Buscar

ÉTICA NA SAÚDE EXERCÍCIOS E SIMULADO 1 COM GABARITO PARA AV1

Prévia do material em texto

ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	
	Exercício: SDE0083_EX_A1_201201588928 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201877933)
	
	
	Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201733993)
	
	
	O termo ética deriva de éthos, que significa:
		
	
	Essência
	 
	Modo de ser
	
	Moral
	
	Atitude
	
	Modo de fazer
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201695476)
	
	
	A felicidade humana faz parte do trabalho de pesquisa de Pedro. Ele já observou que para o homem ser feliz é necessário que ele sinta prazer nas coisas à sua volta e isso tem a ver com as características da busca pelo bem e pela perfeição, pois ninguém gosta de ser criticado ou ficar triste. Aristóteles, assim como Pedro também estudou a felicidade, só que no campo da ética dentro da Filosofia Moral. De acordo com este pensador:
		
	
	O campo ético por ser um conjunto de normas e regras, deve ser utilizado somente quando for estritamente necessário.
	 
	O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
	
	O campo ético deveria preparar para a felicidade.
	
	O campo ético deveria impor a conduta humana o conceito de felicidade
	
	O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de extinguir a conduta humana.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201733806)
	
	
	Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", também definido como:
		
	
	a colaboração para o entendimento
	
	um jeito de fantasiar
	 
	um -modo de estar- no mundo
	
	uma acreditaçaõ política
	
	a casa em que se vive
	
	 5a Questão (Ref.: 201201733826)
	
		No período medieval, os pensadores cristãos conceberam a teonomia, que significa:
		
	
	entender o outro como impróprio
	
	buscar a força bruta para o enfrentamento
	
	encontrar em Deus os princípios da vida moral
	
	facilitar o afastamento das pessoas
	
	facilitar a congruência de pensamentos
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201733823)
	
	
	Em relação à ética, na época medieval, a religião garante:
		
	
	O bem estar dos padres
	
	Penitências e punições
	 
	Unidade social
	
	Facilidade de encontros
	
	Um pensamento de abertura
	
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	
	Exercício: SDE0083_EX_A2_201201588928 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201733853)
	
	
	A ética industrial decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de:
		
	
	Teoria funcional
	 
	Teoria utilitarista
	
	Teoria maquinal
	
	Teoria do prazer
	
	Teoria computacional
	
	 2a Questão (Ref.: 201201733856)
	
	
	John Finnis e outros estudiosos da ética e bioética argumentam que a qualidade de vida não pode se impor eticamente a aspectos morais e a valores mais amplos do que o prazer. Isso significa que:
		
	
	A qualidade de vida não deve ser considerada pela bioética.
	 
	O prazer não pode se sobrepor aos valores éticos.
	
	As pessoas devem buscar o prazer a qualquer preço.
	
	Ética e moral são diametralmente opostas em relação à vida humana.
	
	Os aspectos morais não se correlacionam a valores.
	
	 3a Questão (Ref.: 201201733860)
	
	
	M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apóia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
		
	 
	Princípio da tripla decisão
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio da decisão médica
	
	Princípio da consciência de doença
	
	Princípio do fenômeno trivial
	
	 4a Questão (Ref.: 201201698337)
	
	
	O termo "Bioética", foi utilizado pela primeira vez em 1971, no livro "Bioética: Ponte para o Futuro", do biólogo e oncologista americano Van R. Potter. Elaborado como um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) é normalmente compreendido como um campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não-humanos. Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para:
		
	 
	um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais pautado pelo tecnicismo, continuando com a fusão entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais econômico.
	
	um caminho menos pautado pelo humanismo, estacionando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	um caminho mais político;
	
	 5a Questão (Ref.: 201201698353)
	
	
	Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo sefor necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201698362)
	
	
	Um conceito crítico em bioética é o de justiça retributiva, que exige que se pague o que é devido. Este conceito exige:
		
	
	não roubar sob pena de ir preso, mas podendo ficar com o que oi roubado para si.
	
	esperteza por parte do políticos, para driblar a lei.
	 
	punição por violar a lei e obriga aos que roubam retornar o que foi roubado.
	
	negociação por violar a lei, podendo os que roubam se apropriar da metade do que foi roubado.
	
	premiação por violar a lei e desobriga aos que roubam retornar o que foi roubado.
	
		
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	
	Exercício: SDE0083_EX_A3_201201588928 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201875178)
	
	
	Nas pesquisas biomédicas, a noção de risco deve ser entendida como:
		
	
	a neutralidade do pesquisador em pesquisas de duplo cego.
	
	A facilidade de incentivo financeiro que a pesquisa pode receber.
	
	a impossibilidade de causar danos ao sujeito da pesquisa.
	 
	a possibilidade de dano (previsto ou não) ao sujeito da pesquisa.
	
	a dificuldade em escolher uma amostra para estudo.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201916372)
	
	
	A Bioética está focada em eventos de natureza:
		
	 
	Onde os seres humanos estejam envolvidos em pesquisas, procedimentos clínicos ou situações em que os profissionais de saúde eventualmente possam colocar em risco a saúde de seus pacientes.
	
	Lúdica, prevendo uma melhor qualidade de vida para funcionários em regime de 40 horas semanais.
	 
	Que vise a preservação da floresta amazônica fora do território nacional. A Amazônia internacional é de domínio público e precisa ser preservada em seu ambiente natural.
	
	Comercial, onde a exploração de menores se torna viral causando a revolta internacional contra as ONGs no Brasil.
	
	Onde existe um cuidado especifico com problemas de pele oriundos da demasiada exposição ao sol nos períodos de verão em praias no Brasil.
	
	 3a Questão (Ref.: 201201698363)
	
	
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	 4a Questão (Ref.: 201201916368)
	
	
	Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
	
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201733863)
	
	
	O evento constituído por um tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra, incluindo médicos, ocorrido entre 1945 e 1946, na Alemanha, denomina-se:
		
	
	Avaliação de Casos
	
	Julgamento de Nuremberg
	
	Linguagem de Hitler
	
	Evento de Guerra
	
	Determinação Jurídica
	
	 6a Questão (Ref.: 201201881067)
	
	
	Em 1964, foi criado pela Associação Médica Mundial, um documento conhecido pelo nome de Declaração de Helsinque. Na parte referente à pesquisa clínica combinada com o cuidado profissional, o documento aborda a possibilidade da aplicação de meios extraordinários de tratamento (pesquisas experimentais) desde que:
		
	
	Os sujeitos da pesquisa assinem termos de responsabilidade nos quais demonstram estar conscientes dos riscos e eximem o pesquisador de qualquer ocorrência.
	
	Haja remuneração aos sujeitos da pesquisa para que possam assegurar que suas famílias sejam protegidas caso algo negativo ocorra.
	
	Assegurem que não haverá riscos envolvidos para que o cientista e sua equipe.
	
	A pesquisa possa contribuir para o desenvolvimento da ciência e para o progresso dos conhecimentos na área.
	 
	Previamente consentidos e que a pesquisa traga perspectiva de reversão da patologia para o próprio paciente submetido ao procedimento experimental.
Parte superior do formulário
 
Parte superior do formulário
		
		
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	
	Exercício: SDE0083_EX_A5_201201588928 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201821185)
	
	
	Um casal homoafetivo feminino decidiu que um bebê seria muito bem vindo à família, e para isso optou por reprodução assistida através de doação de sêmen. No Brasil, a legislação:
		
	
	Autoriza adoção apenas para casais homoafetivos masculinos e exclui a possibilidade de reprodução assistida para casais homoafetivos femininos, oque impede o casal em questão de ampliar a família.
	
	Autoriza somente famílias com união formal a se utilizarem de técnicas de reprodução assistida.
	 
	Autoriza apenas a adoção para casais homoafetivos femininos e masculinos, excluindo qualquer tipo de técnica de reprodução assistida, mesmo que para mulheres independentes.
	 
	Autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal.
	
	Autoriza que mulheres com problemas para engravidar se utilizem de técnicas de reprodução assistida, o que não é o caso do casal em questão.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201733877)
	
	
	Recentemente foi divulgado que nasceu uma criança através do método de reprodução assistida cujo pai já havia falecido. Sua mãe entrou na justiça para ter uma liberação a fim de utilizar os embriões fecundos antes do referido pai falecer. Isso se deu porque:
		
	 
	O pai não havia deixado autorização prévia específica para o uso do material biológico criopreservado.
	
	A lei permite utilização de materiais criopreservados post mortem independente de autorização do falecido.
	 
	A famíliado falecido pai se negou à autorizar a fecundação sem a vontade do mesmo evidenciada.
	
	A mãe se negou a fazer inseminação durante o período em que seu marido estava vivo.
	
	O pai não possuía material biológico preservado e foi necessária uma exumação do corpo.
	
	 3a Questão (Ref.: 201201821183)
	
	
	As questões éticas envolvidas nos procedimentos ligados à reprodução humana abarcam uma série de aspectos, mas seu conceito básico é:
		
	
	O objetivo da reprodução é o aborto.
	
	O objetivo da reprodução é escolha de material genético para fins de beleza.
	
	O objetivo da reprodução é a destruição de gametas.
	 
	O objetivo da reprodução é a geração da vida.
	
	O objetivo da reprodução é a barriga de aluguel.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201821187)
	
	
	Em 2008, a Igreja Católica publica um documento sobre aspectos de Bioética ligados à dignidade humana onde reforça o entendimento de que o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação e considera como lícitas as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais a procriarem, desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si, considerando moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿. Isso significa que:
		
	
	A Igreja Católica é contra qualquer tipo de relação sexual, pregando que todos os casais devem praticar o celibato.
	
	A Igreja Católica é contra a preservação do ato procriativo em si, considerando lícita a procriação pela fecundação ¿in vitro¿.
	 
	A Igreja Católica é contra a fertilização do óvulo fora do corpo da mulher e sua reimplantação no útero.
	
	A Igreja Católica é a favor das técnicas em que são criados os bebês de proveta.
	
	A Igreja católica é a favor das técnicas de procriação que utilizam recursos dissociados do ato sexual em si.
	
	 5a Questão (Ref.: 201201821186)
	
	
	Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
		
	
	O uso que se faz das novas tecnologias é sempre maléfico e por isso elas não devem ser utilizadas.
	 
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
	
	As novas tecnologias devem ser avaliadas em função do seu custo/benefício e nunca em função da ética ou de seu valor para a humanidade.
	
	Toda tecnologia tem apenas um lado: um positivo, pois nenhum avanço científico ou pesquisa apresenta riscos para a humanidade.
	
	O que importa nos avanços tecnológicos são os investimentos financeiros e o retorno do capital investido para as grandes empresas: o impacto nos seres humanos não é considerado.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201733878)
	
	
	José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
		
	 
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
	
	Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
	
	José apresentará dificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
	
	A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
	
	José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
	
	
	
	
Parte inferior do formulário
		 
		
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	Simulado: SDE0083_SM_201201588928 V.1 
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201685004)
	
	Uma mulher de 22 anos engravidou, mas não sabe quem é o pai. Ela mora sozinha e tem muitos parceiros sexuais. Ela descobriu que estava grávida bem no início da gestação e pensa seriamente em fazer aborto. Ofereça argumentos acerca da bioética para o aborto, correlacionando com a sentença.
		
	
	
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201685000)
	
	Um homem de 45 anos necessita de um transplante de fígado, mas se nega a receber o fígado de alguém que morreu, pois acredita que também vai morrer com um fígado de uma pessoa morta. Descreva as possibilidades de origem dos órgãos para transplante.
		
	
	
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201695483)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Joana vive no período medieval. Nesta época há uma profunda fragmentação econômica e política, devido ao surgimento de duas classes que marcam o regime feudal: dos senhores feudais, donos absolutos de terras ou feudos, e dos camponeses e servos, os quais eram vendidos e comprados com as terras às quais pertenciam e que não podiam abandonar. Joana é uma serva e foi vendida a um senhor que é casado. Ela serve à sua esposa. Ela freqüenta a igreja junto com sua senhora e seu senhor e sabe que a igreja é que comanda a política. A religião garante certa unidade social, pois a política depende da Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizando integralmente a vida intelectual. Sob essas circunstâncias, a moral concreta, efetiva, e a ética "como doutrina moral" estão impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas as manifestações da vida medieval. Isso significa que:
		
	
	Joana é obrigada a freqüentar a igreja por seus patrões, pois ela é serva deles.
	
	Joana, apesar de freqüentar a igreja, não acredita em Deus, mesmo que a ética imponha isso.
	
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma autonomia ética (autos em grego, significando eu), ou "penso, logo existo", onde a crença está no homem e em seus pensamentos.
	
	A vida nos feudos não era atrelada à religião e à política.
	 
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma heteronomia ética (héteros, em grego, significando outro, diferente), ou teonomia, que encontra em Deus (théos, em grego) os princípios da vida moral.
	
	 4a Questão (Ref.: 201201695488)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A vontade é verdadeiramente moral quando é regida por imperativos categóricos - referem-se a ações objetivamente necessárias, em que suas realizações estejam subordinadas tanto a fins quanto condições. A moralidade kantiana, neste sentido, diz respeito:
		
	
	em pensar somente no lucro.
	 
	ao fundamento da bondade dos atos, averiguando em que consiste o bom.
	
	ao fundamento da maldade dos atos, averiguando em que consiste o mal.
	
	em se adaptar ao sistema capitalista vigente na sociedade atual.
	
	em agir de acordo com seus próprios interesses.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201695485)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de:
		
	
	coletivismo ético.
	
	servidão ética.
	
	altruísmo ético.
	 
	egoísmo ético.
	
	filantropismo ético.
	
	 6a Questão (Ref.: 201201695486)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A correspondência alma-corpo baseia os fundamentos de uma ética voltada para o exercício da liberdade. Os homens é que causam as paixões, não que estas devam estar subjugadas à razão ou vice-versa. Segundo o pensamento de Baruch Espinosa, podemos afirmar que:
		
	
	a liberdade é ter dinheiro para comprar oque se quer.
	
	a liberdade é ignorância, anomia.
	
	a liberdade é acomodação, heteronomia.
	
	morar sozinho e fazer o que tiver vontade, sem dar satisfação a ninguém.
	 
	a liberdade é autodeterminação, autonomia.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201733809)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na:
		
	
	complexidade fixada
	
	ciência da morte
	
	verdade imutável
	
	Força da natureza
	 
	estabilidade das leis
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201733821)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O período medieval é marcado por duas classes que marcam o regime feudal. São elas:
		
	
	pais e filhos escravos
	
	mercadores e povo
	
	posseiros e amieiros
	 
	senhores feudais e servos
	
	igreja e padres
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201698351)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:
		
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da pessoa ou da família.
	 
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, deve servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	tomar como base a minimização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, pode servir como base irracional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da igreja católica.
	
	 10a Questão (Ref.: 201202271287)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A virtude ética é uma teoria que se foca mais no caráter do que nas ações e que está mais interessada na questão de saber quais as ações que estão corretas e quais as que estão erradas e a Ética da Virtude pensa assim sobre as diversas formas de trabalhar a referida questão. A Ética da Virtude pensa assim sobre o género de pessoa que deveremos ser, que ações deveremos tomar, quais as qualidades que tornam a vida boa e quais os vícios e qualidades negativas que devemos evitar. A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar:
		
	 
	Etimologicamente, a palavra moral deriva do grego mos e significa comportamento, modo de ser, caráter.
	
	Compete à moral chegar, por meio de investigações científicas, à explicação de determinadas realidades sociais, ou seja, ela investiga o sentido que o homem dá a suas ações para ser verdadeiramente feliz.
	
	A moral é influenciada por vários fatores como, sociais e históricos; todavia, não há diferença entre os conceitos morais de um grupo para outro
	
	A vida ética realiza-se no modo de viver daqueles indíviduos que não mantêm relações interpessoais.
	 
	Virtude que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.
		
	
	
	 
	
GABARITO
	
		
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	
	Exercício: SDE0083_EX_A1_201201588928 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201877933)
	
	
	Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201733993)
	
	
	O termo ética deriva de éthos, que significa:
		
	
	
	 
	Modo de ser
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201695476)
	
	
	A felicidade humana faz parte do trabalho de pesquisa de Pedro. Ele já observou que para o homem ser feliz é necessário que ele sinta prazer nas coisas à sua volta e isso tem a ver com as características da busca pelo bem e pela perfeição, pois ninguém gosta de ser criticado ou ficar triste. Aristóteles, assim como Pedro também estudou a felicidade, só que no campo da ética dentro da Filosofia Moral. De acordo com este pensador:
		
	
	
	 
	O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201733806)
	
	
	Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", também definido como:
		
	
	
	
	
	 
	um -modo de estar- no mundo
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201733826)
	
		No período medieval, os pensadores cristãos conceberam a teonomia, que significa:
		
	
	
	
	
	 
	encontrar em Deus os princípios da vida moral
	
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201733823)
	
	
	Em relação à ética, na época medieval, a religião garante:
		
	
	
	
	
	 
	Unidade social
	
	
	
	
	
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	
	Exercício: SDE0083_EX_A2_201201588928 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201733853)
	
	
	A ética industrial decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de:
	
	
	
	 
	Teoria utilitarista
	
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201733856)
	
	
	John Finnis e outros estudiosos da ética e bioética argumentam que a qualidade de vida não pode se impor eticamente a aspectos morais e a valores mais amplos do que o prazer. Isso significa que:
		
	
	
	 
	O prazer não pode se sobrepor aos valores éticos.
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201733860)
	
	
	M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apóia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
		
	
	
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201698337)
	
	
	O termo "Bioética", foi utilizado pela primeira vez em 1971, no livro "Bioética: Ponte para o Futuro", do biólogo e oncologista americano Van R. Potter. Elaborado como um neologismo construído a partir das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) é normalmente compreendido como um campo disciplinar compromissadocom o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não-humanos. Seu principal objetivo é deslocar a discussão acerca dos novos problemas impostos pelo desenvolvimento tecnológico, de um viés mais tecnicista para:
		
	 
	um caminho mais pautado pelo humanismo, superando a dicotomia entre os fatos explicáveis pela ciência e os valores éticos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201698353)
	
	
	Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201698362)
	
	
	Um conceito crítico em bioética é o de justiça retributiva, que exige que se pague o que é devido. Este conceito exige:
		
	
	
	
	
	 
	punição por violar a lei e obriga aos que roubam retornar o que foi roubado.
	
	
	
	
	
		
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	
	Exercício: SDE0083_EX_A3_201201588928 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201875178)
	
	
	Nas pesquisas biomédicas, a noção de risco deve ser entendida como:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	a possibilidade de dano (previsto ou não) ao sujeito da pesquisa.
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201916372)
	
	
	A Bioética está focada em eventos de natureza:
		
	 
	Onde os seres humanos estejam envolvidos em pesquisas, procedimentos clínicos ou situações em que os profissionais de saúde eventualmente possam colocar em risco a saúde de seus pacientes.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201698363)
	
	
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201916368)
	
	
	Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
	
	
	 
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201733863)
	
	
	O evento constituído por um tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra, incluindo médicos, ocorrido entre 1945 e 1946, na Alemanha, denomina-se:
		
	
	
	 
	Julgamento de Nuremberg
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201881067)
	
	
	Em 1964, foi criado pela Associação Médica Mundial, um documento conhecido pelo nome de Declaração de Helsinque. Na parte referente à pesquisa clínica combinada com o cuidado profissional, o documento aborda a possibilidade da aplicação de meios extraordinários de tratamento (pesquisas experimentais) desde que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Previamente consentidos e que a pesquisa traga perspectiva de reversão da patologia para o próprio paciente submetido ao procedimento experimental.
Parte superior do formulário
		
		
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	
	Exercício: SDE0083_EX_A4_201201588928 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201733870)
	
