Buscar

EMPREENDEDORISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
EMPREENDEDORISMO
Prof. Marcelo Maia
*
DEFINIÇÕES
	
	“Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando o tempo e esforços necessários, assumindo os riscos financeiros e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal”. (HISRICH, 2004, p.29) 
*
DEFINIÇÕES
EMPREENDEDORISMO É O ATO DE ESTUDAR AS CARACTERISTICAS DO EMPREENDEDOR DE SUCESSO.
*
DEFINIÇÕES
	
	O empreendedorismo ainda não é considerada uma ciência, embora seja uma das áreas onde mais se pesquisa e se publica. Isso quer dizer que ainda não existem paradigmas, padrões que possam nos garantir que, a partir de certas circunstâncias, haverá um empreendedor de sucesso. (DOLABELA, 1999) 
*
A REVOLUÇÃO DO EMPREENDEDORISMO
	“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa que será para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX”. (TIMMONS, 1990)
*
QUAL O MOTIVO DO EMPREENDEDROISMO?
O EMPREENDEDOR
*
MOTIVOS PARA EMPREENDER
	
	Existem dois motivos para uma pessoa começar um empreendimento, a descoberta de uma nova oportunidade, e/ou por necessidade. Estes dois fatores são às principais motivações para um indivíduo iniciar um empreendimento. 
*
É possível ensinar empreendedorismo?
Até alguns anos atrás, acreditava-se que o empreendedorismo era inato, que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso nos negócios. 
Pessoas sem essas características eram desencorajadas a empreender. Como já se viu, isso é um mito. 
Cada vez mais, acredita-se que o processo empreendedor possa ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso seja decorrente de uma gama de fatores internos e externos ao negócio, do perfil do empreendedor e de como ele administra as adversidades que encontra no dia a dia de seu empreendimento. 
*
Os empreendedores inatos continuam existindo e sendo referências de sucesso, mas muitos outros podem ser capacitados para a criação de empresas duradouras.
*
GEM - Global Entrepreneurship Monitor
	Em 2003, a taxa de criação de novas empresas por necessidade era de 43% no Brasil, contra 57% de oportunidade. Um ano depois, a pesquisa mostra um pequeno aumento no motivo necessidade: em 2004, 46% dos empresários montaram negócios por necessidade, enquanto 54% deles em busca de novos mercados e nichos de atuação. 
*
Relatório GEM 2012	
*
*
*
Informações Gerais – GEM 2012
49,6% do total dos empreendedores iniciais são mulheres, sendo que as regiões Nordeste e Sul concentram maiores proporções de empreendedorismo feminino (51,8%); 
• O maior percentual desses empreendedores por faixa etária concentra-se na faixa dos 25 aos 34 anos (33,8%), fato este que se repetiu em todas as regiões consideradas;
• A maioria dos empreendedores iniciais no Brasil possui escolaridade equivalente ao segundo grau completo, fato este que também pode ser observado em todas as
regiões consideradas.
*
Informações Gerais – GEM 2012
No Norte e Nordeste, a faixa etária dos empreendedores estabelecidos tende a ser maior do que nas outras regiões consideradas;
• Entre os empreendedores estabelecidos, o grau de escolaridade “primeiro grau incompleto” é significativamente maior se comparado aos empreendedores iniciais;
Entre os empreendedores estabelecidos, a faixa de renda predominante é a que considera menos do que 3 salários mínimos
*
Informações Gerais – GEM 2012
A proporção de empreendedores por oportunidade é maior entre os empreendedores homens (73,9%) do que nas mulheres empreendedoras (64,5%);
A proporção de empreendedores por oportunidade é maior entre os empreendedores mais jovens;
*
Informações Gerais – GEM 2012
A pesquisa revela que a grande maioria dos entrevistados, 82,2%, não procura esse tipo de ajuda. Os percentuais variam de região para região, sendo que no Sul e Sudeste o percentual é mais baixo, mas ainda assim fica entre 77% e 81%. Em relação aos órgãos de apoio pesquisados, o SEBRAE se destaca, sendo citado por 13% dos entrevistados
*
MODOS DE EMPREENDER
Abrir uma nova empresa
Abrir uma franquia 
1. Franqueador 
2. Franqueado
Licenciamento, Royaltes, Direitos Autorais
Intra-empreendedorismo
*
As oposições ao Empreendedorismo
EMPRESARIOS
FRANQUIA
HERANÇA
*
ADMINISTRAÇÃO
VERSUS
 EMPREENDEDORISMO
*
UM POUCO DE HISTÓRIA
HOMENS DA CAVERNA
NAVEGAÇÃO PORTUGUESA
*
Perfil do Empreendedorismo do Mundo
Na idade média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. 
Em 1800 o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, provavelmente devido ao inicio da industrialização que ocorria no mundo. Um exemplo foi o caso das pesquisas referentes à eletricidade e química, de Thomas Edison, que só foram possíveis com o auxilio de investidores que financiaram o experimento.
A partir do século XX o empreendorismo foi despertando o interesse de muitos estudiosos, pois o sucesso de pessoas que nada sabiam de administrar negócios e acabavam muito ricas, despertou o interesse de estudiosos para saber o motivo do sucesso destas pessoas. 
*
Perfil do Empreendedorismo do Mundo
No final do século XIX e inicio do século XX, os empreendedores foram freqüentemente confundidos com os gerentes ou administradores.
A partir do século XX o empreendorismo foi despertando o interesse de muitos estudiosos, pois o sucesso de pessoas que nada sabiam de administrar negócios e acabavam muito ricas, despertou o interesse de estudiosos para saber o motivo do sucesso destas pessoas. 
O crescimento do empreendedorismo na década de 1990 pode ser observado através das ações desenvolvidas ao tema. 
*
DÉCADA DE 90
Reino Unido
	
	No final de 1998 o Reino Unido publicou um relatório a respeito do seu futuro competitivo, o qual enfatizava a necessidade de se desenvolver uma serie de iniciativas para intensificar o empreendedorismo na região.
 Alemanha
	
	A Alemanha tem implantado um número crescente de programas que destinam recursos financeiros e apoio na criação de novas empresas. Para se ter uma idéia, na década de 1990, aproximadamente duzentos centros de inovação foram estabelecidos, provendo espaço e outros para empresas start-up (iniciantes). 
*
Década de 90
Finlândia 
	
	Coordenado pelo Ministério de Comércio e Indústria, o objetivo era dar suporte às iniciativas de criação de novas empresas, com ações em três grandes áreas: criar uma sociedade empreendedora, promover o empreendedorismo como fonte de geração de emprego e incentivar a criação de novas empresas.
Israel 
 Como resposta ao desafio de assimilar um número crescente de imigrantes, uma gama de iniciativas tem sido implementada por meio do Programa de Incubadoras Tecnológicas, com o qual mais de quinhentos negócios já se estabeleceram nas 26 incubadoras do projeto. 
*
Perfil do Empreendedorismo no Brasil
	O Brasil teve grandes avanços nesta década, pois foi no ano de 90 que duas das principais entidades para o desenvolvimento do empreendedorismo foram criadas, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequena Empresas) e SOFITEX (Sociedade Brasileira para Exportação de Softwere), esses agentes de incentivo ao empreendedorismo são ainda hoje de fundamental importância para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil. 
*
Perfil do Empreendedorismo no Brasil
O enorme crescimento de incubadoras de empresas no Brasil. Dados da AMPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas) mostram que em 2000 existiam mais 135 incubadoras de empresas, sem considerar as incubadoras das empresas de internet, totalizando mais 1.100 empresas incubadas, e que geram mais de 5.200 empregos diretos.
O grande crescimento de cursos e programas em escolas, universidades e entidades de ensino técnico que absorveram o empreendedorismo em suas grades curriculares, contribuindo assim para o desenvolvimento de novos empreendedores brasileiros. 
A capacitação do empreendedor, como nos programas EMPRETEC, do Governo Federal, dirigido a capacitação de mais de 1 milhão de empreendedores em todo país e destinando recursos financeiros a esses empreendedores, totalizando um investimento de oito bilhões de reais. 
*
O PROCESSO EMPREENDEDOR
A decisão de se tornar empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso. Esse fato pode ser testado fazendo-se uma pergunta básica a qualquer empreendedor que você conhece: O que o levou a criar sua empresa? Não se surpreenda se a resposta for: “Não sei, foi por acaso...” 
*
O PROCESSO EMPREENDEDOR
Na verdade, essa decisão ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais ou a um somatório de todos esses elementos, críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa. 
O processo empreendedor inicia-se quando um evento gerador desses fatores possibilita o início de um novo negócio.
*
FATORES QUE INFLUÊNCIAM O PROCESSO EMPREENDEDOR
*
FATORES CRÍTICOS DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
*
BENEFÍCIOS DO EMPREENDEDORISMO
CRESCIMENTO ECONÔMICO
PRODUTIVIDADE
NOVAS TECNOLOGIAS, PRODUTOS E SERVIÇOS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais