Apol Fundamentos Históricos da Educação e Sistemas de ensino NOTA 100
10 pág.

Apol Fundamentos Históricos da Educação e Sistemas de ensino NOTA 100


DisciplinaFundamentos Historicos da Educacao I81 materiais363 seguidores
Pré-visualização2 páginas
NOTA 100
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O ano de 2009 começou produzindo um evento de grande impacto para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que foi a transformação dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Escolas Técnicas e Agrotécnicas Federais (ETFs e EAF5) e Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para muitos profissionais e gestores dessa modalidade da educação, já se convencionou nomear as novas instituições apenas como Institutos Federais.
 
PACHECO, Eliezer Moreira; CALDAS, Luiz; DOMINGOS SOBRINHO, Moisés. Institutos federais de educação, ciência e tecnologia: limites e possibilidades. In: PACHECO, Eliezer Moreira; MORIGI, Valter. Ensino técnico, formação profissional e cidadania. Porto Alegre: Tekne, 2012. (p. 15)
 
 
 De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base da disciplina, são exemplos de ensino ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia:
 
	
	A
	educação infantil e cursos profissionalizantes.
	
	B
	educação de jovens e adultos e educação a distância.
	
	C
	educação especial e licenciaturas.
	
	D
	educação do campo e educação indígena.
	
	E
	ensino médio integrado ao profissional e bacharelados em engenharias.
Questão 2/10
?A historiografia europeia, numa época em que só havia História científica na Europa, escreveu, desde meados do século XIX e em boa parte do século XX, a História do homem como história da civilização cristã ocidental e, embora menos abertamente, do processo de formação dos principais estados-nações europeus.?
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000200002 acesso em 12/07/15
 
A compreensão de que não existe \u201ca\u201d verdade em história não implica na validade de toda opinião, nem que alguns fatos ou acontecimentos sejam incontestáveis. Nesse contexto, quais devem ser os caminhos para que a explicação histórica possa ser considerada científica?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	A	
Para que a explicação histórica possa ser considerada científica é necessária a descrição detalhada de uma situação-problema, de uma fundamentação metodológica, de uma pesquisa organizada e de referência bibliográfica.
	B	
Alguns caminhos são necessários para considerar científica a explicação histórica: delimitação do problema de pesquisa, metodologia científica, clareza e coerência textual, referências.
 C	
Os caminhos a serem seguidos se referem na existência de um problema de pesquisa claro, de um método de seleção, da organização e da interpretação das fontes e de um referencial teórico.
	D	
Para considerar a explicação histórica científica são necessários seguir alguns caminhos relevantes como: apresentação do problemas e objetivos, metodologia, organização e coerência das ideias principais da pesquisa.
	E	
Os caminhos são necessários para considerar científica são: tema, justificativa, metodologia e cronograma da pesquisa.
Questão 3/10
O estudo da história da educação nos permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes. Possibilita-nos ainda entender a educação como um processo dinâmico, histórico e por isso mutável.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 8)
O estudo da História, historiografia e história da educação: relações e contradições possibilita perceber as diferenças existentes entre a História Tradicional e da Nova História. Sobre essas diferenças, enumere na ordem sequencial, as concepções e suas características.
1 \u2013 Paradigma Tradicional
2 \u2013 Nova História
(  ) Interesse essencial pelo tema política e pela história mundial.
(  ) Historia compreendida como uma narrativa dos acontecimentos, factual e linear.
(  ) Interesse por toda a atividade humana, daí a expressão história total, relacionada aos annales.
(  ) Preocupa-se em realizar análise das estruturas que envolvem as permanências, mudanças e transformações históricas.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	1 \u2013 1 - 2 \u2013 2
	
	B
	2 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 1 
	
	C
	2 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 1
	
	D
	1 -  2 \u2013 1 \u2013 2
	
	E
	2 \u2013 2 \u2013 1 \u2013 2
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira  (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior).
Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/
Acesso em :  01/06/2015
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, a LDB determina que crianças de 6 anos sejam, obrigatoriamente, matriculadas em qual nível de ensino?  Assinale a resposta correta:
	
	A
	Educação infantil.
	
	B
	Ensino fundamental.
	
	C
	Ensino médio.
	
	D
	Educação de jovens e adultos.
	
	E
	Educação básica.
Questão 5/10
A História Nova inspirada na Escola dos Annales compreende que tudo é história, seja homem ou mulher, rico ou pobre e a história da humanidade está em tudo que é produzido por ela.
 
FONSECA, Selma Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003 (p. 9)
 
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais são os principais pontos que permitem visualizar os pressupostos da \u201cnova história\u201d? analise as afirmativas a seguir:
 
I.Analisar as estruturas, permanências, mudanças e transformações históricas, o que implica dialogo com outras áreas de conhecimento.
II.Ressaltar o tema política e conhecimentos gerais e divulgar os fatos e narrativas dos acontecimentos de forma linear.
III. Articular elementos individuais e coletivos, tendências e acontecimentos para compreender eventos históricos.
IV.Compreender a vida, as experiências e o pensamento de pessoas comuns.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III apenas.
Questão 6/10
A pesquisa em história, nos dias atuais, busca averiguar e explicar bem mais do que datas e nomes \u201cimportantes\u201d. Para que historiadores desenvolvam a pesquisa em história considerando a compreensão da vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba, Ibpex, 2011 (p. 18)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais devem ser as principais características do historiador, e que o professor deve ter para que possa desenvolver uma pesquisa científica?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Para desenvolver uma pesquisa científica não é necessário admitir que as percepções e explicações podem ser diferentes a respeito do mesmo acontecimento.
	
	B
	O desenvolvimento da pesquisa científica na proposta da nova História deve contemplar a possibilidade absoluta de objetividade que envolve os fatos e acontecimentos.
	
	C
	Uma pesquisa científica deve compreender de forma mais aprofundada como e por que os eventos e processos ocorrem. 
	
	D
	Para o professor desenvolver a pesquisa científica na nova História deve realizar leitura linear dos fatos valorizando as fontes válidas para a história.
	
	E
	O professor ao desenvolver uma pesquisa cientifica, deve ter em mente que, a pesquisa em história nos dias de hoje, busca averiguar e explicar datas e nomes importantes para a história da humanidade.
Questão 7/10
No Brasil, a história da educação está relacionada
Marta
Marta fez um comentário
1 E- 2 C- 3 A- 4 B- 5 C- 6 C- 7 C- 8 C- 9 D- 10 A.
0 aprovações
Marta
Marta fez um comentário
As respostas só aparecem quando é feito o download.
0 aprovações
Ketlyn
Ketlyn fez um comentário
Não tem as resposta.. somente as perguntas
0 aprovações
Carregar mais