Buscar

MEDICINA DO TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MEDICINA DO TRABALHO
PERICIAS E LAUDOS TECNICOS
É uma especialidade médica, que tem como fundamento a preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato à determinada ocupação e realiza reavaliações periódicas de sua saúde, dando ênfase aos riscos ocupacionais aos quais os trabalhadores ficam expostos. 
MEDICINA DO TRABALHO
♦ assegurar a proteção dos trabalhadores contra todo o risco que prejudique a sua saúde e que possa resultar de seu trabalho ou das condições em que esse se efetue;
♦ contribuir à adaptação física e mental dos trabalhadores, em particular pela adequação do trabalho e pela sua colocação em lugares de trabalho correspondentes às suas aptidões;
♦ contribuir para o estabelecimento e manutenção do nível mais elevado possível do bem-estar físico e mental dos trabalhadores.
Medicina Legal
É o estudo e a aplicação dos conhecimentos científicos da Medicina para o esclarecimento de inúmeros fatos de interesse jurídico; é a ciência de aplicação dos conhecimentos médico-biológicos aos interesses do Direito constituído, do Direito constituendo e à fiscalização do exercício médico-profissional. 
“É o conjunto de conhecimentos médicos destinados a servir o Direito, cooperando na elaboração, auxiliando na interpretação e elaborando na execução dos dispositivos legais”
 Hélio Gomes.
Fundamentos.
- No direito brasileiro: CP, artigo 1°: “Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal”.
Crime: Infração penal a que a lei comina com pena de reclusão ou detenção.
O Código de Processo Penal em seu artigo 386 caput: “O juiz absolverá o réu (...) se, parágrafo II: “não haver prova da existência do fato” (...).
Conceitos 
Prova: é o conjunto de meios regulares e admissíveis empregados para demonstrar a verdade ou falsidade de um fato conhecido ou controvertido;
Prova penal: no processo penal, apura o fato delituoso e, sua autoria, para exata aplicação da Lei;
O ônus da prova caberá a quem fizer a alegação do fato;
Prova objetiva: (prova pericial) é aquela que advém do exame técnico-científico dos elementos materiais remanescentes da infração penal;
Prova testemunhal: ou subjetiva. Trata-se da prova descrita/narrada por outrem;
Prova ilícita: inadmissível no processo.
Vestígio: é tudo aquilo que pode ser encontrado no local do crime ou no cadáver;
Indício: é todo vestígio relacionado diretamente com o evento;
Corpo de delito: é o conjunto de vestígios materiais deixados pelo crime;
Exame de corpo de delito: é o exame pericial, com a finalidade de se materializar o crime. Encontra-se regulado pelo CPP.
Conceitos 
ATUAÇÃO DA MEDICINA LEGAL
Sobre o vivo: com a finalidade de determinar a idade, diagnosticar doença ou deficiência mental, loucura, doença venérea, lesão corporal, personalidades psicopáticas, conjunção carnal, doenças profissionais, acidentes de trabalho...
Sobre o morto: diagnostica a realidade da morte, determina a causa jurídica da morte, data da morte, diferencia lesões intravitam e post-mortem, examina toxicologicamente os fluídos e vísceras corporais, extração de projetis, exumação...
Exames sobre coisas: (objetos) roupas, panos, instrumentos, manchados de substâncias (leite, sangue, urina, líquido amniótico, massa cerebral, saliva, pus, colostro...)
Exame clínico médico-legal: abrange o que é praticado no vivo e visa esclarecer os objetivos das perícias sobre pessoas;
Exame necroscópico: exames realizados diretamente no cadáver;
Exame de exumação: refere-se à hipótese de haver a necessidade de examinar o cadáver já enterrado;
Exames de laboratório: pesquisas técnicas diversas (toxicológica, microscópica, bioquímica, citológica...).
Pericia
é a atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinada a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo, ou o estado, a alegação de direitos ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.
A perícia pode ter várias naturezas, a depender de seu objeto de estudo: pode ser criminal, de engenharia, ambiental, de medicina, de tecnologia, enfim, dos mais variados ramos em que o concurso do conhecimento técnico se faça necessário.
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade a perícia pode consistir em:
Vistoria: é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial (caso de perícia realizada em imóveis para constatar dano após acidade).
Indagação: é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia.
Investigação: é a pesquisa que busca trazer ao laudo pericial ou parecer pericial o que está oculto por quaisquer circunstâncias.
Arbitramento: é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico-científico (caso de direitos autorais, dano moral).
Mensuração: é o ato de qualificação e quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações.
Avaliação: é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas.
Certificação: é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito-contador, conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a este profissional.
As conclusões do perito são lançadas em uma peça chamada laudo pericial ou parecer técnico. 
Perícia contraditória: ocorre quando os peritos divergem sobre a conclusão do exame de corpo de delito.
Perícia complementar: exame solicitado quando o perito não conclui sobre o fato ou sua gravidade, ou ainda quando a lei assim o exige.
MEDICO LEGISTA
O QUE É?
O médico legista é o profissional que trabalha com a medicina legal, aplicando conceitos técnicos-científicos da medicina à causas legais e jurídicas. O médico legista é responsável por fazer o exame de corpo de delito em vítimas vivas ou mortas, relacionando-se com os mais diversos campos do direito, e elaborando laudos que permitam a análise de fatos ocorridos durante o crime, de armas utilizadas, da causa da morte, etc. Esse laudo do médico legista auxilia na investigação de cada caso, podendo até fornecer características do criminoso, como também de ser imprescindível na resolução de casos judiciais, consubstanciando os inquéritos e ações penais. As consequências dos ferimentos também são levadas em conta no laudo e no resultado da ação criminal.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?
Para ser um médico legista é necessário que o profissional domine conceitos de medicina, direito, biologia, sociologia, química, balística, entre outras. Outras características interessantes são: responsabilidade capacidade de observação capacidade de concentração visão abstrata capacidade de interligar os fatos raciocínio lógico metodologia capacidade de lidar com as pessoas agilidade
MEDICO LEGISTA
QUAL A FORMAÇÃO NECESSÁRIA?
Para ser um médico legista é necessário que o profissional possua diploma de cursos superior em Medicina, que tem duração média de seis anos. A medicina legal é considerada uma especialidade médica, portanto, após o término do curso é necessário a especialização. Na especialização são abordados muitos conceitos diferentes, principalmente de direito, biologia, balística, sociologia, filosofia, etc
MEDICO LEGISTA
Principais Atividades
realizar o exame de corpo de delito em vítimas vivas ou mortas no caso de vítimas vivas, realizar a análise dos ferimentos e elaborar laudo que auxilie na resolução do processo que envolverá o caso no caso de vítimas mortas, o legista examina o cadáver e os ferimentos, elaborando laudo que possa auxiliar na investigação do crime. A partir desse laudo é possível descobrir a arma utilizada no crime, se houve requintes de crueldade, características do criminoso apresentar o laudo às autoridades competentes que, a partir daí, podem trabalhar com esses resultados
MEDICO LEGISTA
Atestado: é uma simples declaração de matéria médica, de conseqüências
jurídicas, prestada por pessoa legal e profissionalmente qualificada. Significa afirmar ou provar em caráter Oficial (certidão);
Atestado clínico: exposição escrita de assunto médico por escrito;
Atestado de saúde ocupacional: discorre sobre a capacidade de trabalho de certa pessoa;
Atestado de óbito: finalidade principal de confirmar a morte e definir a causa mortis; 
Laudo: peça escrita, fundamentada, na qual os peritos expõem as observações e estudos que realizara e registraram as conclusões da perícia feita. 
Parecer: é o estudo apresentado por um médico ou por uma junta médica, respondendo a questões a serem esclarecidas.
Tipos de documentos médicos-legais:
VARIAÇÕES DA MEDICINA LEGAL
Antropologia Forense
Tanatologia
Sexologia Forense
Deontologia
Diceologia
Psicologia Forense
Psicologia Judiciária 
Asfixiologia
Traumatologia
Toxicologia
Infortunística	
Criminalística
Vitimologia
Jurisprudência Médico-Legal	
Policiologia
Antropologia Forense	
Estuda a cronologia da morte e os sinais desta, o diagnóstico de morte real e aparente, súbita e agônica, etc
Tanatologia	
Estuda a identidade e a identificação do Homem
Sexologia Forense
Estuda os problemas médico-legais relacionados com o sexo.
 Deontologia
Estudo dos deveres dos médicos
Diceologia
Estudo dos direitos dos médicos
Psicologia Forense
Estuda os problemas da Psicologia normal e Patológica (Psicopatologia)
Psicologia Judiciária
Estudo, em especial, da prova testemunhal, sua formação, conservação e reprodução. Estuda os depoimentos.
Asfixiologia
Estuda as mortes produzidas por gases, estrangulamentos, enforcamentos, afogamentos, sufocações etc
Traumatologia 
 Estudo das lesões e mortes causadas por energias .
Toxicologia
Pesquisa envenenamentos.
Infortunística 
Estudo dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.
Criminalística
 é o conjunto das ciências físicas, químicas, matemáticas e mecânicas, aplicadas no auxílio à Justiça .
Criminologia
Estuda o crime, o criminoso e a vítima. De grande valor para a Medicina Legal.
Vitimologia 
Busca independência da Criminologia e aprofunda o estudo da vítima e dos processos de vitimização.
Jurisprudência Médico-Legal 
 Estudo das decisões dos juízes e tribunais a respeito de assuntos médico-legais. .
Policiologia
Volume autônomo da Medicina Legal. Polícia Técnica.
TRAUMATOLOGIA
é a parte da Medicina Legal que estuda as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem material ou moral, danosos ao corpo ou à saúde física e mental.
conjunto de problemas e lesões de um tecido, órgão ou parte do corpo provocados por um agente externo.
26
LESÃO CORPORAL: 
é todo e qualquer dano ocasionado à normalidade do corpo humano, quer do ponto de vista anatômico, quer do ponto de vista fisiológico ou mental.
PELE 
É O ORGÃO MAIS EXTERNO E EXTENSO DO CORPO HUMANO
FORMADO POR EPIDERME E DERME
PRIMEIRA BARREIRA PARA A MAIORIA DAS LESÕES
CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES CORPORAIS SEGUNDO A QUANTIDADE DO DANO:
LEVES – são as lesões corporais que não determinam as conseqüências previstas nos §§ 1°, 2° e 3°, do art. 129 do CP; são representadas freqüentemente por danos superficiais comprometendo a pele, a epiderme, os vasos arteriais e venosos capilares ou pouco calibrosos - ex.: o desnudamento da pele ou escoriação, o hematoma, a equimose, ferida contusa, luxação, edema, torcicolo traumático; choque nervoso, convulsões ou outras alterações patológicas congêneres obtidas à custa de reiteradas ameaças.
GRAVES – são os danos corporais resultantes das conseqüências previstas pelo § 1°:
incapacidade para as ocupações habituais por + de 30 dias – é quando o ofendido não pode retornar a todas as suas comuns atividades corporais antes de transcorridos 30 dias, contados da data da lesão; a incapacidade não precisa ser absoluta, basta que a lesão caracterize perigo ou imprudência no exercício das ocupações habituais por mais de 30 dias
- aceleração de parto – consiste na antecipação quanto à data ou ocasião do parto, mas necessariamente depois do tempo mínimo para a possibilidade de vida extra-uterina e desencadeada por traumatismos físicos ou psíquicos; na aceleração do parto, o concepto deve nascer vivo e continuar com vida, dado o seu grau de maturação; no aborto, o concepto é expulso morto, ou sem viabilidade, se sobreviver.
CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES CORPORAIS SEGUNDO A QUANTIDADE DO DANO:
- GRAVÍSSIMAS - são os danos corporais resultantes das conseqüências previstas pelo § 2°:
- incapacidade permanente para o trabalho – é caracterizada pela inabilitação ou invalidez de duração incalculável, mas não perpétua, para todo e qualquer trabalho.
- enfermidade incurável – é a ausência ou o exercício imperfeito ou irregular de determinadas funções em indivíduo que goza de aparente saúde.
- perda (é a amputação ou mutilação do membro ou órgão) ou inutilização (é a falta de habilitação do membro ou órgão à sua função específica) de membro, sentido ou função – é caracterizada pela perda, parcial ou total, de membro, sentido, ou função, conseqüente à amputação, à mutilação ou à inutilização. 
CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES CORPORAIS SEGUNDO A QUANTIDADE DO DANO:
- aborto – é a interrupção da gravidez, normal e não patológica, em qualquer fase do processo gestatório, haja ou não a expulsão do concepto morto, ou, se vivo, que morra logo após pela inaptidão para a vida extra-uterina; se resultante de ofensa corporal ou violência psíquica, constitui lesão gravíssima; no aborto, o produto da concepção é expulso morto ou sem viabilidade; na aceleração do parto, a criança nasce antes da data prevista, porém viva e em condições de sobreviver.
CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES CORPORAIS SEGUNDO A QUANTIDADE DO DANO:
TIPOS DE ENERGIAS VULNERANTES
ENERGIAS
FISICA
MECANICOS
NÃO MECANICOS
MOVIMENTO– AÇÃO ATIVA
AÇÃOPASSIVA
AÇÃOMISTA
NÃO NECESSITAM DE MOVIMENTO– ELETRICIDADE
ALTAS TEMPERATURAS
QUIMICA
PRODUTOSQUIMICOS
BIOLOGICA
VIRUS
BACTERIAS
PROTOZOARIOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais