Buscar

Um aprendizado para a vida - O óleo do Lorenzo

Prévia do material em texto

UM VERDADEIRO ATO DE AMOR
Osnelly Mendonça Osório, 
Aluna de Administração Pública
da UNILAB.
MILLER, G. MITCHEL, D. O óleo de Lorenzo. [Filme-vídeo]. Produção de Doug Mitchel, direção de George Miller. Estados Unidos, Universal Pictures Internacional, 1992. 1 DVD, 129 min. color. son.
George Miller nasceu em Brisbane (Austrália), no ano de 1945. É um produtor de filmes, diretor de cinema, roteirista e médico australiano. 
O filme, O óleo de Lorenzo, retrata uma história real, de um casal de historiadores que descobre que o seu filho, de apenas seis anos, sofre de uma doença rara e incurável diagnosticada como adrenoleucodistrofia (ALD). Esta doença provoca a degeneração do cérebro, provocado pelo acúmulo de gorduras saturadas levando o paciente a morte em pouco tempo. 
Os médicos não sabiam como tratá-lo, e havia pouca pesquisa sobre a doença. Os pais do menino não se conformaram com o fracasso dos médicos e com a falta de medicamentos para a doença. Assim, decidiram estudar e pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que pudesse deter o avanço da doença, de caráter hereditário, transmitida geneticamente pela mãe.
Os pais de Lorenzo abalados pela situação, passaram dias e noites em bibliotecas fazendo o estudo do caso do seu filho, e quando constatavam alguma informação relevante procuravam médicos e professores de medicina, para discutirem suas ideias a fim de encontrar algo que amenizasse o sofrimento de Lorenzo. Nessa incansável busca pela cura, encontraram diversas barreiras por serem leigos no assunto e o preconceito por não serem formados em biomedicina.
Assim sendo, depois de muitos estudos, pesquisas e testes os pais de Lorenzo descobrem um óleo, que não curava efetivamente a doença, mas que estagnava a mesma. Eles sabiam, por exemplo, que o óleo era tóxico para ratos, levando-os à morte, mas tiveram a coragem de ministrar em seu filho e mostrar ao mundo que o óleo é inofensivo aos humanos e que podia reverter e principalmente evitar os efeitos catastróficos da ALD.
Com o uso desse óleo, Lorenzo não voltou ao seu estado normal, apenas paralisou a doença e através de diversos tratamentos conseguiu melhoras significativas. A partir do momento que foi inserido o óleo de Lorenzo na comunidade médica, o produto não foi só utilizado para os pacientes que sofrem de ADL, mas também, foram descobertas diversas outras utilidades e funcionalidades dentro do organismo.
O filme é uma verdadeira lição de vida, pois pessoas leigas que ao verem o sofrimento de seu próximo, no caso seu filho, se sensibilizaram e começam a fazer um movimento para visualização dessa doença que até então era desconhecida. Passaram por cima do preconceito de uma forma decisiva alcançando seu objetivo maior que era um tratamento para Lorenzo.
Recomendo a obra para o público em geral, uma vez que esta consegue de forma sutil e intuitiva transpassar uma gama de ensinamentos e virtudes que são essenciais no aprimoramento das relações humanas. Além do mais este é um tema atual e recorrente, fazendo-se útil em quaisquer aplicações pedagógicas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes