Buscar

AVA 3B ED Interpretação de Textos Lista3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Leia o texto abaixo e responda à pergunta:
 O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade e à qualidade de suas águas, mas, se não fizermos boas campanhas educativas para a população, logo perderemos esse privilégio.
 Em nossa opinião, já manifestada em artigos anteriores, às campanhas são necessárias porque muitas pessoas desperdiçam água lavando calçadas diariamente, não consertando torneiras que vazam e passando muito tempo nos chuveiros.
 Nem todos são favoráveis às campanhas educativas. Para alguns economistas, a solução é aumentar o preço da água.
 Pensamos que isso seria um verdadeiro absurdo, pois o preço da água brasileira é um dos mais altos do mundo! Por outro lado, mesmo pagando caro, os brasileiros continuam desperdiçando água.
 Todos sabemos que seria impossível viver sem água. Então, a solução melhor é fazer campanhas educativas que ajudem a conscientizar a população, mostrando a todos que a água é um recurso que pode se esgotar com o mau uso.
 (Adaptado de: Antônio Ermínio de Moraes: Depois da água, por que não o ar? Folha de São Paulo: Opinião – 24/03/02).
Fonte: Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ixcnlf/10/13.htm>. Acesso em: 29 nov. 2015.
O texto apresenta a discussão sobre o uso adequado da água e das campanhas educativas para essa finalidade. Ao ler o texto percebe-se que o autor é favorável às campanhas. Assinale a alternativa que corresponde ao argumento que sustenta esse ponto de vista:
Escolha uma:
R) O ponto de vista é defendido quando o autor afirma ser preciso a conscientização da população brasileira, em relação ao uso da água.
Questão 2
Leia e analise o texto a seguir para responder à questão:
Apelo 
Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. 
Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, até o canário ficou mudo. Não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam. Ficava só, sem o perdão de sua presença, última luz na varanda, a todas as aflições do dia.
Sentia falta da pequena briga pelo sal no tomate — meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa. Calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolha? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor. (Dalton Trevisan)
Fonte: Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/literatura/o-conto.htm> Acesso em: 21 nov. 2015.
A partir da leitura do texto de Dalton Trevisan, é possível perceber características e funções comunicativas de qual gênero textual:
Escolha uma:
R) Conto
Questão 3
Leia e analise o texto abaixo para responder à questão:
Recado ao Senhor 903
“Vizinho,
Quem fala aqui é o homem do 1003. Recebi outro dia, consternado, a visita do zelador, que me mostrou a carta em que o senhor reclamava contra o barulho em meu apartamento. Recebi depois a sua própria visita pessoal – devia ser meia-noite – e a sua veemente reclamação verbal. Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão. O regulamento do prédio é explícito e, se não o fosse, o senhor ainda teria ao seu lado a Lei e a Polícia. Quem trabalha o dia inteiro tem direito a repouso noturno e é impossível repousar no 903 quando há vozes, passos e músicas no 1003. Ou melhor; é impossível ao 903 dormir quando o 1003 se agita; pois como não sei o seu nome nem o senhor sabe o meu, ficamos reduzidos a ser dois números, dois números empilhados entre dezenas de outros. Eu, 1003, me limito a Leste pelo 1005, a Oeste pelo 1001, ao Sul pelo Oceano Atlântico, ao Norte pelo 1004, ao alto pelo 1103 e embaixo pelo 903 – que é o senhor. Todos esses números são comportados e silenciosos: apenas eu e o Oceano Atlântico fazemos algum ruído e funcionamos fora dos horários civis; nós dois apenas nos agitamos e bramimos ao sabor da maré, dos ventos e da lua. Prometo sinceramente adotar, depois das 22 horas, de hoje em diante, um comportamento de manso lago azul. Prometo. Quem vier à minha casa (perdão: ao meu número) será convidado a se retirar às 21h45, e explicarei: o 903 precisa repousar das 22 às 7, pois às 8h15 deve deixar o 783 para tomar o 109 que o levará até o 527 de outra rua, onde ele trabalha na sala 305. Nossa vida, vizinho, está toda numerada: e reconheço que ela só pode ser tolerável quando um número não incomoda outro número, mas o respeita, ficando dentro dos limites de seus algarismos. Peço-lhe desculpas – e prometo silêncio.
[...] Mas que me seja permitido sonhar com outra vida e outro mundo, em que um homem batesse à porta do outro e dissesse: ‘Vizinho, são três horas da manhã e ouvi música em tua casa. Aqui estou’. E o outro respondesse: ‘Entra vizinho e come do meu pão e bebe do meu vinho. Aqui estamos todos a bailar e a cantar, pois descobrimos que a vida é curta e a lua é bela’.
E o homem trouxesse sua mulher, e os dois ficassem entre os amigos e amigas do vizinho entoando canções para agradecer a Deus o brilho das estrelas e o murmúrio da brisa nas árvores, e o dom da vida, e a amizade entre os humanos, e o amor e a paz.” (Rubem Braga. "Para gostar de ler". São Paulo: Ática, 1991).
Na crônica, o leitor observa os acontecimentos, sendo testemunho dos registros do autor. A capacidade de atribuir uma perspectiva única a um fato qualquer, é o que confere o objetivo do autor ao elaborar esse gênero textual. Após a leitura da crônica acima, é possível perceber estampada uma crítica em relação
Escolha uma:
R) À desumanização nos grandes centros urbanos, no qual somos, muitas vezes, apenas números e não pessoas.
Questão 4
Leia o texto e responda à questão:
O futuro é brilhante
Mayana Zatz defende mais ousadia nos estudos com células-tronco e revela avanços na área. A notícia de que cientistas do J. Craig Venter Institute desenvolveram a primeira célula sintética do mundo alegrou a bióloga do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz. Eufórica seria dizer muito. Não que Mayana não seja entusiasta das descobertas, mas seu lado racional fala mais alto. Afinal, como uma das maiores geneticistas e pesquisadoras sobre a aplicação de células-tronco no combate a doenças neuromusculares do mundo, ela sabe que a distância entre as descobertas e seus resultados práticos diminuiu, mas ainda é grande.
É um genominha sintético extremamente simples, mas é um salto gigantesco – diz ela, entre a euforia e os pés no chão. O futuro é brilhante, mas vai exigir o dobro do trabalho, dos recursos, de pesquisadores, um desafio enfim.
Mas a esperança não morre nunca, e no próximo dia 16 de junho, Mayana embarca para São Francisco, nos EUA, onde participa do Congresso Internacional de Células-Tronco e de onde sempre volta, diz ela, “de quatro” com as novidades e avanços das pesquisas genéticas. Ali, ela discutirá com milhares de cientistas os avanços de sua equipe na USP com o uso de células-tronco do tecido adiposo – a infame gordura – para a fabricação do tecido muscular. [...] Fonte: O GLOBO, Saúde-Ciência, 23 maio 2010, p. 37.
Após a leitura do texto e observando suas características, é possível afirmar que se trata de que gênero textual?
Escolha uma:
R) Reportagem
Questão 5
Considere as afirmações para responder à questão:
I- Normalmente, apresenta título, lead e, em seguida desenvolve de modo mais aprofundado fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou a revista.
II- Costuma estabelecer conexões entre o fato central e fatos paralelos por meio de citações.
III- Pode ter um
caráter opinativo, questiona as causas e efeitos dos fatos.
IV- Apresenta versões diversificadas de um mesmo fato.
V- Geralmente, o uso é da função referencial da linguagem.
A linguagem usada é impessoal, clara, objetiva e em conformidade com a norma culta da língua. 
Em relação às características do gênero textual reportagem estão corretas as seguintes afirmações:
Escolha uma:
R) I, II, III, IV, V e VI
Questão 6
Leia o texto abaixo para responder ao questionamento:
Magri e o neologismo “imexível”
O ex-sindicalista Antônio Rogério Magri, nascido em Guarulhos, São Paulo, a 26 de outubro de 1940, foi ministro do Trabalho durante o governo Fernando Collor de Mello. Magri foi eleito presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo para o período de 1978 a 1990. Em maio de 1989 foi eleito presidente da Central Geral dos Trabalhadores (CGT). Essa posição de destaque na CGT e o apoio pessoal durante a campanha, fizeram com que, após a vitória eleitoral, ele fosse chamado a compor a lista de ministros do novo governo. Envolvido nas acusações de corrupção que atingiram todo o entorno de Collor, Magri foi acusado de ter recebido 30 mil dólares. Foi demitido em janeiro de 1992, afastando-se definitivamente da política e do sindicalismo atuante. O principal feito de Magri em sua passagem pelo Ministério, além da pecha de ter sido acusado de receber propina, foi ter criado um neologismo na década de 1990, quando se referiu ao plano Collor (plano econômico do governo Collor) como sendo "imexível".
Embora o ex-ministro Magri tenha sido criticado pelas elites e pela mídia ao dizer que o Plano Collor era “imexível”, sabe-se que esta palavra poderia existir perfeitamente no léxico da língua portuguesa. Fonte: Disponível em: <http://herminio-bezerra.blogspot.com.br/2010/03/magri-e-o-neologismo-imexivel.html>. Acesso em: 21 nov. 2015.
Sabe-se que o neologismo ocorre quando o falante cria uma nova palavra para significação de uma determinada situação, foi o caso da palavra inventada “imexível”, atualmente essa palavra é um verbete, uma vez que com seu uso pelos falantes, foi incorporada ao dicionário. Assinale a alternativa correta em relação ao motivo de afirmar que “imexível” poderia sim fazer parte do léxico da língua portuguesa.
Escolha uma:
R) O termo possui semelhanças com outros já existentes no léxico da Língua Portuguesa, “ilegível”, ou seja, ao colocar o prefixo “i” ocorre a negação da palavra
Questão 7
Leia o texto abaixo para responder à questão:
Alimentação segura e com qualidade
A qualidade da nossa alimentação é uma preocupação crescente e envolve vários fatores. De um lado, existem alimentos cujo consumo pode trazer benefícios à saúde. De outro, a produção cada vez mais industrializada dificulta a transparência em relação ao que se ingere e o ato de comer pode ir do prazer à tragédia com adulterações que enganam e prejudicam o consumidor em favor dos lucros. Além disso, a sociedade precisa encontrar modelos alternativos e sustentáveis que permitam melhorar a gestão dos espaços produtivos, controlar a origem dos alimentos e garantir sua distribuição mais equilibrada. Essas questões estão na base dos projetos vencedores da 28ª edição do Prêmio Jovem Cientista, que teve como tema a segurança alimentar e nutricional. Fonte: Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/blogues/bussola/2015/12/retrospectiva-2015-jovens-cientistas-para-ficar-de-olho/view>. 
Ao ler o texto acima, percebe-se a preocupação com uma alimentação segura e de qualidade. Há um aconselhamento sobre procedimentos para obtenção dessa alimentação. Marque a alternativa que apresenta esse conselho: 
Escolha uma:
R) A sociedade deve descobrir modelos alternativos e sustentáveis na produção dos alimentos
Questão 8
Estabeleça a correspondência correta e respectiva entre as características e os gêneros textuais.
1- É um texto em que o autor apresenta seu posicionamento diante de algum tema atual e de interesse de muitos.
2- É uma produção textual que expressa a opinião de um veículo de comunicação sobre temas polêmicos.
3- É um texto que serve de parâmetro para a observação do que agrada ou desagrada a opinião pública. 
4- É uma produção textual, na qual o editor tece comentários sobre a edição.
( ) Editorial.
( ) Artigo de opinião.
( ) Carta ao leitor.
( ) Carta do leitor.
A ordem correta e respectiva está na alternativa:
Escolha uma:
R) 2,1, 4 e 3.
Questão 9
Leia o texto para responder à questão:
Carta do leitor
Parabéns para a revista pela matéria sobre os pedidos de “última refeição” dos condenados à morte. Achei muito interessante, respeitosa até, a maneira como a revista abordou o assunto. Mas fiquei surpreso com a generosidade do condenado Philip Workman, além de achar uma crueldade não terem atendido seu último pedido. O homem era um assassino condenado, mas tentou realizar um último ato de bondade antes de morrer e não foi atendido. Acho que todos deveriam ter o direito de tentar se redimir e acalmar um pouco a consciência. Pelo menos o gesto inspirador dele motivou outras pessoas a realizarem seu desejo. Só a Mundo Estranho para trazer matérias tão interessantes sobre assuntos que ninguém merece! Parabéns, pessoal. George Andrade, por e-mail.
Fonte: Disponível em: <http://www.coladaweb.com/redacao/carta-do-leitor>. Acesso em: 29 nov. 2015. 
O gênero textual carta do leitor está presente em vários textos e jornais. Há um espaço reservado para as publicações das cartas. Normalmente, as cartas do leitor têm várias finalidades, ao ler a carta acima, percebe-se que o leitor apresenta um elogio à publicação de uma matéria. Assinale a alternativa que expressa com clareza a intencionalidade da revista ou jornal disponibilizar esse espaço para tal publicação: 
Escolha uma:
R) O jornal ou a revista, ao disponibilizar esse espaço, tem a intenção de incentivar os leitores a escrever e também a obtenção de feedback das publicações
Questão 10
Observe os verbetes abaixo para responder à questão: 
Universo: casa das estrelas. (l. 25)
O verbete citado apresenta uma definição poética para o termo “universo”. Essa afirmativa pode ser justificada pelo fato de a autora do verbete ter optado pela(o):
Escolha uma:
R) Construção de uma definição fundamentada na experimentação, pois ao olhar para o céu, em noites estreladas, são vistas várias estrelas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais