Buscar

apols 01,02,03,04,05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
Li-Fi começa a ser testado na Europa. 
A internet poderá transmitir dados na velocidade da luz. Tudo por causa de um inventor escocês que pensou em transformar as lâmpadas em dispositivos capazes de irradiar a conexão de web. A nova tecnologia, chamada Li-Fi – ‘light fidelity’, na sigla em inglês – começou a ganhar forma depois da metade deste ano, quando a primeira fabricante começou a testar as lâmpadas compatíveis em casas, praças, universidades e indústrias na Europa.
(Jornal O estado de São Paulo – estadão.com.br/economia, acessado em 07/12/2015).
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à
 
I - Reserva de mercado é uma condição típica em que um determinado país se fecha para o resto do mundo, principalmente em relação à tecnologia disponível.
II - Em 29 de outubro de 1984, entrava em vigor a Lei nº 7.232, Lei de Informática no Brasil, que trouxe uma típica dificuldade técnica relacionada à tecnologia e ao desenvolvimento de tecnologia no país.
III - No Brasil, início dos anos 90, começou a abertura dos mercados, possibilitando a entrada de novos produtos e tecnologias estrangeiras.
IV -O texto acima demonstra uma clara abertura de mercados às novas tecnologias.
V - Os países que, no passado, optaram pela reserva de mercado são, hoje, os mais desenvolvidos, principalmente na informática.
 
Agora, marque a sequência correta:
 A) V, F, V, V, F 
 B) F, V, V, V, F
 
x C) V, V, V, V, F
?
Os países que se fecharam para o mundo, mantendo uma política de mercado reservado, não se desenvolveram, mas, sim se burocratizaram, propiciando a corrupção e a pobreza. (CAVAGNARI, 2008).
 
 D) V, F, V, F, V 
 E) F, F, V, V, V 
Questão 2/5
Leia o texto a seguir:
Economia brasileira encolhe 1,7% e tem o pior 3º trimestre desde 1996.
Queda do PIB foi generalizada, com forte recuo dos investimentos. A recessão se aprofunda e já é a mais longa desde a década de 1990 
(WWW.estadão.com.br, caderno de Economia, acessado em 01/12/2015).
 
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas, considerando pelo menos duas origens da Abordagem Clássica da Administração.
I - Crescimento acelerado e desorganizado das empresas e necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações para enfrentar a competição.
PORQUE
 
II- Crescimento acelerado e desorganizado das empresas e necessidade de maquinizar a indústria e aumentar a produção.
Assinale a alternativa correta:
 A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
 
 B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
 xC) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
?
No modelo apresentado, a asserção II é falsa, pois foca à necessidade de maquinizar e aumentar a produção na indústria, sendo que o correto é aumentar a eficiência e competência das organizações para enfrentar a competição
 
 D) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
 
 E) As asserções I e II são proposições falsas.
 
Questão 3/5
Analise a questão e responda: (ENADE 2002) A produção em escala se diferencia da produção artesanal em inúmeros aspectos. Quando se observa o indivíduo neste contexto, conclui-se que as características associadas principalmente a produção em escala são:
 A) A especialização do indivíduo, a visão sistêmica, a máxima produtividade e o comprometimento.
 
 B) A especialização do trabalho, a máxima produtividade, visão sistêmica e o padrão de produção.
 
 xC) A divisão do trabalho, a especialização do indivíduo, o padrão de produção e a alienação do processo.
?
Você acertou!
A divisão do trabalho, a especialização do indivíduo, o padrão de produção e a alienação do processo Na produção em escala o trabalhador não possui uma visão limitada da empresa, com conhecimento e visão somente da sua parte produtiva. O trabalhador não participa do planejamento estratégico da empresa, nem possui uma visão contingencial. 
 D O planejamento estratégico, a divisão do trabalho, o tempo padrão e a visão contingencial. 
Questão 4/5
Avalie as asserções sobre a Revolução Industrial abaixo e a relação proposta entre eles:
 
A Revolução Industrial foi marcada por várias transformações, de ordem política, social e econômica.
 
PORQUE
 
Nesse período surgem as fábricas. A indústria manufatureira passa a ser mecanizada com o surgimento das máquinas que substituem o trabalho do homem. O artesão gradualmente é forçado a deixar seu local de trabalho para ser operário na fábrica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 xA) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
?
Você acertou!
A relação aqui se faz em causa-efeito, onde a assertiva I é complementada pela primeira justificando o efeito da Revolução industrial; a alternativa (b) está incorreta, pois ambas se completam, onde temos conceito-justificativa; já a alternativa (c) está incorreta, pois a lógica das duas assertivas são as mesmas; a alternativa (d) é incorreta porque ambas assertivas são verdadeiras; e por fim, a alternativa (e) é incorreta, pois justamente a assertiva II vem justificar a I.
 
 B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
 C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
 D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
 E) As asserções I e II são proposições falsas.
 
Questão 5/5
Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas... Diante de uma larga frente de batalha, procure o ponto mais fraco e, ali, ataque com a sua maior força. (Tzu, A arte da guerra, 2006)
Nesse contexto, marque a resposta correta. A organização militar deu uma contribuição a que princípio da administração:
 A) Organização.
 
 B) Controle.
 
 C) Planejamento
 x D) Direção
?
No sentido de guerra, o estrategista (“estratego ou generalato”) desenvolve o planejamento estratégico e direciona a linhas de batalhas aos oponentes.
 
 E) Estrutura. 
Questão 1/5
O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam bem administradas, ou seja, o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros. A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis (http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/principios-da-administracao-o-conceito-da-administracao-e-suas-funcoes/57654/, acessado em 11/12/2015)
Marque a alternativa correta. De acordo com Fayol, as funções da administração são:
Questão anulada!
 A 
Planejar, Dirigir, Controlar e Coordenar;
 
 B 
Planejar, Organizar, Controlar e Dirigir;
?
Para Fayol, as funções da administração são Planejar, Organizar, Controlar e Dirigir (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
 
 C 
Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar;
 
 D 
Planejar, Intensificar, Motivar e Coordenar.
 
 E 
Planejar, Controlar, Organizar e Dirigir
 
Questão 2/5
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras,
faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, nos problemas de produção, e usando a psicologia para aumentar a produtividade.
Essa ênfase no processo é de:
 A Gantt.
?
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade. Nas incorretas, podemos discutir: na alternativa (b) é incoerente, pois Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas; no caso da alternativa (c) a ênfase no sistema produtivo é com de Taylor na alternativa (d) é errada, pois Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga; por fim, a alternativa (e) Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
 
 B Fayol. 
 C Taylor. 
 D Gilbreth. 
 E Musnsterberg. 
Questão 3/5
Os estudo de Taylor sobre o desempenho dos funcionários, remuneração e mesmo falhas administrativas, permitiram o início do Movimento da Administração Científica. A palavra científica vem de ciência, ou seja, houve um interesse científico sobre o assunto. Da mesma forma, foram divididios esse movimento em três momentos na administração científica.
Avalie as afirmações seguintes sobre a fase III:
 
I – Remuneração por dia ou peça produzida.
II – Conveniência de uma área de planejamento.
III – Padronização de ferramentas e instrumentos.
IV – Remuneração de piece-rate system (um sistema de pagamento por peça).
 
É correto o que se afirma em
 A I, apenas. 
 B 
IV, apenas
 
 C 
I e IV apenas.
 
 D 
II e III apenas.
?
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois apenas as afirmações II e III fazem parte da fase III, as demais pertencem à fase I.
 
 E III e IV apenas. 
Questão 4/5
Vimos nas aulas e no livro base que para o gestor tomar decisões é necessário que faça um levantamento de todos os dados relativos à empresa e aos problemas organizacionais, para que assim possa tomar as devidas providências e verificar a melhor opção na tomada de decisão.
Qual a ferramenta principal que os gestores deverão utilizar para que as decisões propostas sejam viáveis às realidades vividas pela empresa?
 A Reengenharia; 
 B 
Downsizing;
 
 C 
Visão Sistêmica;
 
 D 
Diagnóstico.
?
Diagnóstico organizacional é uma radiografia da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão. Pode ser desenvolvido com uma abordagem mais geral de todo o contexto da gestão ou ter focos específicos em determinados processos (CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
 
 E 
Controle
 
Questão 5/5
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas podemos definir que um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais. A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar os esforços dos liderados. Porém, é necessário estabelecer uma profunda relação entre liderança e os conceitos básicos das teorias da motivação.
Qual é a relação que deve ocorrer entre eles?
 A 
A expectativa dos indivíduos sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho.
?
Você acertou!
A pessoa é motivada essencialmente pela necessidade de estar junto, de ser reconhecida, de receber adequada comunicação (Elton Mayo in CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
 
 B 
Objetivos genéricos e abrangentes, que dão margem para diferentes interpretações e ações, são uma importante fonte de motivação no trabalho. Os indivíduos tendem a se esforçar e a melhorar seu desempenho, quando acreditam que esse desempenho diferenciado resultará em recompensas para o grupo.
 
 C 
Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, quando seu intuito é estimular os esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.
 
 D 
Todos os indivíduos possuem elevadas necessidades de poder, e a busca por atender a essas necessidades direciona os seus esforços individuais.
 
 E 
Os indivíduos não possuem elevadas necessidades de poder.
Questão 1/5
O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam bem administradas, ou seja, o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros. A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis (http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/principios-da-administracao-o-conceito-da-administracao-e-suas-funcoes/57654/, acessado em 11/12/2015)
Marque a alternativa correta. De acordo com Fayol, as funções da administração são:
Questão anulada!
 A) Planejar, Dirigir, Controlar e Coordenar;
 
 xB) Planejar, Organizar, Controlar e Dirigir;
?
Para Fayol, as funções da administração são Planejar, Organizar, Controlar e Dirigir (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
 
 C) Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar;
 
 D) Planejar, Intensificar, Motivar e Coordenar.
 
 E) Planejar, Controlar, Organizar e Dirigir
 
Questão 2/5
O surgimento da fábrica na Revolução Industrial impulsionou a produção, que aconteceu sem padrão e sem processo produtivo. Em outras palavras, faltava eficiência na produtividade. Quer dizer, produzir mais com menos. Assim, alguns autores se destacam em pensar a empresa e o processo produtivo através da eficiência, como por exemplo, nos problemas de produção, e usando a psicologia para aumentar a produtividade.
Essa ênfase no processo é de:
 xA) Gantt.
?
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois Gantt lida com os problemas de produção e usou a psicologia para aumentar a produtividade. Nas incorretas, podemos discutir: na alternativa (b) é incoerente, pois Fayol começou na cúpula administrativa, buscando a definição das funções administrativas; no caso da alternativa (c) a ênfase no sistema produtivo é com de Taylor na alternativa (d) é errada, pois Gilbreth dá ênfase, por exemplo no estudo da fadiga; por fim, a alternativa (e) Munsterberg contribuiu para o fortalecimento da psicologia industrial e seu estabelecimento como um importante ramo da administração de empresas.
 
 B) Fayol. 
 C) Taylor. 
 D) Gilbreth. 
 E) Musnsterberg. 
Questão 3/5
Os estudo de Taylor sobre o desempenho dos funcionários, remuneração e mesmo falhas administrativas, permitiram o início do Movimento da Administração Científica. A palavra científica vem de ciência, ou seja, houve um interesse científico sobre o assunto. Da mesma forma, foram divididios esse movimento em três momentos na administração científica.
Avalie as afirmações seguintes sobre a fase III:
 
I – Remuneração por dia ou peça produzida.
II – Conveniência de uma área de planejamento.
III – Padronização de ferramentas e instrumentos.
IV – Remuneração de piece-rate system (um sistema de pagamento por peça).
 
É correto o que se afirma em
 A) I, apenas. 
 B) IV, apenas
 
 C) I e IV apenas.
 
x D) II e III apenas.
?
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (d), pois apenas as afirmações II e III fazem parte da fase III, as demais pertencem à fase I.
 
 E) III e IV apenas. 
Questão 4/5
Vimos nas aulas e no livro
base que para o gestor tomar decisões é necessário que faça um levantamento de todos os dados relativos à empresa e aos problemas organizacionais, para que assim possa tomar as devidas providências e verificar a melhor opção na tomada de decisão.
Qual a ferramenta principal que os gestores deverão utilizar para que as decisões propostas sejam viáveis às realidades vividas pela empresa?
 A) Reengenharia; 
 B) Downsizing;
 
 C) Visão Sistêmica;
 
 xD) Diagnóstico.
?
Diagnóstico organizacional é uma radiografia da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão. Pode ser desenvolvido com uma abordagem mais geral de todo o contexto da gestão ou ter focos específicos em determinados processos (CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013).
 
 E) Controle
 
Questão 5/5
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas podemos definir que um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais. A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar os esforços dos liderados. Porém, é necessário estabelecer uma profunda relação entre liderança e os conceitos básicos das teorias da motivação.
Qual é a relação que deve ocorrer entre eles?
x A) A expectativa dos indivíduos sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho.
?
Você acertou!
A pessoa é motivada essencialmente pela necessidade de estar junto, de ser reconhecida, de receber adequada comunicação (Elton Mayo in CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)
 
 B) Objetivos genéricos e abrangentes, que dão margem para diferentes interpretações e ações, são uma importante fonte de motivação no trabalho. Os indivíduos tendem a se esforçar e a melhorar seu desempenho, quando acreditam que esse desempenho diferenciado resultará em recompensas para o grupo.
 
 C) Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, quando seu intuito é estimular os esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.
 
 D) Todos os indivíduos possuem elevadas necessidades de poder, e a busca por atender a essas necessidades direciona os seus esforços individuais.
 
 E) Os indivíduos não possuem elevadas necessidades de poder.
 
 
Questão 1/5
A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, por meio da Administração Científica, e na estrutura organizacional, como na Teoria Clássica, para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.
Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais (tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico). Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações (http://www.portal-administracao.com/2015/03/teoria-das-relacoes-humanas-conceito.html, acessado em 11/12/2015)
Leia o texto e faça uma comparação com a imagem.
Fonte: http://www.portal-administracao.com/2015/03/teoria-das-relacoes-humanas-conceito.html, acessado em 11/12/2015)
Agora, marque a alternativa correta: O Estudo das Relações Humanas desenvolvido por Elton Mayo nasceu para:
 xA) Corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho;
?
Você acertou!
necessidade de se humanizar e democratizar a Administração (movimento tipicamente americano) e o desenvolvimento das ciências humanas, psicologia e sociologia (MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2009).
 
 B) Corrigir a democracia que já existia na relação de trabalho; 
 C) Corrigir e aumentar a entropia nas relações de trabalho;
 
 D) Adequar as relações autocráticas para serem aplicadas na empresa como um todo;
 
 E) Corrigir os abusos praticados pelos capatazes.
 
Questão 2/5
Leia a seguinte frase: Para que os processos ficassem claros, uma determinada empresa A selecionou através de recrutamento interno, um novo Gerente de Processos, e quem ocupou a vaga foi um funcionário, relativamente com pouco tempo de casa, criando um questionamento dentre os que possuíam mais de cinco anos de atividades prestadas na empresa. O critério que fez com que o novato assumisse o cargo, foram as habilidades que reunia para o cumprimento de sua tarefa. Segundo Robert Katz (in (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013)).
Analise as frases a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
1.( ) Habilidades Técnicas;
2.( ) Habilidades Autocráticas;
3.( x) Habilidades Humanas;
4.( ) Habilidades Conceituais.
Agora, marque a alternativa correta:
Questão anulada!
 A) V, F, V, V,
 
 B) F, V, V, V 
 C) F, V, F, F 
 D) V, F, V, F 
 xE) F, F, V, F
?JUSTIFICATIVA: para Chiavenato a frase correta é: Habilidades Humanas. (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2013) 
Questão 3/5
José, gestor de serviços da Empresa “A”, comanda uma equipe com pessoas que têm aversão ao trabalho, precisam ser dirigidas e premiadas materialmente para se esforçarem. Antônio, por sua vez, gestor de serviços da Empresa “B”, comanda uma equipe com pessoas que aceitam responsabilidades e são compromissadas com o objetivo da organização. 
É correto afirmar que o gestor da empresa:
 a) “A” e o da “B” adotam o estilo de gestão da Teoria Y;
 
 x b)“A” adota o estilo de gestão da Teoria X;
?
Você acertou!
Letras B
Segundo a Teoria X de McGregor, as pessoas são preguiçosas e indolentes; as pessoas tendem a evitar o trabalho e a responsabilidade para se sentirem seguras. (CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. – capítulo 5)
 
 C c) “A” adota o estilo de gestão da Teoria Z;
 
 D d) “A” e o da “B” adota o estilo de gestão da Teoria X;
 
Questão 4/5
Na Administração, diversas são as áreas de conhecimento que podem contribuir para a formação do administrador. Dessa forma dizemos que a Administração é um campo de saber interdisciplinar: muitas são as áreas da ciência (disciplinas) que contribuem para que se constitua o saber administrativo, ou sejam, economia, sociologia, psicologia, matemática, história, filosofia e antropologia são algumas das ciências que mais contribuem para a construção da Ciência da Administração (CAVAGNARI, 2008).
Marque a resposta correta.
Influenciaram a administração...
 A) A Igreja Católica, a organização militar e a Revolução Industrial.
 
 B) Os filósofos, os economistas liberais e os pioneiros empreendedores.
 
 C) Filósofos, organização militar e a Revolução Industrial.
 
 D) Pioneiros empreendedores, Igreja Católica e filósofos.
 
 xE) Todas as alternativas.
?
Você acertou!
a Administração, por ser uma ciência jovem e multidisciplinar obtém respostas e influencias de outras linhas de conhecimentos.
 
Questão 5/5
As teorias pioneiras de gestão (teoria científica e teoria clássica) baseavam-se nesta visão de homo economicus. Para elas, o homem seria motivado exclusivamente pela busca de dinheiro e pelas recompensas materiais e salariais do trabalho. Contudo, em 1927, Elton Mayo coordenou uma pesquisa para a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, que ficou conhecida como “Experiência de Hawthorne”. Sendo
essa experiência dividida em quatro fases.
Avalie as afirmações seguintes sobre a fase III.
 
I – Comprovou-se a preponderância do fator psicológico frente aos fatores fisiológicos.
II – Revelação da existência de uma organização informa, onde a ideia de grupo informal indica que os trabalhadores se mantêm unidos e leais ao grupo.
III – Concluiu-se que uma supervisão mais branda motivava a produtividade; um ambiente mais amistoso e sem pressões, no qual a conversa era permitida, aumentava a satisfação no trabalho. 
IV – Observou-se que, ao atingir um determinado nível de produção que o grupo julgasse normal e suficiente, eles reduziram o ritmo de trabalho, para que novas metas não fossem sugeridas.
 
É correto o que se afirma em:
x A) II, apenas.
?
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois apenas a afirmação II pertence a terceira fase de estudos, sendo que a afirmação I pertence a primeira fase; a afirmação III pertence a segunda fase; e a afirmação IV pertence a quarta fase.
 
 B) IV, apenas.
 
 C) I e IV apenas. 
 D) II e III apenas. 
 E) III e IV apenas. 
Questão 1/5
Com base nos processos e objetivos, e nos conceitos de eficiência e eficácia, assinale a alternativa que estabelece uma relação correta entre esses elementos.
x A) Uma tela de OLED (LED orgânico) das novas TVs de ultra resolução, tem em sua fabricação um processo tão minucioso, tão preciso, que o seu funcionamento na área de testes é eficácia comprovada.
?
Você acertou!
Os conceitos de eficiência e eficácia também se aplicam a unidades e não apenas a um todo. Nesse caso, não só a empresa é eficiente ou eficaz, sendo dividida em cada departamento, onde os processos bem elaborados, muitas vezes mecânicos, podem ser eficientes. Para serem eficazes, dependem de resultados, ou seja, de objetivos atingidos. Assim, a alternativa correta é a (A), eficaz no objetivo de obter uma tela com funcionamento que se espera.
 
 B) Fazendo um levantamento nos resultados da empresa, chegamos à conclusão que os departamentos de RH, produção e financeiro foram muito eficientes. Essa com certeza é uma empresa eficaz.
 
 C) O departamento comercial atingiu todas as suas metas estipuladas, embora não tenha seguido as orientações como determinado. De qualquer forma o departamento foi muito eficiente.
 
 D) A matéria prima chegou como de costume, as máquinas estão bem calibradas, mas o setor de polimento atrasou o fechamento do lote. Um pequeno atraso não torna essa empresa menos eficiente, e nem menos eficaz. 
Questão 2/5
Em relação a Eficiência e Eficácia, analise as afirmativas a seguir:
I. A eficácia, ao fazer mais com menos, diminui as chances de erros ligando o trabalho em equipe com a motivação almejada e prevista.
II. A eficácia é a mais importante, pois é indispensável ao gestor apresentar os resultados esperados
III. A eficácia é o processo de atingimento das metas impostas, aproveitando as necessidades do mercado.
IV. A eficácia conciliada com a eficiência apresenta os resultados desejados, qualidade com baixos custos.
 
Está CORRETO o que consta APENAS em:
 A) I, II;
 
 B) I, III e IV;
 
 xC) II e IV;
?
Você acertou!
É indispensável para a empresa um gestor eficaz, pois a empresa precisa de resultados.
Ao mesmo tempo, a eficácia quando conciliada com a eficiência, apresenta os melhores e desejados resultados: qualidade com baixo custo. 
 
 
 D) II, III e IV.
 
Questão 3/5
Considerando as principais características do planejamento estratégico, assinale a alternativa correta que demonstra uma dessas características.
 xA) Todo esse alinhamento necessário ao qual objetivamos a qualidade nos nossos produtos e o bem estar dos nossos clientes, fornecedores e funcionários, tem um único propósito, lucros maiores.
?
Você acertou!
As principais características de um planejamento estratégico são; o pensamento sistêmico dos gestores; a integração da equipe para o planejamento e controle dos projetos; uma boa coordenação de todos os recursos para o objetivo; uma direção ou gestão estratégica; uma organização estratégica; o foco principal nos objetivos financeiros, de preferência, lucros maiores. A única alternativa plausível é a alternativa (A), onde a eficiência é clara e o foco é pelos lucros.
 
 B) A ordem é faturar. Por isso não devemos nos ater a impasses burocráticos da empresa e buscar nossos objetivos a todo custo.
 
 C) O departamento financeiro orientou o departamento comercial para aumentar suas vendas e corrigir possíveis necessidades de caixa. O comercial por sua vez pediu autonomia, principalmente acerca de recursos para promoções, sem monitoramento ou qualquer controle. Sem muita condição de negociar e sem imposições, o departamento financeiro concordou.
 
 D) Alguns novos termos de qualidade foram objetivados na empresa. Assim, seria necessário a participação de um representante de cada departamento da empresa. Dado esse objetivo, cada um planejou sua área e se reportaram à diretoria com suas ideias.
 
Questão 4/5
(Inmetro/SC - 2010) Analise as frases contidas em cada uma das alternativas abaixo, e em seguida escolha a única que possui uma afirmação correta.
 A0 Eficiência Organizacional significa minimização da produção de bens e serviços.
 
 B) Eficiência Organizacional significa maximização de energias consumidas pela produção de bens e serviços.
 
 C) Eficiência Organizacional significa maximização das despesas e minimização da produção de bens e serviços.
 
 xD) Eficiência Organizacional significa minimização das quantidades de matérias-primas e energia consumida pela maximização da produção de bens e serviços.
?
Você acertou!
A eficiência significa “fazer mais com menos”. Na empresa, a eficiência organizacional segue o mesmo princípio, produzir mais bens ou serviços com menos quantidade de matéria prima.
 
Questão 5/5
A Administração por Objetivos (APO) é um sistema de metas utilizado na organização, a expressão surgiu com Peter Drucker em 1954. Assinale abaixo qual é o objetivo da APO:
 A) melhorar o processo produtivo através da organização de um ambiente de trabalho mais iluminado, e remunerando o colaborador melhor financeiramente;
 
 B) estimular o trabalho em equipe, pois há muita coerção do grupo de trabalho para a prática da eficiência organizacional;
 
 C) ser mais eficaz na parte interna da empresa, produzindo mais produtos com menos quantidade;
 
x D) aumentar a produção através de um alinhamento entre as metas pessoais com os objetivos organizacionais, compartilhando a percepção entre gerente e colaborador.
?
Você acertou!
A APO tem por objetivo estabelecer um conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior, proporcionando uma interligação entre os vários objetivos departamentais. Acredita-se que o colaborador estará mais envolvido e comprometido com o sucesso da organização, pois os objetivos foram estabelecidos entre ele e seu superior.
 
Questão 1/5?
Considere os conceitos relacionados à produção “Just-in-case” e assinale a frase que demonstra esse processo produtivo.
 A) Nesta fábrica a produção depende de diversos fatores. Entre eles, caso estejamos produzindo, a reposição de estoque acontece em tempo real.
 
 B) As caixas de peças estão sempre abastecidas, o que demonstra uma efetividade neste processo de fabricação, sempre constante e dependente de pedidos.
 
 C) Temos um problema. O fornecedor de engrenagens teve um acidente e comprometerá uma das linhas de produção pelas próximas horas, dada a falta do produto.
 
 D) A matéria prima chegou como de costume, assim, estamos em uma situação tranquila quanto ao procedimento de produção, ou seja, se precisar, teremos estoque para produzir. 
Diferentes espécies de estruturas organizacionais foram necessárias para tocar diferentes estratégias e enfrentar diferentes ambientes. Ao idealizar a teoria
contingencial, Lawrence e Lorsch (1973, p. 234) enfatizam que ela está pautada no “exame da interação entre qualquer parte principal de uma empresa e os aspectos relevantes de seu ambiente externo”.
Considerando a teoria contingencial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
Durante todo o tempo em que uma empresa pertence a uma indústria cujos mercados, fontes de matérias-primas e processos produtivos permanecem invariáveis, são poucas as decisões empresariais... mas quando a tecnologia, mercado e fontes de suprimento mudam rapidamente, os defeitos da estrutura se tornam evidentes”.
 
PORQUE
 
Diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
 A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
 B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
 C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
 D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
 E) As asserções I e II são proposições falsas.
 
Avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre eles:
O Japão destruído e precisando se reerguer implantou em seus setores produtivos o conceito fundamental de evitar o desperdício e de buscar a melhoria contínua, aprimorando sempre seus produtos por meio do “fazer bem feito e na primeira vez”.
 
PORQUE
 
Depois da guerra a escassez de recursos provocou enormes dificuldades que só se amenizaram com um trabalho metódico e duro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
 A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
 B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
 C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
 D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
 E) As asserções I e II são proposições falsas.
 
Processos de produção Lean utilizam diversas ferramentas e métodos de tratamento e movimento de estoques. Um dos métodos muito conhecidos é o Push ou empurrado na sua tradução usual. Assim, avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta que exemplifica esse método empurrado de produção.
 I. Às quatro horas da manhã o padeiro começa a produção de pães, para que às 7h da manhã, em ponto, os pães já estejam disponíveis aos clientes.
II. Nossos clientes estão sempre bem abastecidos. Basta pedir a bicicleta que quiser que entregamos no ato, claro, qualquer uma que tenhamos disponível.
III. Não há problemas no atendimento desta loja de esportes online. Todo e qualquer equipamento que você precisar, poderá adquirir sem problemas. O prazo de entrega geralmente não ultrapassa duas semanas.
IV. A Amazon tem um estoque gigantesco, dada a variedade de produtos que entrega. Um deles são os livros impressos. O estoque está sempre sendo reposto a cada novo pedido.
 A) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
 
 B) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
 
 C) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
 
 D) Apenas as alternativas II e III estão corretas. 
A cultura japonesa é fortemente pautada no espírito de equipe, princípios de disciplina e ética das relações. Esta combinação possibilitou organizações com objetivos compartilhados entre seus membros e coesas, diferentemente da cultura individualista presente nos países ocidentais.
Considerando o texto acima e a influência da cultura japonesa no modelo Toyota de produção, avalie as afirmações abaixo.
I. A eliminação do desperdício, os japoneses aliaram outro ingrediente importante do modelo de administração: o trabalho em equipe. A cultura japonesa apresenta forte senso de coletividade, que ajuda a criar um senso de interdependência entre as pessoas.
II. A sociedade japonesa é individualista, o que permite que o indivíduo passe a pensar mais nos outros do que em si.
III. O fato de estar em grupo permite que as pessoas se sintam inseguras, isoladas para que consigam eliminar o desperdício na produção.
 A) I, apenas.
 
 B) III, apenas.
 
 C) I e II, apenas. 
 D) II e III, apenas.
 
 E) I, II e III.
 
Questão 1/5
Diante da escassez de recursos causada pela Segunda Guerra Mundial o modelo fordista era inviável de ser aplicado, a Toyota precisava simplificar e modificar o sistema de Ford. Dessa forma, nasceu o elemento básico do sistema toyotista: a eliminação de desperdícios.
Analise principais ideias para a eliminação do desperdício do sistema Toyota, e enumere na ordem sequencial:
 I - Just in time.
 II - Kanban.
III. Kaizen.
 
( ) São sinais visuais que informam o estágio em que está o produto na linha de produção.
( ) Visa a diminuição dos estoques, pois alinha a produção dos fornecedores com a produção para os clientes.
( ) É a melhoria contínua de todos os processos e atividades que resultam no produto final até sua entrega ao cliente.
Agora, marque a sequência correta:
A
 
I, II, III.
 
B
 
I, III, II.
 
C
 
II, I, III.
 
D
 
) III, I, II.
 
E
 
III, II, I.
 
 
Questão 2/5
Processos de produção Lean utilizam diversas ferramentas e métodos de tratamento e movimento de estoques. Um dos métodos muito conhecidos é o Push ou empurrado na sua tradução usual. Assim, avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta que exemplifica esse método empurrado de produção.
 I. Às quatro horas da manhã o padeiro começa a produção de pães, para que às 7h da manhã, em ponto, os pães já estejam disponíveis aos clientes.
 II. Nossos clientes estão sempre bem abastecidos. Basta pedir a bicicleta que quiser que entregamos no ato, claro, qualquer uma que tenhamos disponível.
 III. Não há problemas no atendimento desta loja de esportes online. Todo e qualquer equipamento que você precisar, poderá adquirir sem problemas. O prazo de entrega geralmente não ultrapassa duas semanas.
 IV. A Amazon tem um estoque gigantesco, dada a variedade de produtos que entrega. Um deles são os livros impressos. O estoque está sempre sendo reposto a cada novo pedido.
A
 
Apenas as alternativas I e II estão corretas.
 
B
 
Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
 
C
 
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
 
D
 
Apenas as alternativas II e III estão corretas.
 
 
Questão 3/5
A Teoria Contingencial apresenta como principal característica o fato de considerar as empresas como um sistema aberto, e, as organizações têm uma interação entre si e o ambiente.
Considerando a teoria contingencial, avalie as afirmações abaixo.
I. Propõe que as organizações não conseguem alcançar eficácia a partir de um único modelo organizacional.
 II. Segundo essa teoria, variações no ambiente externo das empresas e a descoberta de novas tecnologias influenciam diretamente a estrutura organizacional.
 III. A partir da descoberta das organizações mecanísticas e orgânicas, verificou-se que a primeira operava em um ambiente instável, enquanto a segunda, em um ambiente estável.
 
É correto o que se afirma em:
A
 
I, apenas.
 
B
 
III, apenas.
 
C
 
I e II, apenas.
 
D
 
II e III, apenas.
 
E
 
I, II e III.
 
 
Questão 4/5
Diferentes espécies de estruturas organizacionais foram necessárias para tocar diferentes estratégias e enfrentar diferentes ambientes. Ao idealizar a teoria contingencial, Lawrence e Lorsch (1973, p. 234) enfatizam que ela está pautada no “exame da interação entre qualquer parte principal de uma empresa e os aspectos relevantes de seu ambiente externo”.
Considerando a teoria contingencial, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
 
Durante todo o tempo em que uma empresa
pertence a uma indústria cujos mercados, fontes de matérias-primas e processos produtivos permanecem invariáveis, são poucas as decisões empresariais... mas quando a tecnologia, mercado e fontes de suprimento mudam rapidamente, os defeitos da estrutura se tornam evidentes”.
 
PORQUE
 
Diferentes ambientes levam as empresas a adotar novas estratégias e as novas estratégias exigem diferentes estruturas organizacionais.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
 
B
 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
 
C
 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 
D
 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 
E
 
As asserções I e II são proposições falsas.
 
 
Questão 5/5
Considere os conceitos relacionados à produção “Just-in-case” e assinale a frase que demonstra esse processo produtivo.
A
 
Nesta fábrica a produção depende de diversos fatores. Entre eles, caso estejamos produzindo, a reposição de estoque acontece em tempo real.
 
B
 
As caixas de peças estão sempre abastecidas, o que demonstra uma efetividade neste processo de fabricação, sempre constante e dependente de pedidos.
 
C
 
Temos um problema. O fornecedor de engrenagens teve um acidente e comprometerá uma das linhas de produção pelas próximas horas, dada a falta do produto.
 
D
 
A matéria prima chegou como de costume, assim, estamos em uma situação tranquila quanto ao procedimento de produção, ou seja, se precisar, teremos estoque para produzir.
 
 
Meu Gabarito:
1C
 
2A
 
4A
 
3C
 
5D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais