Buscar

Símbolo do Direito Balança

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Símbolo do Direito
O símbolo do direito é representado por uma balança, objeto símbolo do julgamento, que por sua vez, aponta para o tema da justiça e do equilíbrio.
Balança
A balança é um objeto que indica o equilíbrio (retorno à unidade) e, por isso, é o símbolo que representa a justiça e o direito. Por esse motivo, Osíris, deus da morte e da vegetação, pesava a alma dos mortos (psicostasia) nesse objeto símbolo do julgamento, para assim, decidir o destino ultraterreno dos mortos. De um lado dos pratos da balança estava o coração do morto e de outro a pena de avestruz, que nesse caso, simbolizava a verdade e a justiça.
No cristianismo, a balança aparece em muitas sepulturas, além disso, é o objeto segurado por São Miguel, o Arcanjo do julgamento, objeto destinado à pesar as boas e más ações na terra. Da mesma maneira, no Alcorão (livro sagrado do Islã), coloca-se pedras brancas e negras na balança, destinadas à conferir as boas e más pessoas.
A balança simboliza a justiça, o direito, o equilíbrio, a prudência e o comportamento correto. O termo balança, do latim, é formado pelas palavras “bis” (dois) e “linx” (prato) que significa "instrumento de dois pratos".
 Balança
Conceitos associados: equidade, igualdade.
Utensílio de origem caldéia, símbolo místico da justiça, quer dizer, da equivalência e equação entre o castigo e a culpa (CIRLOT, 1984, p. 112); não é apenas um signo zodiacal, mas em geral o símbolo da justiça e do comportamento correto, da medida, do equilíbrio; em muitas culturas, representa a imagem da jurisdição, da justiça terrena, da “Iustitia” com os olhos vendados, que não se deixa influenciar durante a avaliação da culpa.
Também no além, segundo a doutrina ética de muitas religiões no que se refere à remissão dos pecados, ocorre um julgamento que decide sobre o peso das boas e das más ações realizadas na terra; assim como, por exemplo, o julgamento dos mortos dos antigos egípcios, no qual o deus Osíris, na presença de Maat, a deusa da justiça, pesa o coração do morto e decide sobre seu destino ultraterreno. O ato de pesar as ações terrenas encontra-se presente também nos julgamentos do além dos antigos persas e dos tibetanos.
Na Grécia, com a balança, Zeus inflige ao homem seu destino. No cristianismo a balança é símbolo e atributo eminente do juiz universal no fim dos tempos; ele decide, com a balança na mão, se aquele que se encontra defronte à cadeira do juiz divino deve ser designado ao paraíso do céu ou aos tormentos eternos do inferno (BIEDERMANN, 1994, p. 49).
Deusa Têmis
Deusa da justiça, das leis e da ordem, a Deusa Grega Têmis, é representada com os olhos vendados, para demonstrar sua imparcialidade, e uma balança na mão esquerda que simboliza sua busca pela verdade e justiça.
São Miguel
Arcanjo do Julgamento, São Miguel, na iconografia cristã é o juiz dos mortos na medida em que pesa as almas numa balança perfeitamente equilibrada. Com isso, a balança, mais uma vez, mede o comportamento correto das pessoas.
Símbolo do Direito
O símbolo do curso de direito é representado por uma balança, uma vez que simboliza a justiça e as leis, que por sua vez, apontam para o tema do equilíbrio.
A Balança e a Astrologia
Na astrologia, pessoas nascidas do dia 23 de setembro a 22 de outubro, são regidas pelo signo libra, representadas pela balança. Assim, pessoas sob esse signo costumam ser mais ponderadas e, além disso, durante a vida, o grande lema dos librianos é a busca pela justiça.
Ao longo da História, a humanidade tem utilizado os símbolos como uma forma de expressar conceitos orientadores do comportamento em sociedade. O conceito de Justiça tem diversos símbolos associados a ele, dentre os quais destacam-se:
 
	
 
	BALANÇA
Utensílio de origem Caldéia, símbolo místico da justiça, quer dizer, da equivalência e equação entre o castigo e a culpa (CIRLOT, 1984, p. 112). leia mais
conceitos associados: equidade, igualdade.
	 
	 
Conceito de Balança
O termo balança se refere ao instrumento que serve e é utilizado para medir ou pesar massas. Basicamente, uma balança é uma alavanca de primeira classe de braços iguais que a partir do estabelecimento de uma situação de equilíbrio entre os pesos de dois corpos permite realizar a medição desejada. 
A medida e a precisão de uma balança podem variar desde vários quilos nas balanças industriais e comerciais até alguns gramas nas balanças de laboratório. A principal função que exerce a balança é a de pesar os alimentos que são vendidos ou comercializados a partir do peso, por exemplo, as frutas, o peixe, a carne e as verduras. 
As balanças usadas para este fim e que geralmente podemos encontrar em supermercados, mercearias, sacolões, feiras ou padarias, levam incorporadas uma máquina calculadora na qual o vendedor coloca o preço, por exemplo, por quilo, e aquilo que foi pesado, automaticamente realizará o cálculo do seu custo. Além disso, este tipo de balança permite que o cliente veja o mesmo preço em relação ao peso daquilo que compra e geralmente emite automaticamente um ticket uma vez efetuado o cálculo. 
Outro uso frequente das balanças acontece nos laboratórios onde se fazem provas ou análises de determinados materiais, geralmente, este tipo de balança se caracteriza pela fidelidade e precisão do que é pesado. 
Também é muito comum o uso doméstico das balanças, em muitos lares utilizam-se pequenas balanças projetas especialmente para fins culinários, nas quais podem medir os materiais ou substâncias que serão cozinhados conforme as receitas para que desta maneira sejam evitadas as quantidades exageradas ou faltantes. 
Por outro lado, desde os tempos antigos, a balança tem sido utilizada e considerada como símbolo da justiça e do direito em quase todo mundo, uma vez que sua razão de ser e sua medição equitativa de materiais e substâncias foram a melhor figura para representar a lei do direito e da justiça, que é dar a cada um, o que é justo e necessário sem privilégios.
Conceito de Balança Comercial
O termo balança comercial se refere ao registro que um determinado país tem sobre as importações e exportações realizadas durante certo período de tempo, ou seja, a balança comercial seria algo como a diferença que fica em um país entre suas exportações e importações. 
As importações são os gastos que as empresas, os governos ou as pessoas realizam sobre os bens e serviços de outros países e que trazem dos mesmos, no entanto, as exportações são os bens e serviços produzidos no próprio país e que em seguida são vendidos e enviados a outros países. 
Estas diferenças podem ser positivas, situação que é chamada de superávit comercial, ou então, de negativas, chamadas de déficit comercial. 
O déficit aparece quando a quantidade comparada entre as importações e as exportações é menor que a outra. Então, haverá déficit comercial quando a quantidade de bens e serviços que um país exporta for menor que a quantidade importada e, por outro lado, será chamado de superávit comercial quando a quantidade de bens e serviços exportados por um país for superior que a quantidade importada.
Conceito de Balança Analítica
A balança analítica é conhecida como um tipo de balança caracterizada por dar dados exatos e específicos em relação ao peso de um objeto ou determinado elemento. A balança analítica é muito mais exata que outras balanças que funcionam a partir de uma roda de peso e que dão um peso estimado para o elemento que está sendo pesado (estas últimas são as típicas balanças que costumam ser encontradas em farmácias ou mercearias e que contam com uma agulha que gira ao redor de um círculo para indicar um peso aproximado). 
As balanças analíticas costumam ser bem modernas e em vez de serem manipuladas manualmente, apresentam em geral baterias e um sistema eletrônico que permite obter com clara exatidão o peso específico do que está sendo pesado, inclusive com decimais e centésimos. Como pode ser compreendido, estes tipos de balanças são muito importantes nas áreas em que o resultadodo ato de pesar algo tem que ser exato e detalhado, diferentemente das balanças mencionadas e que costumam ser utilizadas em áreas informais. 
Assim, as balanças analíticas são especialmente utilizadas em áreas, tais como laboratórios e espaços nas quais a medição exata de determinados ingredientes ou substâncias para a fabricação, por exemplo, de medicamentos, é de vital importância. 
Para que as balanças analíticas funcionem de maneira correta, devem ser calibradas antes de serem usadas (e às vezes, recalibradas de maneira periódica). Além disso, devem ser colocadas em espaços que sofram movimentos ou vibrações que não estabeleçam instabilidade em sua posição, pois tudo isso pode causar erro sobre a pesagem. Preferentemente, as balanças não devem ser expostas a altas ou baixas temperaturas, como também à umidade ou ao vapor, pois todos estes elementos podem facilmente descalibrar sua capacidade.

Outros materiais