Buscar

Ativ 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Espírito Santo
Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas
Departamento de Ciências Contábeis
Av. Fernando Ferrari, nº 514, Campus Universitário, Goiabeiras, CEP: 29075-910, Vitória – ES
Telefone: (27) 3145-5318
	
Disciplina: Contabilidade das Entidades Sem Fins Lucrativos		Turno: Vespertino
Prof. Simone Luiza Fiório
Aluno (a): Mariana Ferreira Dalvi
ATIVIDADE 2 – Postar no AVA
Questão 1) Quais os documentos necessários para que uma associação seja constituída?
R: Registro do Estatuto Social e da Ata de Constituição no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Para o exercício das funções necessita de CNPJ, cadastro municipal, estadual e federal.
Questão 2) Quais os documentos necessários para que uma fundação seja constituída?
R: O registro da fundação depende de autorização do Ministério Público para escritura definitiva em Tabelião de Notas e posterior registro no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
Questão 3) Quais as principais diferenças entre Associação e Fundação?
R: As Associações constituem um agrupamento de pessoas, com uma finalidade comum, perseguindo a defesa de determinados interesses, sem ter o lucro como objetivo. Já as Fundações constituem-se numa universalidade de bens ou direitos, dotados de personalidade e destinados a uma determinada finalidade social, estabelecida pelo seu instituidor. 
Questão 4) Pesquise quais são os benefícios previstos para as instituições qualificadas como OSCIP.
R: Podem receber recursos públicos após firmado o Termo de Parceria. Obtenção da qualificação é mais rápida e menos burocrática, o que facilita o acesso a qualificação às associações e fundações que não tinham acesso a outro certificado ou qualificação. As Oscips que optam por remunerar seus dirigentes poderão ter isenção do imposto de renda e receber doações dedutíveis das empresas doadoras.
Questão 5) Discorra sobre como devem ser tratadas as subvenções governamentais em entidades sem fins lucrativos, após a promulgação do CPC 07 (R1).
R: As subvenções devem ser tratadas nas normas explicativas e devem conter pelo menos as seguintes informações: as subvenções recebidas pela entidade, a aplicação dos recursos e as responsabilidades decorrentes dessas subvenções.
Questão 6) Qual a diferença entre os termos imunidade e isenção?
R: Imunidade é uma hipótese de não-incidência tributária constitucionalmente qualificada, ou seja, prevista na Constituição, limitando os poderes das pessoas políticas de tributar. Isenção é uma hipótese de não-incidência legalmente qualificada. É a dispensa do tributo devido, feita por disposição expressa da lei. A diferença entre imunidade e isenção consiste no seguinte: a imunidade é a dispensa de um tributo por força da constituição, a isenção é a dispensa do tributo por força de lei ordinária.
A imunidade dependerá de um estudo da Constituição Federal enquanto a isenção dependerá da legislação ordinária.
Questão 7) Considerando que a isenção tributária deve ser dada somente às receitas auferidas pelas entidades sem fins lucrativos que integrem seus objetivos sociais, julgue se as receitas abaixo mencionadas devem ou não ser isentas de tributação.
a. Receitas oriundas da exploração de um bar de uma entidade recreativa (clube) sem fim lucrativo, que oferece a seus usuários: piscinas, quadras esportivas, entre outras formas de lazer. SIM, é isento.
b. A mesma entidade recreativa explora uma linha de ônibus para transporte de associados, cobrando pelos serviços prestados. NÃO é isento.
c. Receitas de uma entidade religiosa oriundas de uma livraria, anexa ao Templo, que vende livros religiosos, CDs com músicas religiosas, entre outros artigos que visam a divulgação do evangelho. NÃO é isento.

Outros materiais