Buscar

av2 introdução adm

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
	
	Assim como as demais funções da administração, organizar é um processo de tomada de decisões que visa ____________________,_____________________ e _________________ as atividades e os recursos organizacionais de forma a alcançar as metas definidas.
	
	
	Dividir, integrar e coordenar
	Função administrativa responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa. Este é o conceito de:
	
	Direção.
	José Lima assumiu recentemente um cargo no Setor Financeiro da empresa KTChute , prestadora de serviços hidráulicos e elétricos em residências , condomínios e empresas . Uma das primeiras dúvidas que surgiu em sua prática diária foi quanto ao significado do termo factoring . A explicação que lhe foi passada pelo seu chefe e responsável por este setor foi que se tratava de :
	
	
	Adiantamento de valores a receber pela empresa ; tipo de um empréstimo . 
	Os administradores, de modo geral, precisam entender o comportamento dos trabalhadores para aumentar a produtividade, evitar o absenteísmo e reduzir a rotatividade da força de trabalho. Para isso, eles buscam compreender as atitudes dos funcionários com relação ao trabalho; a personalidade, ou seja, o conjunto das características psicológicas que caracterizam um indivíduo e o diferenciam de outras pessoas; a percepção, ou o processo por meio do qual as pessoas dão significado a ambientes, organizando e interpretando suas impressões sensoriais; e a aprendizagem, isto é, a forma como as pessoas apreendem.
Sobral e Peci (2008). Introdução à administração.
A partir do texto acima, julgue as seguintes asserções.
Para Sobral e Peci, os administradores não buscam compreender as atitudes dos funcionários com relação ao trabalho, sua personalidade, sua percepção e aprendizagem, porque o comportamento do funcionários impactam diretamente no desempenho da organização. 
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	A Indústria Gama trabalha em sua área de produção com a supervisão direta dos trabalhadores, corrigindo seus problemas à medida que eles ocorrem. Com estas características a indústria aplica um tipo de controle. O tipo de controle aplicado na área de produção da Indústria Gama é o:
	
	
	Simultâneo
	Eunice Kwasnicka (2004, p. 115) diz que para se analisar o ambiente organizacional interno deve-se considerá-lo como subsistemas, que seriam o técnico, o organizacional, o normativo e o humano. Quais das características a seguir fazem parte do subsistema humano? 
	
	
	A tecnologia utilizada para atingir seu objetivo principal.
	
	A definição de valores, filosofias e objetivos. 
	
	A forma de relacionamento entre os membros da organização e de quais padrões devem ser seguidos.
	
	O surgimento de leis antitrustes.
	
	Aos tipos de personalidade, relações grupais e ao estilo de liderança utilizados pelos membros da organização.
	O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e envolve os vários setores da organização e as formas como se relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto,responda os itens que se seguem. a) Conceitue responsabilidade social empresarial: b) Nas empresas, a responsabilidade social caracteriza-se pela promoção de ações de filantropia?
	
	
	Gabarito: a) responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. b) responsabilidade social é muito mais que meras ações de filantropia, envolvendo uma responsabilidade não somente com o valor humano, mas também com o meio ambiente.
	Para o melhor desempenho administrativo é necessários que as pessoas possuam algumas Competências importantes, como: intelectuais, intrapessoais, interpessoais e técnica. Quais seriam os pressupostos das competências interpessoais e intelectuais.
	
	
	Gabarito: INTERPESSOAIS, Usadas para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos. INTELECTUAIS, Todas as formas de raciocinar. Usadas para elaborar conceitos, fazer análises, planejar, definir estratégias e tomar decisões. 
	No contexto da administração, a Liderança pode ser definida como o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização, levando-os à realização de determinados objetivos. Assinale a alternativa que apresentam os três elementos da Liderança:
	
	
	pessoas, poder e influência.
	 10a Questão (Cód.: 27254)
	9a sem.: FUNÇÃO ADMINISTRATIVA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Uma das habilidades indispensáveis para um profissional atuar eficientemente na função administrativa Controle é:
	
	
	capacidade de redigir relatórios, com consistência e objetividade.

Outros materiais