Buscar

O behaviorismo nas empresas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BEHAVIORISMO
Conceito
O Behaviorismo – do inglês behaviour, significando conduta,comportamento – é um conceito generalizado que engloba as paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. 
O termo Behaviorismo iniciou em 1913 por Jhon B. Watson, ele definiu behaviorismo como um ramo experimental e puramente objeto da ciência natural. Sua meta é a previsão e controle do comportamento. 
O behaviorismo, também é conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem o comportamento como objeto de estudo.
A origem da abordagem comportamental
 A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências, do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritas das teorias anteriores (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo.
Uma outra visão sobre a motivação humana
 
 Para explicar o comportamento organizacional, a Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. Para explicar isso, estuda-se a motivação humana. Os autores behavioristas verificaram que o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações.
 Conforme Maslow (1954) "as necessidades humanas estão organizadas em níveis, numa hierarquia e importância e influenciação". Na base da pirâmide estão as necessidades primárias (fisiológicas e de segurança), seguidas de três necessidades secundárias (sociais, autoestima e autorrealização).
 Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito ou adequadamente atendido é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento. 
Comportamento Organizacional
Comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. Por ser sistema cooperativo racional, a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. Por essa razão, a organização caracteriza-se por uma racional divisão do trabalho e hierarquia.
Teoria da aceitação da autoridade
 Autoridade: é um fenômeno psicológico, através do qual as pessoas aceitam as ordens e decisões dos superiores, sob certas condições. Assim, a autoridade depende, não do superior, mas da decisão do subordinado de aceitá-la ou não.
Um subordinado somente aceita uma ordem como autoritária quando quatro condições ocorrem simultaneamente:
- Quando o subordinado pode entender ou compreender a ordem;
- Quando não a julga incompatível com os objetivos da organização;
- Quando não a julga incompatível com seus objetivos pessoais;
- Quando é mental e fisicamente capaz de cumpri-la.
Desse novo conceito de autoridade decorre a enorme importância das comunicações, pois se elas não forem entendidas não gerarão autoridade.
Teoria do equilíbrio organizacional 
 Ao estudar os motivos pelos quais as pessoas cooperam, os behavioristas visualizam a organização como um sistema que recebe contribuições sob a forma de dedicação ou trabalho e em troca oferece incentivos. 
 Os conceitos básicos dessa teoria são:
Incentivos: “pagamentos” feitos pela organização aos seus participantes (salários, oportunidades de crescimento etc).
Utilidade dos incentivos: cada incentivo possui um valor de utilidade que varia de indivíduo para indivíduo.
Contribuições: são os “pagamentos” que cada participante efetua à sua organização (trabalho, dedicação, esforço etc).
Utilidade das contribuições: é o valor que o esforço que um indivíduo tem para a organização, a fim de que esta alcance seus objetivos.
Quais contribuições práticas essas teorias trouxeram para a moderna Administração da empresa?
 As redefinições das teorias trouxeram novos conceitos para a administração de uma empresa. As contribuições de Maslow e Herzberg, forneceram ao administrador importantes métodos para conhecimento da motivação humana, como meio de gerir apropriadamente as pessoas e aproveitar o máximo de seus potenciais cognitivos e afetivos, em prol da sobrevivência da organização.
 É preciso reconhecer que as colaborações da Teoria Comportamental para a administração inauguraram um novo enfoque dentro da teoria administrativa, com a ênfase nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional mais amplo, dinâmico e diversificado, que impulsionaram as organizações modernas e os atuais modelos de gestão praticados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais