Buscar

HISTOLOGIA do Sistema Respiratório

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Histologia do sitema respiratório
O aparelho respiratório é constituído pelos pulmões e um sistema de tubos que comunicam o parênquima pulmonar com o meio externo.No aparelho respiratório tem uma porção condutora, que compreende as fossas nasais, nasofaringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos, e uma porção respiratória (onde têm lugar as trocas de gases), constituída pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.
 Os alvéolos são estruturas de paredes delgadas que facilitam a troca de gases .Existe uma porção condutora que exerce as importantes funções de limpar, umedecer e aquecer o ar inspirado, para proteger o delicado revestimento dos alvéolos pulmonares, e para facilitar a passagem continua de ar, a parede da porção condutora é constituída por uma combinação de cartilagem, tecido conjuntivo e tecido muscular liso, o que lhe proporciona suporte estrutural de flexibilidade e extensibilidade.
A maior parte da porção condutora é revestida por epitélio ciliado pseudo-estratificado colunar com muitas células caliciformes (produção de muco), denominado epitélio respiratório. O epitélio respiratório típico consiste em cinco tipos celulares, o tipo mais abundante é a célula colunar ciliada (transporte de muco). Cada uma possui cerca de 300 cílios na sua superfície apical.
Fossas Nasais:
As fossas nasais são revestidas por uma mucosa com diferentes estruturas.
Distinguem-se nas fossas nasais três regiões: O vestíbulo, a área respiratória e a área olfatória.
O vestíbulo é a porção mais anterior e dilatada das fossas nasais, sua mucosa e continuação da pele do nariz, porém o epitélio estratificado pavimentoso da pele logo perde sua camada de queratina e o tecido conjuntivo da derme dá origem a lâmina própria da mucosa. Os pêlos curtos (vibrissas) e a secreção das glândulas sebáceas e sudoríparas presentes no vestíbulo constituem uma barreira a penetração de partículas grosseiras nas vias áreas.
A área respiratória compreende a maior parte das fossas nasais. A mucosa dessa região é recoberta por epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado, com muitas células caliciformes.
Nasofaringe:
É a primeira parte da faringe, continua caudalmente com a orofaringe, porção oral desse órgão. A nasofaringe é revestida por epitélio tipo respiratório. Na orofaringe o epitélio é estratificado pavimentoso.
Laringe:
É um tubo de forma irregular que une a faringe à traquéia. Suas paredes contêm peças cartilaginosas irregulares e são unidas por tecido conjuntivo fibroelástico. As cartilagens mantêm a luz da laringe sempre aberta, garantindo a livre passagem do ar. As peças cartilaginosas maiores (tireóide, cricóide e a maior parte das aritenóides) são do tipo hialino: as demais são do tipo elástico.
Traquéia:
É a continuação da laringe e termina ramificando-se nos dois brônquios extrapulmonares.
A secreção, tanto das glândulas como das células caliciformes, forma um tubo viscoso contínuo, que é levado em direção a à faringe pelos batimentos ciliares, para remover as partículas de pó que entram com o ar que é inspirado.
 Árvore brônquica
 A traquéia rafimica-se originando-se dois brônquios que, entram nos pulmões através do hilo,pelo hilo também entram artérias e saem vasos linfáticos e veias. Todas essas estruturas são revestidas por tecido conjuntivo denso, sendo o conjunto conhecido por raiz do pulmão.
Brônquios:
 Nos ramos maiores, a mucosa é idêntica à da traquéia, enquanto nos ramos menores o epitélio pode ser cilíndrico simples ciliado. A lâmina própria é rica em fibras elásticas. Segue-se à mucosa uma camada muscular lisa, formada por feixes musculares dispostos em espiral que circundam completamente o brônquio.
 Bronquíolos:
São segmentos intralobulares, eles não apresentam cartilagem, glândulas ou nódulos linfáticos.O epitélio, nas porções iniciais, é cilíndrico simples ciliado, passando a cúbico simples, ciliado ou não, na porção final.
Bronquíolos Terminais:
Denominam-se bronquíolos terminais as últimas porções da árvore brônquica. É revestida internamente por epitélio colunar baixo ou cúbico, com células ciliadas e não ciliadas.
Bronquíolos Respiratórios:
É um tubo curto, com presença de numerosas expansões saculiformes constituídas por alvéolos, onde têm lugar troca de gases.
Ductos Alveolares:
 Os ductos alveolares como os alvéolos são revestidos por epitélio simples plano cujas células são extremamente delgadas.
Alvéolos:
O ducto alveolar termina em um alvéolo único ou em sacos alveolares constituídos por diversos alvéolos.
Os alvéolos são estruturas encontradas nos sacos alveolares, ductos alveolares e bronquíolos respiratórios, constituem as últimas porções da árvore brônquica, sendo os responsáveis pela estrutura esponjosa do parênquima pulmonar. São pequenas bolsas semelhantes aos favos de colmeia, abertas de um lado, cujas paredes são constituídas por uma camada epitelial fina que se apóia num tecido conjuntivo delicado, onde está presente uma rica rede de capilares sanguíneos. Essa parede alveolar é comum a dois alvéolos vizinhos, constituindo, portanto, uma parede ou septo interalveolar.

Outros materiais