Apol Fundamentos Históricos da Educação e Sistemas de ensino NOTA 100
10 pág.

Apol Fundamentos Históricos da Educação e Sistemas de ensino NOTA 100


DisciplinaFundamentos Historicos da Educacao I81 materiais363 seguidores
Pré-visualização2 páginas
a das Escolas Normais, sendo introduzida no currículo da Escola Normal do Rio de Janeiro a partir de 1928. (..) A disciplina de História da Educação, desde a sua implantação nos currículos das escolas de formação de professores, passou pela programatização
ROBALLO, R. O. B. Historia da educação e a formação de professoras normalistas: as noções de Afrânio Peixoto e de Theodoro Miranda Santos. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação)  Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007 (p. 7-8)
 
No que diz respeito aos aspectos da origem da história da educação como disciplina no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. A história da educação era indiferente para a área pedagógica, pois os livros tinham caráter didático e tradicional.
II. A produção de conhecimento em história da educação foi reconhecida e legitimada devido à expansão dos programas de pós-graduação no Brasil.
III. A disciplina história da educação primeiramente foi atribuída aos cursos de História e Filosofia.
IV. A aproximação dos historiadores ao tema educação, o diálogo e o uso de referenciais teórico-metodológico são aspectos importantes para a origem da disciplina.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas.
	
	B
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas II e III apenas.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Não vou adentrar os problemas trazidos por essa contradição, como também não prosseguirei com questões históricas e políticas do ensino da arte. Porém, é importante lembrar que, hoje, a LDB 9.394/96 não mantém a nomenclatura de educação artística, e sim de arte, como diz o texto do Artigo 26: \u201cA Arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica\u201d.
 
BENVENUTI, Alice. A arte infantil: compreensão dos processos de pesquisa e elaboração e conceitos gráfico-plásticos pela criança e pelo adolescente. In.: LEHENBAUER, Silvana (org). O ensino fundamental no século XXI: questões e desafios. Farroupilha: Editora da ULBRA, 2005. (p. 125)
 
Sendo a Arte um componente curricular obrigatório, de acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina é possível dizer que a música ...
	
	A
	deve ser inserida como disciplina nos currículos escolares.
	
	B
	caracteriza-se como disciplina facultativa, assim como o teatro.
	
	C
	aparece nos currículos em forma de projetos extraclasse.
	
	D
	é ensinada junto com os demais conteúdos da disciplina de artes.
	
	E
	embora seja disciplina no currículo, é facultativa aos alunos.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Os principais programas do FNDE são os seguintes: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar. A maior parte desses programas envolve formação de professores. [...]
 
COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015.  (p. 43)
 
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
 
Assinale a resposta correta:
	
	A
	O transporte escolar destina-se especialmente para cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões de educação do campo.
	
	B
	Embora em algumas escolas da zona rural ainda utilizem o transporte escolar, esse não se faz mais necessário nas capitais e regiões metropolitanas.
	
	C
	Este benefício aplica-se à casos específicos, em que fica comprovada a necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escola próxima à sua residência.
	
	E
	É de responsabilidade do governo oferecer transporte escolar à todas as crianças em idade escolar matriculadas em escolas públicas.
Questão 10/10
Leia o texto a seguir:
 
Consta, no artigo 205 da Constituição Federal, promulgada no ano de 1988, que a educação é um direito de \u201ctodos\u201d, sendo também um dever compartilhado entre o Estado e a família. Ainda, este mesmo artigo, prevê que a educação objetiva o desenvolvimento pleno da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificando-a para o trabalho.
 
Fonte: a autora (texto elaborado por Melissa Probst, exclusivamente para este banco de questões).
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, na época da promulgação da Constituição Federal a educação era ainda...
 
	A 	
bandeira de diversos movimento sociais, como por exemplo o dos sindicalistas urbanos.
	B	
exigência da população pobre e carente de escolas situadas na região agrícola do país.
	C	
existente apenas no âmbito privado e não público, então a Constituição alterou essa situação.
	D	
privilégio da elite da sociedade, a mesma que foi privilegiada pela promulgação da Constituição.
	E	voltada somente ao ensino profissional, visando a formação de mão de obra para a indústria.
Marta
Marta fez um comentário
1 E- 2 C- 3 A- 4 B- 5 C- 6 C- 7 C- 8 C- 9 D- 10 A.
0 aprovações
Marta
Marta fez um comentário
As respostas só aparecem quando é feito o download.
0 aprovações
Ketlyn
Ketlyn fez um comentário
Não tem as resposta.. somente as perguntas
0 aprovações
Carregar mais