Buscar

3 - LISTA QUÍMICA AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA QUÍMICA AMBIENTAL
1) Relacione as reações de nitrificação pelas bactérias nitrificantes (Nitrossomonas sp e Nitrobacter sp), do nitrogênio do solo.
2) Constatou-se que o pH de uma amostra de chuva tem valor de 4,0. Calcule a porcentagem de HSO4- que se encontra ionizado nesta amostra, dado que a constante de dissociação para o segundo estágio da ionização do H2SO4 é 1,2 x 10-2. Repita o cálculo para um pH de 3,0. A tendência mostrada por esses cálculos é consistente com as previsões qualitativas feitas de acordo com o Princípio de Le Chatelier (que estabelece que a posição do equilíbrio desloca-se para minimizar o efeito de qualquer perturbação ou estresse sobre a reação ou meio reacional)?
	
3) Uma amostra de 250 mL de água da chuva é titulada utilizando uma solução de NaOH 0,0095 mol.L-1. Se 8,3 mL da solução de NaOH foram necessários para atingir o ponto final, qual foi o pH da água de chuva?
4) Calcule o pH da agua de chuva em equilíbrio com SO2 em uma massa de ar poluído na qual a concentração de dióxido de enxofre é de 1 ppm..
Considerar a pressão total do ar igual a 1 atm.

Outros materiais