Buscar

Apol 2 contabilidade e sociologia

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Para Marx, o capitalismo é um modo de produção que contrasta com os demais modos de produção da história. Marx defendia que na sociedade capitalista as relações de produção são definidas em dois grandes grupos.
 
Quem são esses grupos?
	
	A
	Os sociólogos e os estudantes
	
	B
	Os donos dos meios de produção e os trabalhadores
Você acertou!
Segundo Marx, na sociedade capitalista as relações de produção são definidas em dois grandes grupos: de um lado os capitalistas, donos dos meios de produção necessários para transformar a natureza e produzir mercadorias; do outro, os trabalhadores, ou proletariado, que possuem como propriedade apenas a sua força de trabalho. (p. 94)
	
	C
	Os senhores feudais e os artesãos
	
	D
	Os aristocratas e os escravos
Questão 2/5
Segundo Bazzi (2015) “O patrimônio de uma empresa não é estático, ele sofre constantes modificações e alterações principalmente em razão das movimentações que ocorrem nas contas patrimoniais. ”
A empresa Comercial  Ltda, liquidou uma obrigação de curto prazo.
Assinale dentre as alternativas abaixo aquela que demonstra o resultado da liquidação.
	
	A
	Aumento do Ativo e diminuição do Passivo;
	
	B
	Aumento do Passivo e diminuição do Ativo;
	
	C
	Diminuição do Ativo e do Passivo.
Você acertou!
O lançamento da operação resultará a Diminuição do Ativo e do Passivo, pois o lançamento seria:
Duplicatas a Pagar (hipoteticamente)
a Caixa  (hipoteticamente)
Debitando a conta do Passivo – diminuirá seu saldo
Creditando a conta do Ativo – diminuirá seu saldo.
BAZZI, Samir, Contabilidade em Ação, Curitiba,  Intersaberes, 2015, p.108 e 109
	
	D
	Diminuição do Ativo, do Passivo e aumento do Patrimônio Líquido
Questão 3/5
Em sua obra, Karl Marx procura fazer uma análise do capitalismo com o objetivo de não apenas saber como funciona, mas poder transformar a sociedade, produzir uma nova realidade a partir das contradições do capitalismo.
Analise as seguintes proposições a respeito da visão de Marx sobre o capitalismo.
I. O capitalismo pode ser entendido como a história da expropriação dos trabalhadores, em que eles vão gradativamente perdendo a propriedade dos meios de produção e dos produtos, além do seu saber sobre o trabalho.
II. A ideologia faz com que os homens percebam a sua situação como normal e natural, impedindo-os de perceberem a realidade como realmente se apresenta.
III. Os modos de produção se transformam ao longo da história, mas não exercem muita influência na organização total da sociedade.
IV. Ao contrário de Durkheim, Marx não consegue estabelecer em sua obra uma “lei geral” que explique como a sociedade se organiza e se desenvolve.
V. Uma das principais contradições do capitalismo ocorre entre o desenvolvimento das forças produtoras e as relações sociais e produção.
 
São verdadeiras as seguintes proposições:
	
	A
	I, II e V
Você acertou!
As afirmações I, II e V estão corretas. Marx mostra como a produção da vida exerce grande influência em toda a sociedade (p. 104). A pretensão de Marx se assemelha à de Durkheim, ou seja, descobrir as leis gerais que movem a sociedade. Para ele, o que move a história é a luta de classes (p. 88).
	
	B
	I e V
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I, II, III e IV
Questão 4/5
Segundo Bazzi (2015) “O patrimônio de uma empresa não é estático, ele sofre constantes modificações e alterações principalmente em razão das movimentações que ocorrem nas contas patrimoniais.”
Os fatos administrativos são classificados em: Permutativo, Modificativo e Misto.
Enumere a 2ª coluna de acordo com  a 1ª coluna. Em seguida, assinale a alterantiva correta:
	(P) Fato Permutativo
	( ) As movimentações  ocorrem normalmente envolvendo uma conta patrimonial e uma conta de resultado.
	(M) Fato Modificativo
	( ) Deve ser contabilizado utilizando-se no mínimo três contas, sendo duas patrimoniais e uma de resultado
	(F) Fato Misto
	( )Deve sempre ser contabilizado em conta patrimoniais, sem envolver as contas do patrimônio líquido ou as contas de resultado.
	 
	(  ) Por exemplo, Venda a vista de mercadorias.
	
	A
	M – F – P – M
Você acertou!
FATO PERMUTATIVO: Deve sempre ser contabilizado em conta patrimoniais, sem envolver  as contas do patrimônio líquido ou as contas de resultado.
FATO MODIFICATIVO: As movimentações  ocorrem normalmente envolvendo uma conta patrimonial e uma conta de resultado. Por exemplo, Venda a vista de mercadorias.
FATO MISTO: Deve ser contabilizado utilizando-se no mínimo três contas, sendo duas patrimoniais e uma de resultado.
BAZZI, Samir, Contabilidade em Ação, Curitiba,  Intersaberes, 2015, p.108 e 109
	
	B
	F – M – P -  F
	
	C
	M – P – F – M
	
	D
	F – F – P – M
Questão 5/5
Na análise que Marx faz do capitalismo aparecem categorias importantes para pensarmos a sociedade, como ideologia, classes sociais, estrutura economia e reificação. Relacione os conceitos formulados por Marx que estão enumerados a seguir com as definições apresentadas na sequência:
 
Estrutura econômica da sociedade.
Ideologia.
Reificação.
Classes sociais.
 
( ) É o conjunto de representações características de uma época, produzidas pela prática social, em estruturas sociais e modos de produção determinados.
( ) Define-se com a inserção dos indivíduos nas relações sociais de produção e das formas de propriedade que apresentam.
( ) É o conjunto das relações sociais de produção, formado pelas relações de propriedade, pela divisão do trabalho e pelo nível de desenvolvimento das forças produtivas.
( ) É o processo pelo qual o homem se esvazia de sua humanidade, tornando-se apenas força de trabalho, que confere valor à mercadoria.
 
A alternativa que apresenta a associação correta é:
	
	A
	3, 4, 2, 1
	
	B
	2, 4, 1, 3
Você acertou!
A associação correta é 2, 4, 1 e 3.  Ideologia é o conjunto de representações características de uma época, produzidas pela prática social, em estruturas sociais e modos de produção determinados (p. 98 ). Classe social define-se com a inserção dos indivíduos nas relações sociais de produção e das formas de propriedade que apresentam (p. 92). Estrutura econômica da sociedade é o conjunto das relações sociais de produção, formado pelas relações de propriedade, pela divisão do trabalho e pelo nível de desenvolvimento das forças produtivas (p. 89). Reificação é o processo pelo qual o homem se esvazia de sua humanidade, tornando-se apenas força de trabalho, que confere valor à mercadoria (p. 102).
	
	C
	1, 3, 4, 2
	
	D
	3, 4, 1, 2

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes