Buscar

AGRONEGOCIO E RAÇAS OVINAS

Prévia do material em texto

7
UNIRP – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO
Eduardo Alves
Lais Pereira
Laiz Santos
Najla Abdalla
Rômulo Ferreira
Valter Rocha
Vinicius Roberto
AGRONEGÓCIO DA OVINOCULTURA E RAÇAS OVINAS
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2015
RESUMO
Os ovinos foram uma das primeiras espécies de animais domesticados pelo homem e o Brasil possui cerca de 16,8 milhões de cabeças de ovinos por todo o país. A sua criação possibilitava alimentos, principalmente pelo consumo da carne e do leite, e proteção, pelo uso da lã, fibra que servia como abrigo contra as intempéries do ambiente. A ovinocultura está presente praticamente em todos os continentes, a ampla difusão das espécies se deve principalmente a seu poder de adaptação em diferentes climas, relevos, e vegetações. Além do mais, os maiores frigoríficos de ovinos do país, localizam-se no Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: ovinos; criação; consumo; ovinocultura; frigoríficos.
ABSTRACT
The sheep were one of the first animal species domesticated by man and Brazil has about 16.8 million sheep heads nationwide. Its establishment enabled food, mainly by the consumption of meat and milk, and protection when using wool, fiber serving as a shelter against environmental elements. The sheep industry is present in virtually every continent, the wide diffusion of the species is mainly due to its ability to adapt to different climates, reliefs, and vegetation. Moreover, the largest slaughterhouses in the country sheep, located in Rio Grande do Sul.
Keywords: sheep; creation; consumption; sheep industry; refrigerators.
SUMÁRIO
OVINOCULTURA NO BRASIL
	O Brasil possui cerca de 16,8 milhões de cabeças ovinas (segundo o IBGE, 2009) distribuídas por todo o país. A ovinocultura tem maior representatividade nos estados da Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco, Rio grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.
Os maiores frigoríficos para abate de ovinos localizam-se no Rio Grande do Sul. Essas empresas compram matéria prima no mercado interno e externo e comercializam seus produtos em forma de carcaça e/ou kit cordeiro para as demais regiões do país e, eventualmente, cortes in natura para outros países.
- INSUMOS: Material genético, produtos veterinários (como verminoses), alimentação (como volumoso, sal e ração). Outros insumos relevantes são, cercas (cercar os piquetes de pastagem representa um dos maiores investimentos que o produtor precisa fazer para entrar no negócio) e mão de obra (exige grande cuidado e manejo, portanto necessita de profissionais qualificados).
- AGROPECUÁRIA: É dividida em dois tipos, sendo sistema intensivo e sistema extensivo. 
SISTEMA INTENSIVO: Envolve grande quantidade de tecnologia, fazendo com que o abate do animal seja precoce e suas carcaças sejam de alta qualidade com altos custos de produção.
SISTEMA EXTENSIVO: Envolve pouca tecnologia e baixa produtividade.
- INDÚSTRIA: Atuam na fase de transformação dos alimentos e no fornecimento de insumos a produtores até a comercialização do produto final. Ocorrendo o processamento da carne ovina e o processo de diferenciação do produto de base, para ter agregação de valor.
1
- DISTRIBUIÇÃO ATACADO E VAREJO: Os transportes não deveram ser longos, pois assim, poderá reduzir o bem estar animal, resultando na perda de sua carcaça. Assim, se faz necessário que os transportadores tomem os cuidados necessários para que o transporte dos animais seja realizado de forma apropriada para cada situação. Alguns pontos críticos são a densidade dos animais nos veículos, as condições desses veículos (tanto em termos de compatibilidade com a 
espécie quanto de estado de conservação e segurança), a temperatura e a umidade elevadas (especialmente quando o veículo está parado, e o ar não circula junto aos animais) e o manejo no embarque e desembarque.
- CONSUMIDOR: A competitividade dos mercados exige o conhecimento de hábitos e preferências de consumidores. Os fatores geralmente considerados pelos consumidores na aceitação de cortes são: aptidão para preparação culinária, rendimento na preparação da carne, valor nutritivo do alimento e a forma de apresentação do produto. Além desses, a cor, sabor, odor e suculência, são preponderantes na escolha dos produtos.
CONSUMO: Carne (0,6 – 0,7 kg per capita/ano). 
Leite (509.000 de litros/ano). 
Pele.
Lã (Produz 1% da produção mundial: 90% produzido no Rio Grande do Sul).
PRODUÇÃO DE CARNE OVINA: O perfil do consumidor é de alta renda e busca consumir um produto alternativo e diferenciados pelo sabor e qualidade. O mercado de carne ovina é altamente comprador, fato que deve ser entendido sob o ponto de vista da oferta e procura, não deixando, perder a qualidade do produto, juntamente com a oferta e características diferenciadas. Essas características podem ser determinadas pelas ofertas de cortes de carne e preços mais acessíveis ou pela elaboração de novos e exclusivos produtos. Cerca de 50% dos ovinos existentes no Brasil, encontram-se no Nordeste e muitas vezes concentram-se em propriedades pequenas em relação à quantidade de cabeças do local. Isso conduz a uma nova necessidade, a malha rodo-ferro-hidroviária adequada não só para o escoamento da produção, mas também para que seja possível a distribuição de insumos e material de investimento juntos as propriedades. O produtor estará organizando seus custos, mais também beneficiando aos potenciais consumidores, pois abrira a leque para que camadas até então excluídas do consumo dessas carnes ou produtos, passam vir a dar sustentação á ponta final da cadeia produtiva.
2
PRODUÇÃO DE PELE OVINA: O mercado externo e interno é bastante grande. As peles de ovinos lanados fornecem matéria-prima importante para a fabricação de couros, usados na fabricação de casacos de peles onde a cobertura de lã natural 
fornece revestimento adequado ao isolamento e, consequentemente, aquecimento nas baixas temperaturas e que os ovinos deslanados fornecem a melhor pele do mundo valorizada no exterior. O alto valor de mercado de pele de ovinos deslanados deve-se á sua maior elasticidade e resistência, associadas a uma textura fina.
PRODUÇÃO DE LÃ: Tradicionalmente produzida no sul dos pais, essa fibra industrial apresenta-se como outra opção para alguns sistemas de criação, como aos trabalhos artesanais: tapetes e quadro de decoração, sem contar as peças dos vestuários confeccionados com lã. Apresentam características peculiares, como: antialérgica, isolante térmico, não inflamável, com textura, maciez e elasticidade excepcionais. 
PRODUÇÃO DE LEITE OVINO: A situação do setor lácteo no país é de certa forma delicada, devido a custos altos de produção, e preços baixos pagos ao produtor. Portanto, as pequenas propriedades, terão que investir em algo que lhes dê retorno mais rápido e com menor custo. O leite de ovelha é muito apreciado não somente pelas qualidades gastronômicas, mas também, por sua inocuidade para pessoas que possuem intolerância à lactose do leite. Normalmente consome-se na forma de queijos, iogurte, sorvetes e, uma pequena porção, na forma de leite fluido. O leite ovino tem o dobro do rendimento na produção de queijo, em comparação com o leite de vaca.
RAÇAS OVINAS
Merino Australiano: Originada da Austrália. Sua aptidão é lã/carne. 
ASPECTO GERAL: É um animal imponente, de aspecto nobre. Bom desenvolvimento corporal. Constituição robusta. Conformação angulosa. Denota grande volume de lã. Raça especializada na produção de lã fina, apresenta um equilíbrio zootécnico orientado 80% para a produção de lã fina e 20% para a carne.
APTIDÕES: Produtora de lã fina por excelência; Lã de grande qualidade e valor industrial; Elevado grau de rusticidade e adaptabilidade em regiões pobres, clima desfavorável; Não se adapta bem em campos úmidos e baixos. 
3
Ideal ou Polwarth: Raça originária da Austrália, sua aptidão é lã/carne. 
ASPECTO GERAL – Média do peso é de 70 Kg. O Ideal é uma raça orientadamais no sentido da produção de lã, portanto com mais ênfase para os caracteres laneiros; o seu equilíbrio zootécnico é orientado 70% para a produção de lã e 30% para a carne. É um ovino de porte médio, bem constituído, denotando vivacidade e vigor, ostentando um velo volumoso. A sua conformação é bem equilibrada e denota bem suas aptidões de rusticidade e produção de lã fina.
APTIDÕES: Lã branca, de boa qualidade. Raça rústica, prolífera e sóbria. Produz bem no sistema extensivo. Em boas condições de alimentação produz um bom cordeiro para o abate, e bom capão. 
Texel: Originada da Holanda. Suas aptidões são lã/carne.
ASPECTO GERAL: De porte médio, muito compacto, com massas musculares volumosas e arredondadas, constituição robusta, evidenciando vigor, vivacidade e uma aptidão predominantemente carniceira. Atualmente é considerada uma raça de carne e lã.
APTIDÕES: Rústica e sóbria, produzindo bem no sistema extensivo e semi intensivo; Produz um ótima carcaça, com gordura muito reduzida; Precoce; Prolífera; Os machos pesam de 110 a 120 Kg e as fêmeas adultas 80 a 90 Kg. 
Hampshire Down: Originária da Inglaterra. Sua aptidão é a produção de carne. 
ASPECTO GERAL - Ovino de tamanho grande, conformação harmoniosa e constituição robusta, compacto e musculoso, evidenciando a primeira vista grande definição racial e sua especialização como produtor de carne, a média do peso é de 115 Kg. É um animal que denota vivacidade, agilidade e desembaraço.
APTIDÕES: Raça especializada na produção de carne; De boa capacidade de adaptação aos diferentes meios e regimes de criação; Precoce; Carcaça de boa qualidade; Boa fertilidade e prolífera.
Suffolk: Originária da Inglaterra. Desde a antiguidade, eram muito apreciados pelo sabor de sua carne.
4
ASPECTO GERAL: É um ovino de grande desenvolvimento corporal, de constituição robusta e de conformação tipicamente carniceira. O seu corpo é comprido e musculoso, as extremidades desprovidas de lã e revestidas de pêlos negros e brilhantes. A postura de sua cabeça e formato das orelhas, fazem do 
Suffolk um ovino inconfundível. Logo à primeira vista, o Suffolk impõe a sua condição de raça carniceira. 
APTIDÕES: Grande capacidade de adaptações a diferentes climas. Rústica, mas necessita de boa alimentação. Muito precoce. Prolífica. Parto fácil, principalmente por causa do formato longo e estreito da cabeça dos cordeiros ao nascerem. Ótimo rendimento de carcaça (50 a 60%). Carcaça de ótima conformação e com pouca gordura externa. As ovelhas têm muita aptidão materna. A lã tem muita resistência, o que a torna apta para a fabricação de carpetes, estofados e forrações. 
Dorper: Originária da África do Sul. Sua aptidão é carne.
ASPECTO GERAL: Seu temperamento geralmente é calmo e possui uma aparência vigorosa. A impressão geral deve ser a de um ovino robusto e bem musculoso. Foi criado com o único propósito de produzir carne o mais eficientemente possível, sob variadas e mesmo desfavoráveis condições ambientais.
APTIDÕES: Produção de carne;
Adaptabilidade; Boa Habilidade Materna;
Maturidade Sexual: o primeiro cio manifesta-se a partir dos 06 meses de idade; Prolificidade; Fertilidade: a taxa varia de 75% a 97%;
Peso vivo: é de rápido crescimento, atingindo em média na idade adulta peso vivo de 70kg para fêmeas e 110kg para machos;
Pele: grande aceitabilidade pela indústria.
Ile de France: Originária da França. 
ASPECTO GERAL: É um ovino de grande formato, constituição robusta e conformação harmoniosa, típica do animal produtor de carne. Atualmente é considerada uma raça de duplo propósito, com um equilíbrio zootécnico orientado 60% para a produção de carne e 40% para a produção de lã.
APTIDÕES: Produz uma carcaça pesada e de muita qualidade. Muito precoce.
Os cordeiros têm muito bom ganho de peso. As ovelhas pesam cerca de 80 Kg e os carneiros atingem pesos de 110 a 160 Kg. Muito prolífica, atingindo médias de nascimentos de 160%. Produz cordeiros em diferentes épocas do ano.
5
Morada Nova: Originária do nordeste Brasileiro. 
ASPECTO GERAL: Animais deslanados, mochos, de pelagem vermelha ou branca; machos com 40 a 60 Kg; fêmeas adultas com 30 a 50 Kg.
APTIDÕES: Produção de carne e peles de alta qualidade. Ovelhas muito prolíferas. Em geral, são animais de coloração marrom ou branca, muito dóceis, que se deixam manejar com grande facilidade.
Santa Inês: Originária do nordeste brasileiro.
ASPECTO GERAL: Animal deslanado, com pêlos curtos e sedosos, de grande porte com média de peso para macho de 80 a 120 Kg e para as fêmeas de 60 a 90 Kg, com excelente qualidade de carne e baixo teor de gordura, pele de altíssima qualidade, rústicos e precoces, adaptável a qualquer sistema de criação e pastagem, e as mais diversas regiões do país. 
APTIDÕES : Raça de carne e pele. São ovinos que suportam bem o manejo extensivo, com boa produtividade. Fêmeas prolíferas e com boa habilidade materna.
Karakul: Originário do Irã e Afeganistão. 
ASPECTO GERAL: É um ovino de tamanho médio, relativamente pouco pesado, vigoroso, de conformação muito angulosa, corpo períforme. O traseiro mais alto e volumoso que o dianteiro, ostentando uma cola muito grossa. Quando adulto, tem corpo coberto de pêlos compridos e entremeados com lã mais curta e a cabeça e membros cobertos de pêlos curtos e brilhantes. É uma raça especializada na produção de peles.
APTIDÕES: Rústica, adaptando-se a diferentes climas. Conforme o cordeiro seja abatido até os 3 dias de vida ou nonato, a pele recebe a denominação de Astrakan ou Breitschwanz, sendo esta última muito mais rara e cara. A sua carne, que é praticamente isenta de gordura, é muito saborosa. Pertence ao grupo de ovinos de cola gorda, característica dos animais que vivem determinados períodos sob intensa carência alimentar.
6
Bergamacia: Originária da Itália.
ASPECTO GERAL - Ovinos de grande porte, lanados, brancos, mochos. Ovino de múltipla utilidade no seu país de origem onde é utilizado para produção de carne, lã e leite. Machos adultos com 100 a 120 Kg; fêmeas adultas com 70 a 80 Kg.
APTIDÕES: Os cordeiros desenvolvem-se relativamente bem, graças a boa produção de leite das mães, atingindo lactações de até 250 Kg com 6% de gordura, muito utilizado na Itália para a fabricação do queijo Gorgonzola.
Lacaune: Originária da França. Suas aptidões são leite/carne.
ASPECTO GERAL: Ovinos são brancos, possuem pouca lã e mochos. Pesos médios nas fêmeas 70 a 80 kg e nos machos 85 a 95 kg.
APTIDÕES: É considerada de aptidões mistas, uma vez que é explorada para a produção de leite, com o qual se fabricam queijos e outros derivados, e carne proveniente de seus cordeiros de alta qualidade. Apesar de ter sido introduzida a poucos anos no RS, adaptou-se bem às condições de clima e alimentação do estado.
REFERÊNCIAS
IBGE. Agropecuária: Efetivo dos rebanhos por tipo de rebanho. Disponível em: <http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?no=1&op=0&vcodigo=PPM01&t=efetivo-rebanhos-tipo-rebanho>. Acesso em: 22 abr. 2015.
Almeida, W. P. D. Perspectivas da produção de pele e lã de ovinos no século 21 em face da disponibilidade de produtos sintéticos. IN: Caprinocultura e Ovinocultura. SBZ-FEALQ, Piracicaba, 1990. p.85-91.
Couto, F. A. D. Apresentação de dados sobre a importância econômica e social da ovinocaprinocultura brasileira. IN: Mizuta, K Silva, M. A., Couto, F.A. D. et al. Apoio á cadeia produtiva da ovinocaprinocultura brasileira. 2001. 69p.

Outros materiais