Buscar

Av2 Ética na Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308402417)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No sentido inverso da reprodução como criação da vida, o aborto se associa a ela pelo enfoque conceitual ou ideológico do princípio da vida humana e de quando a interrupção gestacional é simplesmente um procedimento clínico e quando passa a ser um crime contra a vida. Cite quais são as exceções na legislação brasileira em que o aborto é permitido.
		
	
Resposta: É permitido segundo a lei regente em nosso país, o aborto em casos quando a vítima é estuprada e quando há deficiência no feto que a gestante corre o risco de morrer.
	
Gabarito: Existem condições previstas na legislação brasileira para a autorização de abortos legais : estupro, risco de vida materno e anencefalia (existência de anomalias fetais que implicam na possibilidade de doenças congênitas graves e irreversíveis).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308266266)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Ana está internada em um hospital para fazer exames, pois se queixa de dores fortes. Entretanto, a equipe de saúde suspeita que Ana tenha Síndrome de Munchausen, pois seus exames básicos tiveram resultados muito significativos. Uma enfermeira da equipe viu Ana alterando o exame de urina e fezes. Ana pede para ver seu prontuário. Correlacione a sentença com as discussões bioéticas acerca da humanização da relação de saúde e direitos do paciente.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A medicina brasileira incorporou os preceitos de humanização da relação de saúde e direitos do paciente em seu Código de Ética Médica desde 1988 e o Ministério da Saúde, através das Portarias nº 1286 de 26/10/93- art.8º e nº 74 de 04/05/94 estabelece uma listagem com 35 Direitos dos Pacientes que procuram estabelecer os parâmetros mínimos de uma relação ética entre médicos, paciente e instituições de saúde, assegurando a pacientes direitos que vão desde o acesso ao seu prontuário até receitas com letras legíveis dentre muitos outros aspectos. O Ministério da Saúde criou ainda no ano 2000 o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), constituído por uma comissão voltada para a elaboração de um conjunto de ações integradas que objetivam a transformação da cultura de atendimento de saúde no Brasil. Independente do maior ou menor sucesso destas legislações e iniciativas, o que fica evidente é que não se conseguirá um processo de humanização através de procedimentos burocráticos ou leis que o imponham. Se, naturalmente este aspecto legal é importante, muito mais eficaz são novas abordagens na formação de profissionais de saúde, contemplando esta visão antropológica e humana de suas atividades, além da consciência destes profissionais da necessidade de ações voltadas para o respeito e a dignidade no trato com o outro ser humano. Ana merece ser respeitada, pois apresenta questões psicológicas graves que devem ser levadas em consideração, além do contexto de suas ações. Ana tem o direito de ver seu prontuário e de ter esclarecimentos e cuidados no que se refere ao seu quadro clínico.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308315042)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Maurício reside em uma cidade muito pobre. Ele tem dificuldades para sustentar sua família. Na última sexta-feira, ele entrou em um supermercado e roubou comida. Roubar, neste contexto é:
		
	 
	Imoral
	
	Ideal
	 
	Amoral
	
	Ético
	
	Moral
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308279609)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308402424)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em uma aula de bioética, o professor falou sobre o Julgamento de Nuremberg. Ana, aluna da classe, não entendeu muito bem e questionou sobre o assunto. O professor explicou que o Julgamento dizia respeito a um(a):
		
	
	Comitê de Contas para avaliar os gastos com a Segunda Guerra Mundial.
	
	Comitê de Justiça para organizar os papéis distribuídos na Guerra sobre a ética e a bioética
	 
	Comissão de Direitos Humanos para avaliar os tratados escritos no pós guerra.
	 
	Tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra nazistas.
	
	Tribunal de Avaliação Psicológica para avaliar psicologicamente os tenentes de Guerra.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308315127)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O princípio que associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo do indivíduo os princípios de dignidade e indisponibilidade inerentes à pessoa humana, denomina-se:
		
	
	Princípio da tangenciabilidade emocional
	 
	Princípio da intangibilidade corporal
	
	Princípio da solidariedade
	
	Princípio de vulnerabilidade
	 
	Principio do duplo efeito
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308315134)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
		
	
	Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
	
	José apresentará dificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
	 
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
	
	A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
	
	José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308807201)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre o conceito de eutanásia, assinale a alternativa falsa.
		
	 
	A eutanásia ativa coincide com o conceito de suicídio assistido.
	
	O princípio da não maleficência deve ser considerado após terem sido concluídos os esforços de beneficência.
	
	A eutanásia de duplo efeito pode ser praticada mesmo sem o consentimento do paciente.
	
	Os princípios da bioética contemplam a a possibilidade de ocorrência da eutanásia ativa.
	
	Há casos em que formas de eutanásia podem ser admitidas sem o cnsentimento do paciente.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308861087)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um político declara: A regra em situações epidêmicas é a de que a manutenção dos direitos individuais fica sempre condicionada à preservação dos direitos coletivos. Vivemos hoje uma epidemia de violência. Há crimeem toda parte e ele é contagioso. Isso tem implicado limites nos direitos individuais de pessoas de certos grupos. O parágrafo reflete:
		
	
	A manifestação de preconceito, pois não se pode dizer que o crime é contagioso.
	
	Uma visão simplista da criminalidade e o incentivo ao toque de recolher.
	 
	A colocação em pauta da questão da violação de direitos fundamentais de certos grupos.
	
	Um erro técnico, pois a violência não pode ser considerada epidêmica.
	
	A ideia de que a pobreza é contagiosa.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308470753)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Crianças que dependem de modificações na forma habitual de cuidar, incluindo aquelas que necessitam de alterações específicas nas AVDs (Atividades da Vida Diária) são consideradas como:
		
	 
	Crianças com necessidades especiais de saúde (Crianes).
	
	Crianças com Síndrome de Alstrom.
	
	Crianças sem patologias específicas e que não devem ser diferenciadas.
	
	Crianças com distúrbios de aprendizagem e inserção social.
	
	Crianças com Autismo.

Outros materiais