EXERCÍCIOS SOBRE BIOESTATÍSTICA
5 pág.

EXERCÍCIOS SOBRE BIOESTATÍSTICA


DisciplinaBioestatística I4.138 materiais33.279 seguidores
Pré-visualização2 páginas
EXERCÍCIOS SOBRE BIOESTATÍSTICA
Exercícios Propostos
Dada uma população de quatro pessoas, Antônio, Luís, Pedro e Carlos escreva as amostras casuais simples de tamanho 2 que podem ser obtidas.
Descreva três formas diferentes de obter uma amostra sistemática de quatro elementos de uma população de oito elementos, A, B, C, D, E, F, G e H.
Dada uma população de 40 alunos, descreva uma forma de obter uma amostra casual simples de seis alunos.
Organize uma lista de 10 nomes de pessoas em ordem alfabética. Depois descreva uma forma de obter uma amostra sistemática de cinco nomes.
Em uma pesquisa de mercado para serviços odontológicos tomou-se a lista telefônica, onde os nomes dos assinantes estão organizados em ordem alfabética do último sobrenome, e se amostrou o décimo de cada 10 assinantes. Critique esse procedimento.
Um fiscal precisa verificar se as farmácias da cidade estão cumprindo um novo regulamento. A cidade tem 40 farmácias, mas como a fiscalização demanda muito tempo, o fiscal resolveu optar por visitar uma amostra de 10 farmácias. O cumprimento do regulamento que é, evidentemente, desconhecido do fiscal está apresentado na tabela a seguir. Com base na tabela a seguir: (ver a tabela no livro)
Escolha uma amostra para o fiscal;
Estime, com base na amostra, a proporção de farmácias que estão cumprindo o regulamento;
Com base nos dados da população, estime o parâmetro;
Você obteve uma boa estimativa?
 A maneira de fazer a pergunta pode influenciar resposta da pessoa que responde. Basicamente, existem dois tipos de questões: a \u201cquestão fechada\u201d e a \u201cquestão aberta\u201d. Na \u201cquestão fechada\u201d o pesquisador fornece uma série de respostas possíveis e a pessoa que responde deve apenas assinalar a alternativa, ou as alternativas, que lhe convém. A \u201cquestão aberta\u201d deve ser respondida livremente. Imagine que um dentista quer levantar dados sobre hábitos de higiene oral das pessoas de uma comunidade. Escreva uma questão fechada e uma questão aberta.
Uma classe tem quatro alunos. Eles foram submetidos a uma prova e suas notas foram: João, 10; José, 6; Paulo, 4; Pedro, 0. Calcule a média da classe (parâmetro). Depois, construa todas as amostras de tamanho 2 e calcule a média de cada uma (estatísticas). Verifique que a média de estatísticas é igual ao parâmetro.
Um fabricante de produtos alimentícios pede a você para escolher uma cidade do seu Estado para fazer o teste de um novo produto. Como você escolheria a cidade: por sorteio ou usaria o seu julgamento do que considera uma \u201ccidade típica\u201d do Estado?
Pretende-se obter uma amostra dos alunos de uma universidade para estimar o percentual que tem trabalho renumerado. A. qual é a população em estudo? B. qual é o parâmetro que se quer estimar? C. Você acha que se obteria uma boa amostra de alunos no restaurante universitário? D. No ponto de ônibus mais próximo?
Um editor de livros técnicos quer saber se os leitores preferem capas de cores claras com desenhos, ou capas simples de cores mais escuras. Se o editor pedir a você para estudar questão, como você definiria a população do estudo?
Um dentista quer estudar a porcentagem de policiais militares com distúrbio na articulação têmporo-mandibular. Calcule ao tamanho da amostra, considerando que o dentista quer um nível de confiança de 95% (z = 2), uma margem de erro de 8% (d = 8) e que, na população, a porcentagem de pessoas com esse tipo de distúrbio é 35%.
Especifique as seguintes variáveis: a) peso de pessoas; b) marcas comerciais de um mesmo analgésico (mesmo princípio ativo); c) temperatura de pessoas; d) quantidade anual de chuva na cidade de São Paulo; e) religião; f) números de dentes permanentes irrompidos em uma criança; g) número de bebês nascidos em uma maternidade; h) comprimento de cães.
Faça uma tabela para mostrar que, das 852 pessoas entrevistadas sobre determinado assunto, 59 não tinham opinião ou não conheciam o assunto, 425 eram favoráveis e as demais eram contrárias.
Complete a Tabela (ver livro)
Uma doença pode ser classificada em três estágios (leve, moderado e severo). Foram examinados 20 pacientes e obtidos os dados: moderado, leve, leve, severo, leve, moderado, moderado, moderado, leve, leve, severo, leve, moderado, moderado, leve, severo, moderado, moderado, moderado, leve. Com base nestes dados: a)determine a frequência de cada categoria; b)calcule a frequência relativa de cada categoria.
Qual é o erro na distribuição de frequências dada em seguida? (ver tabela no livro)
São dados os tipos de sangue de 40 doadores que se apresentaram no mês em um banco de sangue: B; A; O; A; A; A; B; O; B; A; A; AB; O; O; A; O; O; A; A; B; A; A; A; O; O; O; A; O; A; O; O; A; O; AB; O; O; A; AB; B; B. Coloque os dados em uma tabela de distribuição de frequências.
Dos alunos que fizeram um curso de Estatística, 70% receberam grau B e 5% grau C. Quantos (frequência) alunos receberam grau A, supondo que não tenha sido conferido nenhum outro grau?
Foram avaliadas, por cirurgiões dentistas com especialização em Ortodontia, crianças no estágio de dentadura decídua, entre 3 e 6 anos de idade. Não tinham hábitos de sucção 615. Das demais, 190 tinham o hábito de sucção de polegar, 588 usavam chupeta, 618 usavam mamadeira. Apresente os dados em tabela. Calcule o total e as frequências relativas.
Os pesos dos bombeiros que trabalham em determinada cidade variam entre 70 kg e 118 kg. Indique os limites de 10 classes nas quais os pesos dos bombeiros possam ser agrupados.
O número de enfermeiros em serviço varia muito em um hospital. Foi feita uma distribuição de frequências com as seguintes classes: 20 \u2013 25; 25 \u2013 30; 30 \u2013 35; 35 - 40; 40 \u2013 45; 45 \u2013 50. Qual é o intervalo de classes e qual é o intervalo de toda distribuição?
Desenhe um gráfico de setores para apresentar a distribuição de frequências que você construiu conforme pedido no exercício 2.8.6 (ver no livro)
Uma carta de é retirada ao acaso de um baralho bem embaralhado. Qual é a probabilidade de: a) ser um ás? b) ser uma carta de ouro? c)se um ás de ouro?
Uma urna tem 10 bolas numeradas de 1 a 10. Retira-se uma bola ao acaso. Qual é a probabilidade de essa bola: a) ter número maior do que 7? b) ter numero menor que 7? C) ter número 1 ou 10?
Uma urna tem 15 bolas numeradas de 1 a 15. Retira-se uma bola ao acaso. Qual é a probabilidade de essa bola: a) ter número par? b) ter número impar? c) ter número maior que 15?
Para melhorar as condições de pacientes com determinada doença crônica, existem cinco drogas: A, B, C, D e E. Um médico tem verba para comparar apenas três delas. Se ele escolher três drogas ao acaso para comparar, qual é a probabilidade de: a) a droga A ser escolhida? b) as drogas A e B serem escolhidas?
Dois dados, um vermelho, outro azul, são lançados ao mesmo tempo e se pergunta: a) qual é a probabilidade de ocorrer face 6 no dado vermelho? b) qual é a probabilidade de ocorrer face 6 no dado vermelho, sabendo que saiu face 6 no dado azul?
Um exame feito em jovens que terminaram o curso fundamental mostrou que 20% foram reprovados em matemática, 10% foram reprovados em português e 5% foram reprovados tanto em matemática quanto em português. Os eventos \u201cser reprovado em matemática\u201d e \u201cser reprovado em português\u201dsão independentes?
Um casal tem dois filhos. Qual é a probabilidade de: a) o segundo filho ser homem? b) o segundo filho ser homem, dado que o primeiro é homem?
A probabilidade de determinado teste para a AIDS dar resultado negativo em portadores de anticorpos contra o vírus (falso-negativo) é 10%. Supondo que falsos - negativos ocorrem independentemente, qual é a probabilidade de um portador de anticorpos contra o vírus da AIDS, que se apresentou três vezes para o teste, ter tido, nas três vezes, resultado negativo?
Uma pessoa normal, filha de pais normais, tem um avô albino (aa). Se os outros avós não forem portadores do gene para o albinismo (AA), qual é a probabilidade de essa pessoa ser portadora do gene para o albinismo (Aa)?
Suponha que a probabilidade de uma pessoa ser do tipo sanguíneo O
Daiane
Daiane fez um comentário
eu não consigo achar a resposta desse exercício, nem no livro aparece
0 aprovações
monica
monica fez um comentário
cadÊ as respostas?
0 aprovações
barbara helen
barbara helen fez um comentário
não estou conseguindo ver as respostas
3 aprovações
Ana Luisa
Ana Luisa fez um comentário
ALGUEM JA FEZ ESSA ATIVIDADES?
4 aprovações
Carregar mais