Buscar

Historia da Bioquímica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da Bioquímica 
A Bioquímica tem as suas raízes na história da Química, em particular na curiosidade do homem em saber que transformações ocorriam nos organismos vivos, responsáveis pela sua origem, crescimento e metamorfose. A muito tempo, pensou-se que só os seres vivos eram capazes de sintetizar compostos orgânicos (teoria de força vital ou vitalismo). 
Helmont (1648), através das observações relevantes à história da Bioquímica que incluem a descrição da digestão como um processo fermentativo usando ácido e a excreção de líquidos alcalinos no corpo humano, nomeadamente a bílis. 
Nesta altura, destaca-se ainda a síntese do ácido acético em 1845 por Kolbe. Foi a primeira síntese orgânica com importância desde o trabalho clássico de Wöhler e na realidade a primeira síntese total da história já que, ao contrário de Wöhler, Kolbe usou carbono e enxofre, como materiais de partida.
Em 1828, Friedrich Wöhler publicou um trabalho sobre a síntese de uréia, provando que compostos orgânicos podiam ser criados artificialmente e derrubando o vitalismo como base teórica para a distinção entre a matéria animada e inanimada. 
O factor crucial para o surgimento da Bioquímica tenha sido a descoberta da primeira enzima em 1833, que na época recebeu o nome "diastase" (hoje chamada "amilase"); quem a descreveu foi Anselme Payen. Em 1896, Eduard Buchner contribuiu para a Bioquímica descrevendo pela primeira vez um complexo, processo bioquímico fora da célula, a fermentação alcoólica de extractos celulares de fermento. Na mesma altura James B. Sumner contribuiu na demonstração da natureza proteica das enzimas.
Hoje, os resultados e princípios bioquímicos são empregados em muitas outras áreas que vão da genética à biologia molecular, da agricultura à medicina.

Continue navegando