Buscar

Latosolos: Características e Manejo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ – UFOPA
INSTITUTO DE BIODIVERSIDADES E FLORESTA – IBEF
DISCIPLINA DE GÊNESE E MORFOLOGIA DE SOLOS
Acadêmicos: Ademir Ficagna, Adriane Sousa, Jobert Rocha, Pedro Souza, Wallace Campos
Docente: Iolanda Maria Soares Reis
LATOSSOLOS
Santarém – Março de 2016
1
O QUE É?
 É a classe de solo de maior ocorrência no país, muito intemperizados, bem drenados, profundos, porosos e permeáveis, com colorações que variam do amarelo ao vermelho escuro com exceção do horizonte A. São geralmente acidificados e possuem baixa fertilidade natural, salvo algumas exceções. A facilidade de mecanização de maior parte de suas áreas de ocorrência tem permitido sua intensa utilização agrícola. 
Fonte: www.agencia.cnptia.embrapa.br
Fonte: www.lagesolos.ufrj.br
IMPORTÂNCIA DO SOLO
 Serve para dar sustentação às plantas, age como armazenador de água e é um filtro natural de poluentes, além de ser um meio de vida para o homem, onde se produz alimentos, construção de casas, estradas e demais necessidades humanas.
Fonte: www.agrolink.com.br
Fonte: www.agencia.cnptia.embrapa.br
IMPORTÂNCIA DO LATOSSOLO
Os latossolos são passíveis de utilização com culturas anuais, perenes, pastagens e reflorestamento.
Apesar do alto potencial para agropecuária, parte de sua área deve ser mantida como reserva para proteção da biodiversidade desses ambientes.
Fonte: www.canaldoprodutor.com.br
FATORES LIMITANTES AO USO AGRÍCOLA
Com aplicações adequadas de corretivos e fertilizantes, aliadas à época propícia de plantio de cultivares adaptadas, obtêm-se boas produções.
Suscetíveis à erosão, requerendo tratos conservacionistas e manejo cuidadoso. A grande percolação de água no perfil desses solos, associada à baixa CTC, pode provocar lixiviação de nutrientes. 
Fonte: imoveis.mitula.com.br
MANEJO DOS LATOSSOLOS
Usar o solo de acordo com a sua aptidão agrícola;
Fazer as correções do solo no que diz respeito à acidez, à saturação por alumínio e à baixa fertilidade;
Observar o teor de argila do latossolo; se estiver próximo do limite de 15%, cuidados especiais devem ser tomados com manejos muito intensivos, principalmente, em sistemas irrigados;
Manter o solo coberto a maior parte do tempo possível, especialmente, no início das chuvas.
Adotar, sempre que possível, manejos conservacionistas como cultivo mínimo e plantio direto.
FORMAÇÃO
Latolização: remoção da sílica e das bases do perfil (Ca2+, Mg2+, K+ etc), após transformação dos minerais primários constituintes.
Formação do horizonte B latossólico.
Fonte: www.agrolink.com.br
São solos minerais;
Fortes a moderadamente drenados;
Não-hidromórficos;
Profundos (normalmente superiores a 2 m);
Bastante intemperizado;
Horizontes B muito espesso (> 50 cm) com seqüência de horizontes A, B e C pouco diferenciados.
CARACTERÍSTICAS:
Fonte: www.agencia.cnptia.embrapa.br
Horizontes A, B e C pouco diferenciados. As cores variam de vermelhas muito escuras a amareladas...
Horizonte A: geralmente apresenta coloração escura (devido a deposição de material orgânico).
Horizonte B: cores mais vivas (variando desde amarelas ou mesmo bruno-acinzentadas até vermelho-escuro-acinzentadas).
Horizonte C: colorações claras.
COLORAÇÃO DOS HORIZONTES
Fonte: marianaplorenzo.com
ONDE OCORRE? 
Fonte: www.agencia.cnptia.embrapa.br
LATOSSOLOS BRUNOS
São comuns na Região Sul do País em grandes altitudes (> 800m), em condições de clima subtropical.
LATOSSOLOS AMARELOS
Os Latossolos Amarelos (LA) encontram-se espalhados em muitas áreas do Brasil. Sua maior expressividade e continuidade de área encontra-se nos platôs litorâneos e amazônicos, onde normalmente desenvolvem-se a partir de sedimentos do Grupo Barreiras (Plio-pleistoceno) e Formação Alter do Chão (Cretáceo). 
LATOSSOLOS VERMELHOS
Encontram-se amplamente distribuídos pelo território nacional com destaque para os estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Observa-se sua pouca ocorrência em alguns estados do norte e do nordeste. Levantamentos mais detalhados em alguns locais do domínio Amazônico têm, entretanto, revelado a ocorrência destes solos. 
LATOSSOLOS VERMELHO-AMARELOS
Ocorrem em praticamente todo o território brasileiro, entretanto, são pouco expressivos nos estados nordestinos e no Rio Grande do Sul.
CONSTITUIÇÃO MINERALÓGICA
Solos constituídos por material mineral, apresentando horizonte B latossólico imediatamente abaixo de qualquer tipo de horizonte A, dentro de 200cm da superfície do solo ou dentro de 300cm, se o horizonte A apresenta mais que 150cm de espessura.
HORIZONTE B LATOSSÓLICO
Apresenta espessura mínima de 50 cm, textura mais fina que franco arenosa com baixos teores de silte, de maneira que a relação silte/argila seja menor que 0,7
Apresenta na fração < 0,05 mm, menos de 4% de minerais primários facilmente decomponíveis, admite-se a presença de pequenas quantidades de argilominerais interestratificado e, ou, ilita, na fração menos que 0,005 mm (silte + argila), porem não deve conter mais que traços de minerais do grupo das esmectitas
A relação molecular SiO 2/Al2O3 (ki) deve ser menor que 2,2;
Não deve apresentar mais que 5% do volume ocupado por materiais pouco alterados, ainda guardando resquícios do material de origem;
A grande estabilidade de agregados, sendo o grau de floculação igual ou próximo de 100%, a exceção dos horizontes mais ricos em matéria orgânica ou eletro positivos;
CTC menor que 13 cmol c/kg, descontada a participação do carbono orgânico; e pouca diferenciação entre subhorizontes.
COMO DETERMINAR UM LATOSSOLO
São solos minerais , não-hidromórficos, profundos (normalmente superiores a 2 m), horizontes B muito espesso (> 50 cm) com seqüência de horizontes A, B e C pouco diferenciados; 
As cores variam de vermelhas muito escuras a amareladas, geralmente escuras no A, vivas no B e mais claras no C. 
Aspecto maciço poroso; 
Estrutura granular muito pequena;
São macios quando secos e altamente friáveis quando úmidos
MINERALOGIA DOS LATOSSOLOS
Os Latossolos são considerados poligenéticos. Experimentaram diferentes situações climáticas ao longo de sua formação. Isso tende a homogeneizar características químicas, morfológicas e mineralógicas. Assim, são considerados solos de mineralogia relativamente simples. Na sua fração grosseira (silte + areia) prevalece quartzo, com menores quantidades de muscovita e alguns feldspatos potássicos quando derivados de rochas ácidas. Magnetita e ilmenita com pequena proporção de quartzo prevalecem quando desenvolvem-se a partir de rochas básicas, com destaque para o basalto, no caso do Brasil. A magnetita pode ser importante fonte de elementos traços. 
Na fração argila são variadas as quantidades de caulinita, gibbsita, goethita e hematita, à depender do tipo de material de origem, da intensidade do intemperismo e drenagem do sistema, entre outros fatores. Menores proporções de vermiculita com hidroxi entre camadas, ilita, anatásio, rutilo, maghemita e mesmo haloisita, também são constatados com frequência em determinados Latossolos (baseado em vários autores estudando Latossolos). Assim, o conceito central dos Latossolos, prevê o domínio de caulinita e óxidos de ferro e alumínio, com menores proporções de outros componentes na fração argila.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais