Buscar

Resenha do capítulo 4 do livro "Comportamento Político e Eleitoral"

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIRIO - Administração Pública - 2016.1 
Disciplina: Teoria do Estado Moderno
Discente: Natália Moraes Pinto Coêlho Neto
Resenha do capítulo 4 do livro “Comportamiento político y electoral” de Eva Anduiza e Agustí Bosch
No capítulo 4, os autores preocuparam-se em tratar de explicar as causas dos votos dos cidadãos do ponto de vista da teoria sociológica (tentar entender o voto das pessoas a partir das características socioeconômicas das mesmas). A causa central tratada foi como a posição social do indivíduo condiciona seu voto. Para isso, foi utilizado o conceito de clivagem, que é uma divisão/fissura internas da sociedade em razão da sua estrutura social. Nos países ocidentais, as clivagens existentes são: a classe social, a denominação religiosa e a origem.
Clivagem de classe social, nascida do conflito burguesia x trabalhadores na Revolução Industrial, diz respeito à posição que a pessoa ocupa na estrutura econômica da sociedade;
Clivagem de denominação religiosa, nascida do conflito católicos x protestantes na Reforma Protestante, diz respeito à denominação religiosa. Observa-se aqui uma regularidade: as denominações religiosas majoritárias num determinado pais tende a alinhar-se aos partidos tradicionais/ conservadores. Enquanto as denominações minoritárias tendem a alinhar-se com partidos transformadores/ progressistas. 
Clivagem de origem nascida de conflitos mais culturais, étnicas e regionais (como urbano x rural) na Formação do Estado-Nação, diz respeito à cultura.
A existência de um partido ou de outros num país é fruto da historia dos conflitos daquele país, das contradições entre os diferentes grupos dessa sociedade, da estrutura social já estabelecida, portanto, a consequência lógica é que os indivíduos que pertencem aquele grupo desenvolvam alinhamentos com seus partidos; O voto passa a ser uma questão de identidade, não de eleição. Portando, o voto é automático. Os operários votam no partido trabalhista, os católicos votam no partido católico, por exemplo.
Os embasamentos destas influências se pautam em três motivos: a posição social é um indicador dos estímulos que recebe o individuo; a posição social é um indicador dos valores que os indivíduos adotam e em cada posição social existem objetivos diferentes e específicos. Em resumo: 
Quando num país existem várias clivagens que se sobrepõem, o efeito sobre o sistema de partidos é similar ao que se produz quando há somente uma clivagem. Entretanto, quando num país existem várias clivagens que se justapõem, o efeito sobre o sistema de partidos é de uma grande fragmentação.
Uma das principais críticas à teoria das clivagens é que explica o suficiente a permanência do mesmo comportamento eleitoral, mas não é capaz de explicar as mudanças eleitorais a curto prazo. Se votamos no partido que determina nossa posição social, como podem haver mudanças de voto nesse sistema de partidos? É o que se chama desalinhamento: uma erosão geral de todos os laços entre os grupos sociais e partidos, que rompe a tradicional estabilidade nos resultados eleitorais.

Outros materiais