Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas.
2 pág.

Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas.


DisciplinaA C O8 materiais197 seguidores
Pré-visualização1 página
1. Avaliação I - Redação Individual (252786)
Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas (BID01)
Prova: 2303991
QUESTÃO:
1. As tendências pedagógicas são geralmente agrupadas em duas grandes correntes: Pedagogia Liberal e Pedagogia Progressista. A Pedagogia Liberal não questiona os fundamentos da sociedade de classes, um exemplo de tendência que segue este tipo de pedagogia é a Tecnicista. Esta tendência se baseia na Psicologia comportamental de Skinner, também conhecida como Behaviorismo. Com base no exposto, escreva uma redação com o tema: O PAPEL DA ESCOLA NA TENDÊNCIA TECNICISTA.
RESPOSTA ESPERADA:
O papel da escola é modelar o comportamento dos alunos, ensinar habilidades, atitudes e conhecimentos para que os indivíduos se integrem no sistema social. Deve também criar indivíduos competentes, a fim de integrá-los ao funcionamento da sociedade capitalista, pois a prática escolar nessa pedagogia tem como função especial adequar o sistema educacional à proposta econômica e política do regime militar, preparando, dessa forma, mão de obra para ser aproveitada pelo mercado de trabalho.
Os conteúdos, estabelecidos por especialistas, são ordenados de forma lógica e psicológica e cabe ao professor administrar eficientemente o ambiente para que ocorra a assimilação da matéria e dos componentes desejáveis pelos alunos. Já as atividades de ensino são mecânicas e completamente programadas, seja pelos profissionais de escola, seja pelos livros didáticos ou manuais instrucionais.
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (252788)
Didática e Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas (BID01)
Prova: 2304489
QUESTÃO:
1. A avaliação da aprendizagem está diretamente relacionada à avaliação do ensino, isto é, quando um professor avalia o que os alunos aprenderam, está também avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. Por isso a avaliação é tão importante no cotidiano escolar, pois ela fornece pistas para a reorganização da prática pedagógica, quando necessário. Diante disso, escreva sobre os princípios da avaliação.
RESPOSTA ESPERADA:
Espera-se que o acadêmico responda que a avaliação na prática pedagógica deve seguir os seguintes princípios:
- A avaliação deve ser contínua no processo de ensino-aprendizagem e deve subsidiar a construção dos resultados desejados.
- A avaliação deve ser orientadora porque aponta, de um lado, os resultados em termos de avanços e dificuldades do aluno, e, de outro, orienta-o no sentido de alcançar os objetivos propostos.
- A avaliação deve ser integral, pois considera o aluno como um ser total, integrado e não de forma fragmentada. 
- A avaliação deve ser inclusiva e de igualdade de oportunidade a aprender, e desmobilizar preconceitos, acreditar que existem jeitos e tempos diferentes de aprender.
- A avaliação deve garantir ao aluno o direito de aprender consigo mesmo, com os outros e com os objetos do saber. 
- A avaliação deve ser sistêmica, na qual o professor necessita elaborar instrumentos avaliativos diversificados, e isso requer planejamento e sistematização permanentes para não ocorrerem de forma inadequada.
QUESTÃO:
2. Para ministrar uma aula diversificada de Ciências ou de Biologia em que haja interesse por parte dos alunos, é necessário transcender a informação e conseguir relacionar com o contexto social do aluno, ou seja, relacionar com a realidade vivenciada por ele. Dessa forma, descreva as vantagens de se planejar e buscar uma constante aproximação entre os temas abordados em sala de aula e a realidade do aluno fora do ambiente escolar.
RESPOSTA ESPERADA:
Esta questão é de resposta pessoal, o acadêmico poderá citar os benefícios da aproximação dos conteúdos apresentados em sala de aula com situações e exemplos aplicados ao seu cotidiano, de forma a demonstrar a importância desta estratégia para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. 
**Sabemos que ao aproximarmos os ensinamentos transmitidos e discutidos em sala de aula com a realidade vivenciada pelos alunos estaremos contribuindo para o melhor entendimento da situação, permitindo que se possa observar, debater e questionar fatos vindos do próprio cotidiano dos alunos. Estas aproximações devem iniciar dentro da própria sala de aula, estendendo-se à comunidade escolar. Uma didática voltada para a realidade deve contemplar as diferenças sociais e ambientais, permitindo que sejam formados cidadãos de valores e possuidores de conhecimento, considerando-se assim também a realidade individual de cada aluno.
QUESTÃO:
3. Plano de ensino ou plano de curso é um roteiro das unidades didáticas de uma disciplina durante um ano ou semestre letivo, as quais servirão como objeto de estudo. Para elaborar um plano de ensino é necessário mencionar seus componentes. Cite os componentes de um plano de ensino, exemplificando sua elaboração.
RESPOSTA ESPERADA:
Para elaborar um plano de ensino são necessários alguns componentes, tais como:
* Justificativa da disciplina: ao elaborar a justificativa, devemos levar em conta as funções sociais e pedagógicas da educação na nossa sociedade, evidenciando, sempre, os objetivos do trabalho docente. Quando bem elaborada, a justificativa deve responder a três questões: o porquê, o para quê e como.
* Delimitação dos conteúdos: neste campo, temos que abordar os conteúdos que serão objetos do trabalho pedagógico, divididos por suas temáticas. Devemos lembrar que os conteúdos não são apenas os conhecimentos, mas também as habilidades, capacidades, atitudes e convicções, sendo necessários procedimentos que os organizem.
* Objetivos específicos: estão ligados ao conteúdo, pois retratam os resultados a serem alcançados no processo da transmissão e assimilação dos conhecimentos, habilidades e conceitos. Os objetivos devem ser realistas, expressando resultados dentro das reais condições de aprendizado.
Desenvolvimento metodológico: antecipa o que professores e alunos farão no decorrer de uma aula. Esse item deve responder a algumas questões, tais como: Quais são as atividades que o professor deve desenvolver a fim de que os alunos assimilem o conteúdo proposto? Que atividades deverão ser desenvolvidas, pelos alunos, para que assimilem o conteúdo?