	
	Marta e Mônica são gêmeas. Marta tem problemas renais e precisa de um transplante urgente. Sua irmã quer ser doadora, mas como ambas tem a mesma genética e Mônica também apresenta problemas renais, embora mais leves do que sua Irma, o médico não liberou o processo de doação, mesmo elas sendo compatíveis. A decisão do médico está pautado no Princípio:
		
	
	
	
	
	 
	Da totalidade
	
	
	
	
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201821178)
	
	
	Maria decidiu doar um rim para seu filho, que é seu parente de primeiro grau. Ela já fez todos os exames e não há nada que impeça a doação. Ela está exercendo o seu direito à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, que consistem nos:
		
	 
	Direitos fundamentais
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201698370)
	
	
	O transplante de órgãos e tecidos implica em uma sequência de eventos que, desde a doação até a efetivação do transplante, abarca alguns direitos fundamentais pertinentes ao doador e ao receptor. Estes direitos estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201698372)
	
	
	Uma importante questão ética envolvida na doação de órgão por cadáveres foi, por muito tempo, o critério de caracterização de morte. O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução CFM 1480/97, alterou o critério de morte cardiorrespiratória para a morte encefálica, possibilitando grande avanço na viabilidade e efetividade das doações. Assim, neste tipo de doação por cadáver, a questão, hoje, resume-se praticamente à forma de obtenção (de):
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Doação voluntária, consentimento presumido, manifestação compulsória ou abordagem de mercado.
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202226562)
	
	
	Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta que alguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	
	 
	Os defensores deste tipo de transplanteressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202226563)
	
	
	Clara é médica e atua no setor de Cuidados Paliativos de um Hospital Geral. Sempre muito interessada nos assuntos de Bioética, e sensibilizada pelos casos que acompanha no hospital, Clara procura informar-se sobre as possibilidades de doação de órgãos, e se ela poderia registrar o seu desejo de transplante caso viesse a falecer por morte encefálica. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	A equipe de saúde, centrada na figura do médico, possui autoridade legitimada para autorizar o transplante de órgãos.
	
	
Parte inferior do formulário
 
Parte superior do formulário
		
		
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	
	
	Exercício: SDE0083_EX_A5_201201588928 
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201821185)
	
	
	Um casal homoafetivo feminino decidiu que um bebê seria muito bem vindo à família, e para isso optou por reprodução assistida através de doação de sêmen. No Brasil, a legislação:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201733877)
	
	
	Recentemente foi divulgado que nasceu uma criança através do método de reprodução assistida cujo pai já havia falecido. Sua mãe entrou na justiça para ter uma liberação a fim de utilizar os embriões fecundos antes do referido pai falecer. Isso se deu porque:
		
	 
	O pai não havia deixado autorização prévia específica para o uso do material biológico criopreservado.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201821183)
	
	
	As questões éticas envolvidas nos procedimentos ligados à reprodução humana abarcam uma série de aspectos, mas seu conceito básico é:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	O objetivo da reprodução é a geração da vida.
	
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201821187)
	
	
	Em 2008, a Igreja Católica publica um documento sobre aspectos de Bioética ligados à dignidade humana onde reforça o entendimento de que o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação e considera como lícitas as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais a procriarem, desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si, considerando moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿. Isso significa que:
	
	
	
	
	
	 
	A Igreja Católica é contra a fertilização do óvulo fora do corpo da mulher e sua reimplantação no útero.
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201821186)
	
	
	Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
		
	
	
	 
	É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201733878)
	
	
	José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
		
	 
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte inferior do formulário
		
		
	
	  ÉTICA NA SAÚDE
	
	Simulado: SDE0083_SM_201201588928 V.1 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201201685004)
	
	Uma mulher de 22 anos engravidou, mas não sabe quem é o pai. Ela mora sozinha e tem muitos parceiros sexuais. Ela descobriu que estava grávida bem no início da gestação e pensa seriamente em fazer aborto. Ofereça argumentos acerca da bioética para o aborto, correlacionando com a sentença.
		
	
	
Compare com a sua resposta: O aborto é um importante tema fortemente relacionado à ética, à moral e às questões legais. Independente que autorização legal ou criminalização, existem nesta situação conflitos entre a autonomia, a beneficência, a não maleficência e a justiça da mãe, do feto e do médico. Os julgamentos morais sobre a justificativa do aborto dependem mais das convicções sobre a natureza e desenvolvimento do ser humano do que das regras e princípios. Muitas vezes a discussão é colocada sob o prisma reprodutivo quando, na realidade, o tema correto seria o do acesso ao sistema de saúde e os impedimentos legais para a realização do procedimento de interrupção da gestação. No Brasil e em muitos outros países o aborto é crime, com algumas exceções. Então, a mulher exemplificada na sentença só poderia fazer aborto em uma clínica clandestina, o que pode colocar sua vida em risco.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201685000)
	
	Um homem de 45 anos necessita de um transplante de fígado, mas se nega a receber o fígado de alguém que morreu, pois acredita que também vai morrer com um fígado de uma pessoa morta. Descreva as possibilidades de origem dos órgãos para transplante.
		
	
	
Compare com a sua resposta: Quanto à origem, os órgãos podem ser oriundos de animais (xenotransplantes), de seres humanos vivos (alotransplante intervivos) ou mortos (alotransplantes de doador cadáver).
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201695483)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Joana vive no período medieval. Nesta época há uma profunda fragmentação econômica e política, devido ao surgimento de duas classes que marcam o regime feudal: dos senhores feudais, donos absolutos de terras ou feudos, e dos camponeses e servos, os quais eram vendidos e comprados com as terras às quais pertenciam e que não podiam abandonar. Joana é uma serva e foi vendida a um senhor que é casado. Ela serve à sua esposa. Ela freqüenta a igreja junto com sua senhora e seu senhor e sabe que a igreja é que comanda a política. A religião garante certa unidade social, pois a política depende da Igreja exercendo um forte poder espiritual e centralizando integralmente a vida intelectual. Sob essas circunstâncias, a moral concreta, efetiva, e a ética "como doutrina moral" estão impregnadas de um conteúdo religioso que encontramos em todas as manifestações da vida medieval. Isso significa que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Nesse período, os pensadores cristãos conceberam uma heteronomia ética (héteros, em grego, significando outro, diferente), ou teonomia, que encontra em Deus (théos, em grego) os princípios da vida moral.
	
	 4a Questão (Ref.: 201201695488)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A vontade é verdadeiramente moral quando é regida por imperativos categóricos - referem-se a ações objetivamente necessárias, em que suas realizações estejam subordinadas tanto a fins quanto condições. A moralidade kantiana, neste sentido, diz respeito:
		
	
	
	 
	ao fundamento da bondade dos atos, averiguando em que consiste o bom.
	
	
	
	
	
	
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201695485)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	egoísmo ético.6a Questão (Ref.: 201201695486)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A correspondência alma-corpo baseia os fundamentos de uma ética voltada para o exercício da liberdade. Os homens é que causam as paixões, não que estas devam estar subjugadas à razão ou vice-versa. Segundo o pensamento de Baruch Espinosa, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	a liberdade é autodeterminação, autonomia.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201733809)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	estabilidade das leis
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201733821)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O período medieval é marcado por duas classes que marcam o regime feudal. São elas:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	senhores feudais e servos
	
	
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201698351)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:
		
	
	
	 
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202271287)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A virtude ética é uma teoria que se foca mais no caráter do que nas ações e que está mais interessada na questão de saber quais as ações que estão corretas e quais as que estão erradas e a Ética da Virtude pensa assim sobre as diversas formas de trabalhar a referida questão. A Ética da Virtude pensa assim sobre o género de pessoa que deveremos ser, que ações deveremos tomar, quais as qualidades que tornam a vida boa e quais os vícios e qualidades negativas que devemos evitar. A respeito dos conceitos de ética, moral e virtude, é correto afirmar:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Virtude que significa uma qualidade própria da natureza humana; significa, de modo geral, praticar o bem usando a liberdade com responsabilidade constantemente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes