Buscar

aula 3 e4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Aluno (a): Rosangela de Oliveira	RGM: 053.4569
Professora: Terezinha Bazé de Lima
Aulas: 03 e 04
Semestre: 7º
Disciplina: Relações Étnico-Raciais na Educação e Educação Indígena.
Participe do Fórum 03 e 04
 2 – Atividade para envio no portfólio. Após o estudo detalhado das aulas 03 e 04, você deve selecionar livros didáticos do ensino fundamental (História, Geografia e Língua Portuguesa) analisar um dos livros para observar a representação da Diversidade Sociocultural, observando imagem, texto, narrativa, visando detectar/perceber a relação entre o livro didático e a construção dos estereótipos, do preconceito e da discriminação e ou da valorização, analisar de fato como negros e índios vem sendo tratados (sua imagem e narrativa) nos livros didáticos. Sistematize a questão, de modo a evidenciar a sua argumentação, num texto escrito até uma 01 lauda e envie em seu Portfólio 04 no ambiente UNIGRAN Virtual. 
Obs. Identificar corretamente o livro analisado (identificando a área/turma que destina autoria, editora e texto analisado (ano e página) devendo trazer nesse texto de até uma lauda, citações do material de aula e do livro analisado. Não esquecer de colocar no final da atividade as referências.
 Introdução
 Falar sobre a pluralidade sociocultural é sempre um assunto complexo tendo em vista a amplitude do assunto, mais também abordar esses temas e valorizá-los, é trabalhar sobre a superação dos preconceitos, os aspectos como o estudo da história da África, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, foram incorporados aos currículos depois da aprovação da Lei 11.645. Os trechos dos livros didáticos analisados trata-se de materiais da Secretaria do colégio Milton dias porto, localizado na cidade de Naviraí, e está sendo utilizado atualmente para o ensino de geografia e historia no ensino fundamental por alunos do 7º ano A e 8º ano C.
 O conteúdo da diversidade étnico-racial, assim como proposto pela legislação estão sendo utilizado nas salas de aulas, a pagina 90 estava sendo trabalhada pela turma do 7º ano, dessa forma, realizar uma comparação entre os alunos que estão trabalhando o tema têm visões que divergem uma das outras, neste contexto, visa à formação de alunos capazes de perceber que a diferença existe sim e daí a necessidade de rever a forma de se trabalhar em sala, devendo-se respeito a cada indivíduo seja ele rico pobre negro branco índio ou não deve ser tratado como um ser único, de acordo com suas características próprias, sem discriminação.
 Por se tratar de um trabalho de pesquisa tive a necessidade de abordar o assunto em duas serie sendo a segunda na disciplina de historia no livro de historia sociedade e cidadania, 8º ano C, página 10 que fala sobre africanos no Brasil como sua dominação em relação a suas resistências ao trazê-los pra cá para trabalhar como escravos. Nesta obra, os autores procuram abordar algumas mudanças que ocorreram na representação social do negro no livro didático atuais, investigando os fatores que as determinaram. A pesquisa realizada demonstrou que, apesar da existência de vários movimentos que trabalham contra a discriminação racial e a favor de uma valorização e aceitação das diferenças como parte fundamental de nossa história, ideias racistas ainda estão sendo eternizadas, inclusive através de ações negativas em nossa sociedade, não podemos concluir definitiva sobre essa questão devido a grande amplitude do assunto, mas é desejo conquistar uma sociedade igualitária. 
 Livros analisados:  Historia Sociedade & Cidadania e Geografia do Mundo Subdesenvolvido
Autores: Alfredo Boulos júnior. nova edição e J. William e Sonia viach editora ática.
Referencias  
CAVALHEIRO, E; Racismo e anti-racismo na educação, repensando nossa escola. São Paulo; 
MENEZES, W; O preconceito racial e sua repercussão na instituição escola. São Paulo; 2002.
WEDDERBURN, C. M; O racismo através dos tempos: da antiguidade a modernidade. São Paulo; 2007.

Outros materiais