Buscar

Prova Objetiva Avaliação Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Segundo Both, a avaliação necessita ser encarada como um processo de desenvolvimento técnico, pedagógico, científico e psicológico do aluno em função da aprendizagem.
Nesse contexto, discorra sobre as diferentes formas de obtenção de resultados no processo de aprendizagem.
Nota: 20.0
	As diferentes formas de obtenção de resultados se resumem a duas: avaliação e verificação. A qualidade do processo avaliativo deve prevalecer sobre o aspecto quantitativo de verificação. Observa-se que o ato de avaliar envolve busca de valores e sabe-se que, para as ciências humanas, o vocábulo avaliação tem uma aceitabilidade bem maior por causa de seu caráter pedagógico. (BOTH, p. 34 e p. 35 2ª ed. p. 36 e p. 37 3ª ed.)
Resposta:As diferentes formas de obtenção de resultados no processo de aprendizagem visam avaliar se o aluno pode compreender a matéria, se o aluno conseguiu absorver o conteúdo, desta forma, avaliando não só o aluno, como o ensino do professor, se o aluno obter uma nota boa, passamos a entender que o professor soube transmitir o conteúdo de forma satisfatória para que haja um crescimento na aprendizagem do aluno.
Questão 2/5
O Parecer do Conselho Nacional de Educação nº 9 de 2001, estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da Educação Básica em nível superior. Este parecer destaca atividades a serem realizadas pelos professores nas instituições de ensino. Apresente o que o parecer especifica sobre a formação de de professores.
Nota: 20.0
	(JUSTINO, 2011,p.55)
O Parecer especifica como os cursos de formação de professores devem ser organizados, definindo que a prática é uma dimensão do conhecimento importante nesta formação, pois trabalha a reflexão sobre a atividade durante o estágio curricular. É importante que o professor pesquise a prática desde o início de sua formação, para que assim tenha tempo de conhecer e abordar as diferentes dimensões do trabalho docente.
 
 
Resposta:O Parecer do Conselho Nacional de Educação exige obrigatoriamente dos futuros professores o estágio em sala de aula;
Questão 3/5
Leia o texto a seguir
 
Os materiais didáticos são recursos importantes no processo do ensino e  aprendizagem. O professor precisa estar atento para a utilização destes materiais para ilustrar a aula e motivar a aprendizagem e como realizar a transposição didática. Explique a importância da transposição didática para o ensino e aprendizagem.
Nota: 20.0
	A transposição didática permite ao professor transformar os conteúdos dos livros didáticos em recursos  para o ensino. Permite realizar representações concretas para que o estudante consiga compreender os conteúdos trabalhados em aula.(JUSTINO, 2011, p.16)
Resposta:A transposição didática é fundamental para que haja a aprendizagem. O uso adequado dos matérias didáticos propicia ao aluno um enriquecimento e uma motivação a mais na conteúdo estudado, desta forma, enriquecendo a aprendizagem do aluno na referida matéria, facilitando o seu entendimento por meio do material.
Questão 4/5
Both afirma que:
O estudo de caso é mais um dos excelentes componentes de que dispomos para a avaliação de desempenho do aluno, exigindo dele percepção clara, abrangente e, ao mesmo tempo, circunstancial a respeito de um tema. Trata-se de uma forma de avaliação de aprendizagem por meio do exame de fatos reais ou não, com base em orientações preestabelecidas.
A partir desse trecho do livro de Both, descreva quais são as orientações para a realização de uma avaliação através do estudo de caso e como contribui na formação do futuro professor?
Nota: 10.0
	Analisar o caso ou o texto proposto fazendo a descrição e a prescrição da avaliação em relação a apenas três de seus componentes: objetivo(s), interessado(s) e metodologia; Justificar, de modo integrado, as prescrições feitas de modo a estabelecer relações entre os três componentes considerados, salientando, assim, os pontos mais críticos e atentando-se diretamente ao caso analisado, ou seja, evitando-se argumentos de cunho geral, não significativos; Apresentar e defender ideias de modo claro e conciso. Possibilitar a investigação de situações diversificadas, propiciando aprofundamento de pesquisa, troca de ideias, além de promover novos conhecimentos para inserir o aluno no circuito da iniciação científica. (BOTH, p. 81-82 2ª ed. e p.87-88 3ª ed.)
Resposta:O estudo de caso orienta o aluno a buscar informações para assim enriquecer o seu aprendizado, desta forma o beneficiando gradualmente, exigindo dele uma percepção clara sobre o assunto, de forma detalhada e bem abrangente. Propiciando para o futuro professor o enriquecimento pedagógico.
Questão 5/5
Leia o texto a seguir
 
Quando o professor escolhe os materiais didáticos,  precisa considerar  critérios necessários para verificação do que deseja obter com  essa  utilização, ou seja, se esses materiais contribuirão para que ocorra aprendizagem significativa. Para que o material didático possa ser realmente eficiente no processo educacional, precisa apresentar critérios. Com base nos estudos do conteúdo do livro base, apresente quais são os critérios necessários.
Nota: 16.0
	Adequação ao conteúdo trabalhado em aula;
Fácil apreensão e manejo;