Buscar

prova exame metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sabe-se que a estrutura básica para apresentação de trabalhos científicos possui elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos textuais são a parte do trabalho em que o assunto é apresentado e desenvolvido. Com base nestas informações, apresente como se estrutura e explique o que compreendem os elementos textuais.
Nota: 33.3
	A estrutura dos elementos textuais é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão ou considerações finais. Pode ser dividido em capítulos e seções e seguem o caminho traçado pelo sumário. A introdução é a apresentação da obra de forma sintética, visa demonstrar a importância e abrangência do assunto. Já o desenvolvimento é o corpo do trabalho, local onde se apresentam os argumentos, a fundamentação teórica. Por último, a conclusão, elemento em que o autor apresenta a sua opinião sobre o que compreendeu do assunto, traz a resposta à questão elaborada na introdução e traz uma síntese interpretativa dos argumentos abordados no desenvolvimento.
O aluno também pode fazer menção às informações desse esquema que consta no material das Rotas de Aprendizagem.
Resposta:Os elementos textuais são a parte do trabalho em que o assunto é desenvolvido , dividido em introdução, parte que introduz o leitor ao assunto é um pequeno texto com informações básicas sobre o tema, pode conter ou não o objetivo do autor , o desenvolvimento, é onde estão contidas todas as informações do trabalho,tudo o que o autor quer transmitir ao leitor, podendo ser dividido por temas, subtema, parágrafos ou não; e por fim a conclusão, que é um pequeno texto que contem as principais informações do trabalho , é um fechamento .Assim as estruturas textuais de um trabalho são Introdução, Desenvolvimento e Conclusão .
Questão 2/3
A metodologia de uma pesquisa procura explicar questões como “O que fazer? Como? Com quê? Onde fazer? Quanto? Quando? Feito por quem?”. Considerando as questões apresentadas, escreva um texto explicando qual é a função da metodologia em uma pesquisa.
Nota: 33.3
	A resposta deve abordar que a metodologia descreve como a pesquisa deve ser realizada, desde a teórica até a de campo (se houver), que ela varia de acordo com as peculiaridades de cada pesquisa, entre eles os objetivos e o problema a ser investigado.
Resposta:A metodologia tem objetivo de facilitar o trabalho, dar ao pesquisador uma noção de onde iniciar e como proceder ao decorrer da pesquisa, torna a escrita padrão o que facilita a compreensão de trabalhos, pode ajudar a diminuir custos . Ha vários tipos de pesquisa e para cada tipo de pesquisa existe um método diferente para trabalhar, uma forma especifica de se buscar informação .
Questão 3/3
A monografia de um aluno não foi aprovada durante sua avaliação como Trabalho de Conclusão de Curso, em razão da utilização de citações no texto, sem a indicação da autoria e a referência da obra consultada. Qual o critério utilizado pelos avaliadores para que esse aluno fosse punido com sua reprovação?
Nota: 33.3
	A resposta deve abordar que a utilização de uma obra sem a realização da citação e da referência da fonte é uma apropriação indevida e antiética de ideias, pois utiliza informações que não são suas sem dar crédito ao autor original, também conhecido como plágio.
Esse aluno não poderia ser aprovado em um trabalho monográfico, sem a devida observância das normas da ABNT para a elaboração de citações e referências.
Em uma instância mais aprofundada, dependendo do trabalho, há que se considerar que além da implicação ética, o plágio é também considerado crime.
Resposta:Os avaliadores consideraram o trabalho desse aluno como plágio , o uso de uma obra , citação sem autoria , é como uma cópia , dessa forma o trabalho não pode ser aceito pois não esta de acordo com as normas da ABNT .

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes