Buscar

av1 introdução adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Assinale as afirmativas CORRETAS pertinentes aos objetivos do planejamento: I) Definir a missão, os objetivos e prioridades II) Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais III) Determinar onde as coisas estão agora. IV) Implementar os planos de ação e avaliar os resultados.
	
	
	As afirmativas I, III e IV estão corretas 
	A Análise SWOT é a análise realizada para determinar o conjunto de estratégias que a organização pode explorar. Sobre Análise SWOT podemos afirmar que:
	
	
	É realizada na fase de Planejamento, onde a empresa analisa o ambiente externo e interno.
	Complete a frase: A_________________ é o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.
	
	
	B) Especialização do trabalho 
	A estrutura organizacional de uma organização é representada por um gráfico denominado organograma. Nele podem-se ler as seguintes informações: divisão do trabalho, comunicação e autoridade e hierarquia. Esta última informação é representada por:
	
	
	(E) número de níveis em que os retângulos estão agrupados.
	A função de direção pode ser definida de várias maneiras. Analise as assertivas abaixo acerca desta definição, considerando-as verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais. ( ) É uma função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. ( ) Significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e orientação sobre como executá-los e garantir o alcance dos objetivos. ( ) É constituir duplo organismos, material e social, da empresa. ( ) É orientar os esforços individuais para um propósito comum. A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
	
	
	F, V, V, F e V
	Sobre as ferramentas de planejamento estratégico é CORRETO afirmar: I - A matriz SWOT deve ser utilizada na fase de controle e avaliação da implantação do planejamento estratégico. II - A matriz SWOT busca verificar as oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo da organização, bem como identificar, em seu interior, os pontos fortes e fracos. III - Na análise de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças (SWOT), uma das etapas é a verificação das variáveis internas e controláveis da organização, que propiciam uma condição desfavorável da empresa em relação a seu ambiente. Considerando as afirmações acima, marque a opção correta:
	
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas;
	O nome atribuído à organização que surge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos sociais e interações entre as pessoas em função das atividades que executam é:
	
	
	Informal.
	O ambiente constituído de todo o complexo de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as empresas em conjunto, como as variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas é o:
	
	
	Macroambiente.
	Influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos, podendo ser autocrática, democrática ou liberal. Este é o conceito de:
	
	
	Liderança.
	I. O grau de centralização nas empresas que promove retenção do processo decisorial na cúpula da organização era uma forma de administrar muito utilizada anteriormente nas empresas. Hoje o foco e a agilidade no atendimento das necessidades do cliente têm levado muitas organizações a migrar para a descentralização. Porque II. O processo decisorial é compartilhado por todos os níveis hierárquicos. E tem como principal vantagem maior agilidade, criatividade e independência das pessoas dos níveis mais baixos. A respeito dessas duas afirmações, é CORRETO afirmar que 
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Outros materiais