou posse responsável.
Não são poucos os casos em que esses animais de estimação são criados quase como filhos pelo casal, cuja separação, sendo litigiosa, submete ao Poder Judiciário a decisão sobre as matérias em que não haja consenso. Nesses casos, o pet é incluído no rol dos bens a serem partilhados de acordo com o que ditar o regime de bens do casal. Infelizmente nossa lei considera o animal como objeto, o que invibializa um acordo sobre as visitas na disputa judicial (Projeto de Lei N. 1365/2015).
Vemos que os animais não podem mais serem tratados como objetos, coisas, bens móveis no ato da separação; Os animais devem receber uma atenção especial quando a questão for decidir sua guarda, podendo ela ser unilateral ou compartilhada.
Não havendo o acordo entre o casal detentor do animal, a guarda fica com quem for comprovado ser o legitimo dono do animal, por meio de um documento que seja considerado valido pelo juiz. Na falta deste a guarda ficara para quem demonstrar maior capacidade de cuidar do animal, ou seja, a guarda unilateral, diversos fatores são analisados para a determinação de quem ficara com a guarda, dentre eles a moradia do animal, ambiente, disponibilidade de tempo, as condições de trato e sustento, alem do grau de afinidade entre o animal e a parte.
Com a criação do projeto de lei 1058/11 que propõem á guarda compartilhada para os animais desde que ambas as partes comprovem que podem oferecer uma condição adequada para a criação do animal.
Como não há uma lei especifica que discorra sobre esse assunto cabe ao judiciário recorrer à analogia para solucionar as questões da guarda dos animais de estimação, nestes casos utilizam a guarda compartilhada de crianças previstas nos artigos 1.583 e 1.590 do Código Civil.
Os tribunais consideram os casos de separação e guarda de animais um tema desafiador e considerado como um algo novo, todavia muitas lides vem chegando ao judiciário e sobre esse tema estão sendo decididas de uma maneira rigorosa.
 Questões voltadas a este assunto estão sofrendo uma grande evolução através do tempo e da sociedade moderna, com isto o mundo jurídico passou a atender questões muitas vezes vistas como irrelevantes perante a nossa sociedade, comparadas com outras questões. Pois não só os seres humanos, mas os animais também devem receber o seu devido respeito, assim como vemos que para as crianças a separação causa danos muitas vezes não aparentes os animais também sofrem quando se trata desta questão, ou seja, devem ser tratados de tal forma onde possa receber todo nosso amor e atenção, pois estes são merecedores de todo e qualquer tipo de afeto possível.
Constatamos também que o direito esta se encaminhando para uma nova era, com novos entendimentos sobre certos assuntos, decisões e visões.
REFERENCIAS
Brasil. Câmara de Deputados. Projeto de Lei 1365/2015. De 05 de Maio de 2015. Dispõe sobre a guarda dos animais de estimação nos casos de dissolução litigiosa da sociedade e do vínculo conjugal entre seus possuidores, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=9CDD2FAF0DBADA0816F6384D97BFF153.proposicoesWeb1?codteor=1328694&filename=PL+1365/2015 >. Acesso em 28 de Set. de 2015.

Outros materiais