Buscar

Resumo Sodio potassio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Resumo – Na – K – 
Discussão de 30/04/2015
Na + (SÓDIO) 
Sódio, a principal função do sódio é regular a quantidade de líquido extracelular, bem como o volume de plasma sanguíneo. O sódio também auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular. O sódio é o principal cátion do fluido extracelular e um dos principais minerais do plasma. É denominado eletrólito porque encontra -se dissolvido no corpo como partículas carregadas eletricamente (íons).
A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intracelular. Desse modo, a bomba de sódio e potássio é importante para estabelecer a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana que é fundamental para as células musculares e nervosas. Durante a bomba de sódio e potássio a célula despolariza e entra sódio, em seguida a célula repolariza e sai potássio. 
Se a ingestão de sódio for baixa, o hormônio aldosterona age sobre os rins com a finalidade de conservar o sódio e sua excreção urinária diminui. Quando os níveis de sódio no sangue aumentam, os receptores no hipotálamo estimulam a sensação da sede e o excesso é excretado na urina. Na vigência de desbalanço do volume sódio-potássio ou somente do sódio, podem ocorrer danos como microangiopatia, necrose e fibrose em tecidos vasculares, coração e rins.
Quando a ingestão de sódio é reduzida, a regulação do fluido extracelular, em especial o volume plasmático, atinge o equilíbrio após um período de 3 a 4 dias. Nesse intervalo, ocorre balanço negativo de sódio e contração do volume extracelular, o qual ativa o mecanismo do sistema nervoso simpático e o sistema renina-angiotensina-aldosterona, ao mesmo passo que as vias natriuréticas são desativadas, como a secreção de peptídeo atrial natriurético. O organismo então, conserva o sódio corporal por meio da redução de sua excreção renal, ocorrendo assim equilíbrio hidroeletrolítico do líquido extracelular (QUADRO 1).
 Classificação:
HIPERNATREMIA, é o aumento de sódio. Pode levar a Hipertensão arterial, retenção de líquidos, desidratação pois organismo retém muito sódio.
HIPONATREMIA, é a dimunuição de sódio. Pode levar a uma agitação inicial, e depois hipotensão, vômitos, cãibras, letargia devido as alterações do SNC, febre, aumento da contração muscular, convulsões, ritmo respiratório de Cheynes- Stokes. 
VALORES DE NORMALIDADE DO SÓDIO 135 ~ 145 
K+ (POTÁSSSIO)
Potássio 
Potássio é um mineral de extrema importância para o bom funcionamento do organismo humano. Uma das suas funções é regular juntamente com o sódio a entrada e saída de água de nosso organismo. A absorção do potássio pelo organismo ocorre no intestino delgado. O potássio é excretado através do suor, da urina e das fezes.
Funções: Atua no balanço e distribuição da água no organismo; Age no relaxamento muscular; Atuação na manutenção do equilíbrio ácido-base; Participa dos processos de regulação das atividades neuromusculares; Manutenção do líquido intracelular; Contração muscular; Condução nervosa; Frequência cardíaca (FC); Produção de energia; Síntese de proteínas e ácidos nucléicos.
 Classificação:
 
HIPERCALEMIA, é o aumento do potássio. Pode causar distúrbios cardíacos, alterações nas movimentações musculares, confusão mental.
HIPOCALEMIA, é a redução do potássio. Pode causar distensão abdominal, cãibras (fortes dores musculares), vômitos, diminuição dos reflexos, dispneia, sensação de formigamento na pele, dilatação do coração, mudanças na frequência de batimentos cardíacos (arritmia cardíaca).
 VALORES DE NORMALIDADE DO POTÁSSIO 3,5 ~4,5

Outros materiais