Buscar

Portfolio_grupo

Prévia do material em texto

�PAGE �
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
administração BACHARELADO
hamilton jose de almeida
JOSE CARLOS MUNIZ
VICTOR 
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
Como ser um ótimo administrador
Assis
2013
hamilton jose de almeida
JOSE CARLOS MUNIZ
VICTOR 
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
Como ser um ótimo administrador
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 2º Semestre.
Professores: Regina L. S. Malassise, Ivan Ferreira de Campos, Marcelo Caldeira Viegas, Monica M. Silva, Rodrigo M. Trigueiro e Helenara R. Sampaio.
Assis
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................................3
REFERENCIAL TEÓRICO...........................................................................3
EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO.........................................6
VISÃO ADMINISTRATIVA ATUAL...............................................................7
CONCLUSÃO...............................................................................................9
 REFERÊNCIAS................................................................................................10
INTRODUÇÃO
O papel do Administrador não é apenas de gerenciar determinada área de uma organização ou toda uma organização, seja ela pública ou privada, de pequeno, médio ou grande porte, mas, também, contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois a sua função política e social o torna um dos profissionais mais demandados pelo mercado de trabalho.
Através deste trabalho queremos, também comparar a visão dos antigos administradores com a visão dos administradores modernos com foco nas tecnologias atuais.
REFERENCIAL TEÓRICO
Como pudemos ver nos estudos das escolas administrativas, são várias as habilidades que o administrador precisa dispor para desempenhar de forma profissional suas atividades. Dentre elas, destacamos três: 
- Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
- Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
- Habilidades Conceituais: Ter visão sistêmica. 
Elas são utilizadas de acordo com o nível hierárquico, ou não, dos administradores, ou também de acordo com o que fazem (função) dentro da empresa em que trabalham. 
E com o mundo cada vez mais globalizado podemos notar que as habilidades se alteram durante o tempo, pois sempre estamos mudando para algo mais moderno, e com isto temos mais recursos para adquirir mais conhecimento, planejamento e ter flexibilidade de lidar com pessoas.
Emile Durkhiem, por exemplo, encarou a administração como habilidade humana e com isso estabeleceu os aspectos que ocasionaram o surgimento das teorias da administração.
Desde o início da humanidade, o homem buscou formas e maneiras de realizar suas atividades de forma que tivesse melhores resultados de eficiência. Unindo seus esforços em conjunto com diferentes indivíduos para obter melhores resultados. Começou a criar métodos organizados de trabalho, planejamento e meios de produção e distribuição de bens e serviços.
Iniciamos com as contribuições de Durkheim, pois foi o primeiro sistematizador da sociologia, além de ser um dos responsáveis por tornar a adminstração uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social, bem como, um dos grandes intelectuais responáveis pelo desenvolvimento da ciência jurídica. Outra contribuição de Durkheim é que ele destaca o social como coercitivo. O direito por outro lado é símbolo da solidariedade social. O número das relações sociais é proporcional ao número das normas jurídicas que as determinam.
Já Max Weber, é considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.
Sua obra mais famosa é o ensaio A ética protestante e o espírito do capitalismo, com o qual começou suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não-exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais.
Um aspecto singular da obra de Karl Marx é que sua intenção não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.
Marx desenvolve o conceito de alienação mostrando que a industrialização, a propriedade privada e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção, ferramentas, matéria-prima, terra e máquina, que se tornaram propriedade privada do capitalista. Separava também, ou alienava, o trabalhador do fruto do seu trabalho, que também é apropriado pelo capitalista. 
Essa é a base da alienação econômica do homem sob o capital.Politicamente também o homem se tornou alienado, pois o Estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta.Para Marx, o homem só pode recuperar sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico e à política que o excluíram da participação consciente e transformadora.Vincula a crítica da sociedade à ação política. Propôs um novo método de abordar e explicar a sociedade, mas também um projeto de ação sobre ela.
Marx afirmava que as relações entre os homens são relações de oposição, antagonismo e exploração. As desigualdades sociais observadas no seu tempo eram provocadas pelas relações de produção do sistema capitalista, que dividem os homens em proprietários e não-proprietários dos meios de produção. As desigualdades são a base da formação das classes sociais.
Marx identificou relações de exploração da classe dos proprietários, a burguesia, sobre a dos trabalhadores, o proletariado.Essas relações parecem ser inconciliáveis: afinal o capitalista quer preservar o direito a máxima exploração do trabalho do operário; e o trabalhador, por sua vez, procura diminuir essa exploração ao lutar por direitos trabalhistas mais justos.
EVOLUÇÃO DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 
Num primeiro momento a Idade Moderna pode parecer um tanto confusa por conta dos vários acontecimentos históricos ocorridos naquela época. Em meados dos séculos XVI e XVIII, esses acontecimentos propiciaram uma nova percepção de mundo, encurtar distancia desvendar a natureza, lançar mares nunca antes navegados foram apenas algumas das poucas realizações que definem esse momento histórico.
As descobertas de novas rotas marítimas e novas terras abriram caminho para as comunicações com todo do mundo, além de contribuir para o acumulo de capitais na Europa, também foi importante para o aumento da dinâmica do comercio intercontinental, com isso as ações econômicas tomadas em lugar começam a ter repercussão mundial.
Esses acontecimentos alteram completamente a política, a cultura, a economia e consequentemente a visão do homem, que até então era visto como uma criatura frágil, submissa à vontade de Deus, e passa a cogitar a possibilidade de buscar novos conhecimentos, novas culturas, a questionar os fatos, enfim a razão é acompanhada pelo espírito critico, desprezando a ignorância, tendenciando a um equilíbrio entre a natureza humana e a razão.
VISÃO ADMINISTRATIVA ATUAL 
Para relacionar a forma com que os administradores atuais desenvolvem suas habilidades, entrevistamos o empresário Edson Bassalobre, proprietário da Parceria Agrícola e a técnica de enfermagem, Érica Cristina Muniz.
Para Edson o que mais se distingue na administraçãoatual é a velocidade da informação e o poder que ela exerce no dia-a-dia das organizações.
Segundo ele, através de um sofware podem saber onde os funcionários estão e o que fazem em tempo real. Com isso, as informações são cruzadas e cria-se uma tabela onde se têm uma visão completa da atividade da empresa e onde aperfeiçoar para que a produtividade e a rentabilidade aumentem em cada setor.
Através de um simples celular, toda a movimentação é acompanhada pelos gestores, auxiliando-os não somente na cobrança de resultados e segurança dos colaboradores, mas também na tomada de decisão tornando-as mais precisas e eficazes.
Mas não é somente isso, segundo ele, enquanto a maioria das empresas trabalham com produtos corriqueiros, eles investem em produtos diferenciados. Isso os obriga a investir mais no treinamento da equipe, no entanto isto traz alta rentabilidade, pois a margem de lucro destes produtos são maiores. Com um mercado cada vez mais competitivo, é necessário ser exclusivo, por isso o foco em poucos produtos, mas em contrapartida com informações privilegiadas de cada detalhe de cada um deles faz com que a empresa prospere e quando o cliente entende estes diferenciais, ele investe.
Outro aspecto a ser considerado, segundo ele, é a responsabilidade social presente em cada ação do administrador. Estes valores são primordiais e a cada dia vem sendo observada pelos clientes e comunidade, pois tudo que a empresa produz e oferta, precisa necessariamente, contribuir para a melhoria da qualidade de vida do ser humano, e isto precisa estar definido e bem claro nas ações de cada um dos profissionais da organização. 
A associação de todos estes fatores: equipe competitiva, produtos diferenciados, melhor poder de decisão e responsabilidade social, garante segurança, lucratividade e sucesso.
Na visão de Érica, o administrador é hoje um grande empreendedor, no entanto assegura que, principalmente, no Brasil onde as empresas são pequenas, em sua maioria, os administradores não se preocupam em se profissionalizarem tendo assim uma visão menos abrangente e grobal.
Com uma visão mais restrita, eles preferem trabalhar com produtos/ serviços comuns com foco no preço de venda e não na qualidade. Se isso não bastasse, trabalham com a família o que prejudica, em muito a profissionalização e mudança de visão administrativa durante a vida da empresa.
Através desta breve discussão, vimos que as visões de ambos os profissionais são parecidas pois contempla as dificuldades com que os administradores lidam na atualidade e as oportunidades que se abriram com as novas tecnologias.
O ser humano, segundo eles necessita de atualização constante para que possam criar produtos/ serviços diferenciados e desta forma lucrarem mais, sem se esquecerem da responsabilidade social envolvida em cada decisão do administrador.
Na visão dos administradores atuais, o ser humano precisa ser respeitado e os administradores precisam estar atentos no comportamento da sociedade para que os anseios desta sejam contemplados em suas decisões.
Desta forma podemos visualizar que, segundo os clássicos da sociologia, a teoria que mais se aproxima da apresentada pelos entrevistados é a teoria Humanista, onde a qualidade do relacionamento que os indivíduos desenvolvem no interior dos grupos que compõem a organização pode influenciar positivamente ou negativamente o desempenho e a qualidade desse desempenho.
A medida em que o administrador utiliza metodologias para acompanhar o desempenho de seus colaboradores, eles também tendem a ser mais fiéis e comprometidos à organização, impelindo-os a focarem suas habilidades no desenvolvimento de suas atividades, garantindo maior rentabilidade a todos envolvidos.
Em outra abordagem, podemos dizer que esta constante vigilância pode comprometer a criatividade dos colaboradores por se sentirem ameaçados. Isto poderia trazer prejuízos nas atividades desenvolvidas pelos grupos comprometendo a qualidade e a rentabilidade da empresa.
CONCLUSÃO
Através deste esta abordagem podemos constatar as diferentes argumentações sobre os processos administrativos nas diferentes épocas. No entanto, vimos também que em qualquer período, seja na era Ford ou na atual, os administradores necessitam de pessoas para promoverem a riqueza de suas organizações. 
Por este motivo, é necessário se atualizar contantemente sobre as necesidades das pessoas nos ambientes empresariais sem deixar de lado o ambiente externo onde milhares de seres humanos necessitam mais do que produtos/ serviços de qualidade, mas de auxilio, segurança para continuarem suas vidas.
REFERENCIAS
FARIAS, Luiz Alberto Beserra de. Poder e cultura nas organizações contemporâneas. Disponível em: <http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/ culturaorganizacional/0144.pdf>. Acesso em: jun. 2013.
FORMENTINI, Márcia; OLIVEIRA, Tiago Mainieri. Ética e responsabilidade social: repensando a comunicação empresarial. Disponível em: <http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/responsabilidadesocial/0189.pdf>. Acesso em: maio 2013.
LIMA, Solange Moreira Dias de. O perfil do administrador do presente, face as novas tecnologias da informação. 2002. Disponível em: <http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/O%20Perfil%20do%20administrador%20no%20presente.htm>. Acesso em: maio 2013.
SILVA, Reinaldo Oliveira da. Teorias da administração. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. Acesso em: maio 2013.

Continue navegando