Buscar

imprimir simulados mistos

Prévia do material em texto

Simulados de Microbiologia dos alimentos
	1a Questão (Ref.: 201402424255)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Houve um Surto causado por canjica no refeitório do Hospital Universitário, cujo processamento seguiu as seguintes etapas: ¿ O milho para canjica marca ¿Pororoca¿ foi lavado e colocado de molho no sábado a noite (06/02). ¿ . No domingo (07/02), pela manhã, foi posto para cozinhar em caldeirão, tendo sido acrescentado leite pausterizado ¿Vacapura¿ (chega em latões), coco ralado ¿Muito Bom¿, amendoim da ¿Energético¿ e açúcar. ¿ O início do cozimento foi às 11:00 horas e o término mais ou menos às 15:00 horas (entre 3 a 4 horas de cozimento em caldeirão grande). ¿ Depois de aberto o caldeirão, a canjica foi passada para três panelas de alumínio para esfriar, permanecendo em temperatura ambiente na cozinha. ¿ As funcionárias não recordam a hora exata em que as panelas foram levadas ¿ à câmara-fria, acreditando ter ficado em temperatura ambiente, por um período de 4 a 7 horas. ¿ Na segunda-feira (08/02), ao retirar as panelas da câmara-fria observaram que a canjica não estava bem gelada, "estava um pouco morna¿, quando a levaram para o refeitório como sobremesa (almoço das 11:00 às 13:00 horas). ¿ Após 4 horas a maioria dos estudantes começou apresentar náuseas e vômitos. A partir destas informações as seguintes alternativas são corretas: I ¿ Considerando que o milho é um alimento rico em amido, o período de incubação de 4 horas e os sintomas (náuseas e vômitos) sugere a síndrome emética causada pelo Bacillus cereus,que é uma intoxicação pelo consumo de toxina pré-elaborada no alimento. II- O resfriamento lento na temperatura ambiente por um período de 4 a 7 horas, permitiu que os esporos do B. cereus se transformassem em formas vegetativas e se multiplicassem intensamente. III- A refrigeração da canjica em volumes grandes não permitiu que a temperatura atingisse o centro geométrico do alimento, favorecendo a multiplicação bacteriana. São corretas as seguintes informações:
		
	
	( ) I e III apenas
	
	( ) II e III apenas
	
	( ) I apenas
	 
	( ) I, II e III
	
	( ) I e II apenas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402248116)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A simples produção de alimentos não é tudo se não houver meios adequados para conservá-los e distribuí-los. A conservação de alimentos, mantendo-se da melhor maneira possível suas condições naturais tem sido uma preocupação constante. 
Complete as afirmativas abaixo com os principais métodos de conservação pelo calor:
 1. A ____________ pelo calor é o tratamento no qual o alimento é aquecido a uma temperatura relativamente elevada durante períodos variados de tempo, suficientes para a destruição de microrganismos, inclusive esporos e inativação de enzimas capazes de deteriorar o produto durante o armazenamento. Este tratamento pode ser realizado por diversos processos e tem ainda como objetivo principal, a destruição dos microorganismos causadores de doenças e deterioradores, mantendo-o livre de germes nocivos à saúde do consumidor.
 2. A ____________ é a aplicação do processo térmico a um alimento convenientemente acondicionado em uma embalagem hermética resistente ao calor, a uma temperatura e um período de tempo cientificamente determinados, para atingir a esterilização comercial. Este processo corresponde ao aquecimento do produto já elaborado e envasado, relativamente isentos de ar.
 A seqüência está correta em:
		
	 
	1- Esterilização; 2- Apertização
	
	1- Pasteurização; 2-Tindalização
	
	1- Tindalização; 2- Apertização
	
	1-Pasteurização; 2-Esterilização
	
	1- Tindalização; 2- Pasteurização
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402238512)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desenvolvimento de microrganismo em alimentos pode levar a alterações na sua composição química e nas propriedades organolépticas. A deterioração de gorduras por bactérias é conhecida como rancificação hidrolítica e costuma acontecer no(a)
		
	
	óleo de soja.
	 
	margarina.
	
	óleo de girassol.
	
	óleo de canola.
	
	azeite de oliva.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402246493)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação às alterações provocadas por microrganismos:
I - Flavobaterium provoca pigmentos de róseo ao vermelho no leite. 
II - Pseudomonas pigmentos amarelo esverdeado, verde, azul, laranja em carnes vermelhas frescas. 
III - Serratia pigmentos amarelo, vermelho ou laranja no leite. 
IV - Halobacterium pigmentos do róseo ao vermelho em produtos cárneos e pescados. 
V - Leuconostoc mesenteroides, Bacillus subtilis, E. coli altera a viscosidade do leite e sucos concentrados.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I, II e III
	
	III e V
	
	I e IV
	 
	II, IV e V
	
	I, IV e V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402246565)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Frequentemente podem ser encontrados nos alimentos não processados uma variedade grande de bactérias e leveduras. É necessário saber quais microrganismos estão associados com um alimento particular em seu estado natural e quais organismos não são naturalmente encontrados nesse alimento. A presença de organismos naturalmente associados aos alimentos indica
		
	
	a contaminação pelo ar.
	 
	a contaminação pelo manuseio.
	
	que os processos de secagem não foram eficazes.
	 
	a biota microbiana natural dos alimentos.
	
	que os processos de cura não foram suficientes.
		
	1a Questão (Ref.: 201402425948)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os micro-organismos necessitam de água para sua sobrevivência, seu metabolismo e multiplicação, pois, todas as reações químicas das células necessitam de um meio aquoso. Os micro-organismos exigem a presença de água na forma disponível. O parâmetro que mede a disponibilidade de água em um alimento denomina-se: Atividade de água (Aa) que é a relação entre a pressão de vapor da água contida no alimento e a pressão de vapor da água pura, em uma dada temperatura. Os valores da atividade de água variam de zero a um, quanto mais se aproxima de 1, maior atividade de água do alimento, permitindo crescimento microbiano, deterioração química e deterioração da consistência. A atividade de água de um alimento pode ser reduzida em função da natureza da substância, da quantidade adicionada e da temperatura, portanto:
I- A adição de sal a um alimento reduz o valor da atividade de água.
II- A adição de açúcar a um alimento reduz o valor da atividade de água.
III - A atividade de água de um alimento pode ser reduzida pela remoção da água através dos processos de congelamento e desidratação. 
Assinale a alternativa correta:
		
	
	I e III, apenas
	 
	I, II e III
	
	II e III, apenas
	
	I e II, apenas
	
	I, apenas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402247310)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Muitos microrganismos são capazes de alterar alimentos, entre eles os ricos em proteínas. Das alternativas abaixo, qual NÃO está relacionada a alterações causadas por microrganismos em alimentos fontes de proteínas.
		
	 
	é sinônimo de putrefação.
	
	ALTERAÇÃO NO ODOR.
	
	descarboxilação oxidativa.
	 
	formação de limo superficial.
	
	amolecimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402247300)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	COM RELAÇÃO AO S. AUREUS, É FALSA A SEGUINTE AFIRMATIVA:
		
	 
	DEVE SER INVESTIGADO EM EXAMES ADMISSIONAIS PARA MANIPULADORES DE ALIMENTOS.
	 
	É TRANSMITIDO PRINCIPALMENTE PELOS MANIPULADORES DOS ALIMENTOS.
	 
	É UM PATÓGENO ENCONTRADO PRINCIPALMENTE NO TRATO DIGESTÓRIO DOS INDIVÍDUOS.
	 
	SEU HABITAT É PRINCIPALMENTE A CAVIDADE ORAL E NASEAL.
	 
	A SUPERFÍCIE DA PELE DOS PORTADORES É UMA DAS FORMAS DE CONTAMINAR OS ALIMENTOS.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402250030)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As aflatoxinas são comumenteencontradas em amendoim, castanhas e milho e podem ser inativadas com eficiência quando o alimento é submetido a:
		
	
	temperaturas baixas.
	 
	tratamento por agentes químicos.
	 
	desidratação.
	
	conservação à vácuo.
	
	temperaturas elevadas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402246463)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas abaixo:
I - Plano de amostragem de três classes classifica o lote como aceitável, qualidade intermediária aceitável ou inaceitável.
II - Métodos convencionais são descritos em manuais, como AOAC, FDA, e são análises mais demoradas. 
III - Plano de amostragem de duas classes classifica o lote como aceitável ou inaceitável. 
IV - Análise microbiológica objetiva determinar o agente etiológico causador de toxinfecção alimentar, e verificar se os produtos estão de acordo com os padrões descritos pelas normas nacionais ou internacionais. 
V - Durante o tratamento das gastroenterites causadas por microrganismos não se faz preciso uma dieta com distribuição equilibrada e adequada dos macronutrientes e micronutrientes.
É correto o que se afirma em:
 
		
	
	I, II, IV e V
	
	I, II, III e V
	 
	I, II, III e IV
	
	I, III, IV e V
	
	II, III, IV e V
		
	Educação nutricional
1a Questão (Ref.: 201402361391)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando a formação do comportamento alimentar e os elementos que o compõem, marque a alternativacorreta:
		
	
	O elemento situacional do comportamento alimentar inclui apoios estruturais, coerção social, normas e padrões culturais, mas não é influenciado por questões econômicas.
	 
	O componente afetivo está ligado ao sentimento sobre os alimentos e que motivam as práticas alimentares, que vão além das necessidades fisiológicas, como segurança, afeto, auto-estima, auto-realização e aprovação social.
	
	O comportamento alimentar pode ser determinado por incompatibilidades em relação a algum estado fisiológico do indivíduo ou entre os próprios alimentos, mas geralmente não é influenciado por proibições, causada por motivos religiosos, valorização socioeconômica e cultural.
	
	Na prática do nutricionista, preconceitos, crenças, tabus, ritos e tradições alimentares não devem ser levados em consideração quando se busca entender o comportamento alimentar do individuo.
	
	O elemento cognitivo do comportamento alimento está relacionado ao conhecimento sobre alimentação e nutrição, embasado no conhecimento científico prévio do indivíduo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402364567)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considere a situação hipotética. 
Um nutricionista foi contratado para modificar os hábitos alimentares dos escolares de uma escola privada. Para iniciar o trabalho realizou a observação dos alimentos encaminhados para o lanche. Nesta percebeu que estes eram compostos principalmente por: refrigerantes, salgadinhos, biscoitos e achocolatados. Em virtude deste consumo inadequado de calorias surgiu a necessidade de implementar estratégias de educação nutricional para o grupo. A Nutricionista entrevistou os pais das criaças e constatou que os mesmos não pretendiam substituir os alimentos encaminhados para o lanche das crianças pois consideravam adequados, práticos e saborosos.
Considerando o modelo dos estágios de mudança de comportamento e a situação hipotética acima, conclui-se que essas os pais dos escolares estão no estágio de:
		
	 
	Manutenção
	
	Contemplação
	
	Preparação
	 
	Pré-contemplação.
	
	Ação
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402364210)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A família é a primeira instituição que tem ação sobre os hábitos do indivíduo. É responsável pela compra e preparo dos alimentos em casa, transmitindo seus hábitos alimentares às crianças. Os adolescentes passam, gradativamente, maior tempo fora de casa, na escola e com os amigos que, também, influenciam na escolha dos alimentos e estabelecem o que é socialmente aceito (GAMBARDELLA, 1999).
Partindo do pressuposto, de que a escola, os amigos e a família exercem influência nos hábitos alimentares e de vida dos adolescentes, a educação nutricional se torna algo imprescindível nesse contexto. Desta forma, sobre a atuação do nutricionista, marque a alternativa correta:
		
	
	A mudança do comportamento alimentar é avaliada pelo nutricionista através do seguimento da dieta prescrita.
	
	As ações educativas enfatizam as mudanças comportamentais de forma imediatas.
	
	O profissional não aceita regressões durante o tratamento nutricional.
	 
	O profissional refere ter uma preocupação com representações sobre o comer e a comida, com o conhecimento, as atitudes e a valorização da alimentação para a saúde e para a qualidade de vida.
	
	O nutricionista deve impor limites e regras no primeiro contato com as crianças e com os adolescentes.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402363035)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as frases abaixo.
1) Hábito pode ser definido como sendo um ato, uso e costume, ou um padrão de reação adquirido por freqüente repetição da atividade (aprendizagem). Assim, os alimentos ou tipo de alimentação que os indivíduos consomem rotineiramente e repetidamente no seu cotidiano caracterizam o seu hábito ou comportamento alimentar.
2) A familiaridade com os alimentos é o primeiro passo para a criança aprender sobre o gosto dos alimentos. O acesso e a disponibilidade dos alimentos são fatores fundamentais no desenvolvimento do hábito alimentar
3) A refeição familiar é o contexto social no qual a criança tem oportunidade de comer com os irmãos, amigos e adultos que lhe servem de modelo e que dão atenção a sua alimentação, ora elogiando-a e encorajando-a a comer, ora chamando a atenção do seu comportamento à mesa, o que levará ao desenvolvimento de seu hábito alimentar.
4) As crianças que são pressionadas e/ou coagidas a comer um determinado alimento, que os pais acreditam ser bom para elas, em geral diminuem a sua preferência por este alimento ou sabor.
5) Os pais podem influenciar no controle interno da criança para a fome e saciedade. Por exemplo, quando a criança fala que não deseja mais comer, porque está satisfeita, e os pais dizem "termine o que está no prato", fica claro para a criança a mensagem de que a sua sensação interna de saciedade não é relevante para a quantidade de comida que ela precisa consumir.
Em relação as influências da família sobre a formação do hábito alimentar pode-se  afirmar que estão corretas:
		
	
	Apenas as afirmativas 2, 3 e 4
	
	Apenas as afirmativas 3, 4 e 5
	
	Apenas as afirmativas 1, 3 e 4
	
	Apenas as afirmativas 1, 2 e 3
	 
	Todas as afirmativas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402379245)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Considera-se como um dos objetivos da educação alimentar e nutricional
		
	
	Elevar o nível socioeconômico da comunidade
	 
	Prevenir o surgimento de doenças carenciais e dos tabus alimentares
	
	Corrigir a desnutrição e suas consequências
	 
	Difundir os conhecimentos práticos da ciência da nutrição indistintamente
	
	Reverter a obesidade e aprimorar culturalmente diferentes grupos sociais
	1a Questão (Ref.: 201402895217)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a história da Educação Alimentar e Nutricional no Brasil, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Na década de 1970, a partir de pesquisas científicas, verificou-se que o maior impedimento para a alimentação adequada era a falta de conhecimento.
	
	Na década de 1960, as publicações referentes à Educação Nutricional incluíam livros específicos, que realçavam a importância dessa prática.
	 
	A partir da década de 1970, como a Educação nutricional passou a ser vista como uma forma de ensinar aos pobres a ¿apertar o cinto sem doer¿, de forma que perdeu espaço na saúde pública.
	
	Iniciou-se no Brasilna década de 1930, por se perceber a necessidade de orientação da classe trabalhadora quanto à sua alimentação, sem qualquer apelo de ordem política.
	
	No período pós-guerra, houve um aumento do estímulo ao consumo de soja no Brasil, pois, devido às pesquisas que embasaram a alimentação dos militares, a importância de tal leguminosa para a saúde humana ficou evidente.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402370587)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O campo de atuação do nutricionista no exercício da educação alimentar e nutricional tem como objetivo principal
		
	
	Definir a situação-problema
	 
	Promover a saúde dos indivíduos pela introdução de práticas alimentares mais adequadas.
	
	Atingir os grupos mais vulneráveis
	
	Comunicar rapidamente as informações a grande número de pessoas.
	
	Atingir indivíduos de todas as classes sociais
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402895223)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando as mudanças no padrão alimentar no Brasil, coloque V para os itens verdadeiros e F para os falsos. (____) O perfil alimentar da população brasileira está mudando em quantidade e qualidade, com crescente aumento do consumo de alimentos de alto teor calórico. (____) Existe, geralmente, uma relação inversa entre alimento saudável e preço, de forma que quanto mais saudável é o alimento, mais barato ele é. (____) A globalização e a urbanização são exemplos de fatores que contribuíram para transição nutricional e epidemiológica. (____) Quanto à prevalência de desnutrição/sobrepeso/obesidade no país, percebe-se hoje que, independente da classe social, a prevalência de sobrepeso é maior que a de desnutrição. Assinale a opção que corresponde à sequência correta.
		
	 
	F, V, F, V
	 
	V, F, V, F
	 
	V, F, V, V
	 
	V, V, V, V
	 
	F, V, V, F
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402874912)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em um posto de saúde (1) da cidade de Fortaleza, a nutricionista (2) da equipe do NASF organizou um grupo de gestantes (3). O grupo se reúne a cada 15 dias para atividades educativas e na última reunião discutiram sobre ¿Os benefícios do aleitamento materno¿ (4). Identifique os elementos didáticos que aparecem no texto acima:
		
	
	1 ¿ Recursos utilizados; 2 ¿ Educando; 3 ¿ Educador; 4 ¿ Conteúdo programático.
	
	1 ¿ Local da ação; 2 ¿ Educando; 3 ¿ Educador; 4 ¿ Objetivos educacionais.
	
	1 ¿ Recursos utilizados; 2 ¿ Educador; 3 ¿ Educando; 4 ¿ Objetivos educacionais.
	
	1 ¿ Local da ação; 2 ¿ Educador; 3 ¿ Apelo motivacional; 4 ¿ Objetivos educacionais.
	 
	1 ¿ Local da ação; 2 ¿ Educador; 3 ¿ Educando; 4 ¿ Conteúdo programático.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402363035)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as frases abaixo.
1) Hábito pode ser definido como sendo um ato, uso e costume, ou um padrão de reação adquirido por freqüente repetição da atividade (aprendizagem). Assim, os alimentos ou tipo de alimentação que os indivíduos consomem rotineiramente e repetidamente no seu cotidiano caracterizam o seu hábito ou comportamento alimentar.
2) A familiaridade com os alimentos é o primeiro passo para a criança aprender sobre o gosto dos alimentos. O acesso e a disponibilidade dos alimentos são fatores fundamentais no desenvolvimento do hábito alimentar
3) A refeição familiar é o contexto social no qual a criança tem oportunidade de comer com os irmãos, amigos e adultos que lhe servem de modelo e que dão atenção a sua alimentação, ora elogiando-a e encorajando-a a comer, ora chamando a atenção do seu comportamento à mesa, o que levará ao desenvolvimento de seu hábito alimentar.
4) As crianças que são pressionadas e/ou coagidas a comer um determinado alimento, que os pais acreditam ser bom para elas, em geral diminuem a sua preferência por este alimento ou sabor.
5) Os pais podem influenciar no controle interno da criança para a fome e saciedade. Por exemplo, quando a criança fala que não deseja mais comer, porque está satisfeita, e os pais dizem "termine o que está no prato", fica claro para a criança a mensagem de que a sua sensação interna de saciedade não é relevante para a quantidade de comida que ela precisa consumir.
Em relação as influências da família sobre a formação do hábito alimentar pode-se  afirmar que estão corretas:
		
	
	Apenas as afirmativas 3, 4 e 5
	
	Apenas as afirmativas 1, 3 e 4
	
	Apenas as afirmativas 1, 2 e 3
	 
	Todas as afirmativas
	
	Apenas as afirmativas 2, 3 e 4
	
	1a Questão (Ref.: 201402379229)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O nutricionista, enquanto profissional competente para realizar projetos e ações de educação alimentar e nutricional, deve considerar o comportamento alimentar
		
	
	Um processo determinado apenas pelas condições ambientais em que o indivíduo está inserido
	 
	Um processo construído por representações, significados e simbolismos presentes desde a escolha até a ingestão de alimentos
	
	Um aprendizado modulado pela imitação, raciocínio e mitos
	
	Fixado na infância, transmitido pela família e sustentado por tradições
	
	Um condicionamento simples modulado pelo raciocínio e imitação
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402546312)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A educação nutricional tem sido apontada como importante estratégia de ação, no campo da educação em saúde, a ser adotada prioritariamente em saúde pública para conter o avanço da ocorrência dos agravos que sobrecarregam o sistema de saúde , seu foco principal na saúde é?
		
	
	Reestabelecer
	 
	Prevenir
	
	Reabilitar
	
	Recuperar
	
	Tratar
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402459690)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Texto I 
Já nas primeiras horas de vida, o mundo entra pela boca. Junto com o leite, o bebê recebe o calor, o toque e o cheiro de quem o alimenta. Sente, ainda que de forma sutil, a presença ¿ ou a falta ¿ do afeto. E, depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento. Ao longo da existência, as relações continuam permeadas pelos significados simbólicos que a comida assume na vida de cada um, seja na recusa do anoréxico, seja na voracidade do bulímico, seja na relação de amor e ódio dos obesos com os alimentos. 
LEAL, Gláucia. In: Mente e cérebro. Edição especial n.º 11, p. 41 (com adaptações). 
Texto II Combinação tipicamente nacional, a dupla feijão e arroz foi citada, mas não o suficiente para integrar a lista dos 15 alimentos que deveriam estar no cardápio do brasileiro pelo menos uma vez por semana. A seleção foi o resultado de pesquisa realizada com especialistas - médicos, nutricionistas e nutrólogos.
MANTOVANI, Flávia e DÁVILA, Marcos. In: Folha de S. Paulo, 13/10/2005 (com adaptações).
Considerando os textos I e II acima, assinale a opção correta.
		
	 
	Ao afirmar que, ¿depois das primeiras mamadas, a fome jamais será apenas de alimento¿, o texto I se refere a aspectos das dimensões sociais e antropológicas que influenciam a alimentação.
	
	O resultado da pesquisa mencionado no texto II é consequência do que se denomina atualmente prática reconstruída e confirma a ideia de que um bom almoço se compõe de arroz, feijão, carne e salada.
	 
	A busca pela modernidade alimentar, que se traduz pela praticidade e rapidez de refeições compostas de alimentos prontos e pela garantia de alimentação saudável e variada, justifica, com relação ao feijão e ao arroz, o resultado da pesquisa referida no texto II.
	
	A ingestão do leite pelo bebê, referida no texto I, constitui comportamento não-automático relacionado à vida e que envolve respiração, digestão e alimentação.
	
	Especialistas apresentam preocupação com as quantidades de arroz e feijão consumidas pelos brasileiros, como pode ser inferido do texto II.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402874907)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma pacientecom osteoporose, após palestra com nutricionista, começa a consumir 3 porções de leite por dia na sua alimentação, pois foi informada dos seus benefícios no organismo. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar.
		
	 
	Cognitivo
	
	Social
	
	Afetivo
	
	Situacional
	
	Ambiental
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402364212)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao consumo alimentar, é consenso que, no século XX, mudanças ocorridas na estrutura familiar, como a inserção da mulher no mercado de trabalho, influenciaram o padrão alimentar, sendo incomuns refeições com horários definidos e cardápios elaborados para o consumo em família, especialmente nas grandes cidades, onde as atividades são exercidas em diferentes horários e contextos. Na atualidade, entre os determinantes do consumo alimentar, também se destaca, em diferentes culturas, a influência da globalização, mais perceptível nas zonas urbanas, onde se observa o consumo exagerado de alimentos industrializados a partir da influência norte-americana nos costumes de diferentes países. (SANTOS, 2005).
Em relação aos fatores determinantes do comportamento alimentar, marque a alternativa correta.
I. A mídia não apresenta poder de persuasão sobre a compra de alimentos, pois cada indivíduo tem a autonomia de comprar o alimento o que deseja comprar.
II. O comportamento alimentar é modificado apenas pelos aspectos nutricionais.
III. O referencial teórico acima reforça como a globalização e a modernização influência diretamente na alimentação das famílias, salientando a banalização e os descasos que a alimentação sofre, devido essas influências.
IV. A neofobia é um transtorno alimentar muito comum em crianças e influencia a formação do hábito alimentar.
V. O modelo transteorético é muito utilizado em programas de intervenção nutricional.
Estão certos apenas os itens:
 
 
		
	
	II,III e V.
	
	II, IV e V.
	
	II, III e IV.
	
	I, III e V.
	 
	I, III, IV e V.
		
	1a Questão (Ref.: 201402357745)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A diferenciação entre educação e orientação nutricional pode contribuir para melhor definir o papel do nutricionista como educador. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I - A educação nutricional busca a autonomia do cliente.
II - A preocupação precípua da educação nutricional é a mudança de práticas alimentares.
III - A educação nutricional baseia-se na avaliação objetiva e subjetiva da evolução do paciente.
 
Refere(m)-se a princípio(s) da educação nutricional, a(s) afirmativa(s)
		
	 
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	 
	I, II e III.
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402379258)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O nutricionista que atua diretamente no programa de alimentação escolar deve estar atento para aproveitar todas as oportunidades educativas com objetivo de
		
	
	Fornecer atendimento nutricional personalizado visando à prevenção de carências nutricionais específicas.
	
	Respeitar hábitos alimentares individuais, enfatizando apenas a necessidade de consumir frutas.
	
	Promover o consumo de alimentos saudáveis e preservar a vida de grupos vulneráveis.
	 
	Promover a construção coletiva do conhecimento em nutrição por meio da integração escola-criança-família.
	 
	Identificar preferências e aversões alimentares, mas enfatizar a importância do consumo de todos os legumes e frutas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402360855)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione as colunas.
De acordo com cada uma das situações apresentadas, indique a forma de aprendizagem empregada.
a) Surge uma nova marca de suco de frutas. A propaganda na TV mostra uma família onde o marido e os filhos elogiam a mãe pelo suco preparado por ela. A mãe passa a comprar o novo suco.
b) Surge uma nova marca de suco de frutas. A propaganda na TV diz que este novo suco é rico em vitaminas, minerais e sem conservantes, o que o torna melhor que os da concorrencia. O sujeito que comprava outro suco muda de marca em função da propaganda.
c) Um estudante faz um experimento na escola utilizando dois tipos de alimentos em dois grupos de animais. Um dos grupos recebeu leite pó e o outro gelatina. O observando o crescimento dos animais durante um mês.
d) Uma criança que não gosta de legumes, passa a aceitar melhor estes alimentos depois que a mãe conta uma breve história todas as vezes que ela come os legumes.
( ) Ensaio e erro
( ) Condicionamento
( ) Imitação
( ) Raciocínio
A sequência correta de cima pra baixo é:
		
	
	d, c, a, b
	 
	c, d, a, b
	
	c, d, b, a
	
	a, b, c, d
	
	d, c, b, a
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402370624)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Umas das etapas mais importantes do planejamento de ação educativa é o diagnóstico educativo (DG). Abaixo estão algumas das características desse processo: 
1- O DG é importante para a identificação dos fatores que determinam a situação-problema;
2- O DG tem por finalidade básica identificar a necessidade de um programa educativo específico;
3- O DG fornece informações sobre a população-alvo e suas características em geral.
4- O DG oferece informações que poderão ser utilizadas para a avaliação do programa.
5- O DG deve ser realizado mediante a utilização: de inquéritos dietéticos e antropométricos, de pesquisa socioeconômica e de aspectos psicológicos, entre outros dados.
Assinale a opção que apresenta todas as afirmativas verdadeiras:
		
	
	2, 3, e 5
	
	1, 2, 3 e 4
	
	1, 3 e 5
	
	1, 2, 4 e 5
	 
	1, 2, 3, 4 e 5
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402357748)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A educação nutricional, segundo a pedagogia nova, tem como meta
		
	
	eliminar a ignorância sobre alimentação saudável.
	
	transmitir os conhecimentos acumulados ao educando.
	 
	transformar a educação em um instrumento objetivo e operacional.
	 
	adaptar os indivíduos à sociedade.
	
	estimular a racionalidade, a eficiência e a produtividade.
		
	
 Ética na Saúde
	
	 1a Questão (Ref.: 201408430633)
	1a sem.: conceito e modelos de ética
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Para Ralph Barton Perry, o valor de um objeto consiste em sua qualidade. Assim, os valores positivos, relacionados ao bem, abrangem diversos modos de atração ¿ o amado, desejado, agradável ¿, enquanto que os negativos, vinculados ao mal, modalidades de repulsão ¿ o repugnante, odioso e desagradável. Não estão nos objetos, mas evocam sentimentos ou vontades, o que não significa que dependam das escolhas livres dos seres humanos: segundo ele, haveria uma consciência do conhecimento dos valores que pertencem aos objetos, que conduz os homens a:
		
	
	praticar a vida religiosa com freqüência.
	
	amar incondicionalmente.
	
	rejeitar uma hierarquia própria do que deve ser mais ou menos valorizado.
	
	aceitar uma hierarquia própria do que deve ser mais ou menos valorizado.
	
	aderir às práticas da sociedade de consumo. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408456857)
	2a sem.: Bioética - História e princípios básicos
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Menor portador de leucemia, internado em hospital para tratamento, apresenta-se com quadro de anemia intensa e sinais de insuficiência cardíaca. A equipe médica prescreve transfusão sanguínea, mas os pais recusam tal procedimento, por motivos religiosos. Com a piora do quadro clínico da criança, mesmo contrariando a vontade da família, os médicos, em consonância com a direção do estabelecimento, decidem ministrar sangue à criança.
Assinale a opção ERRADA com relação a situação exposta.
		
	
	a equipe de médica não levou em consideração a opinião dos pais, por estes não serem profissonaisde saúde
	
	como se trata de um menor, cabe aos pais a responsabilidade de decidir pela autorização das ações terapêuticas
	
	os médicos violaram o princípio da autonomia
	
	os médicos agiram sustentados pelo princípio da beneficência
	
	pode-se dizer que, do ponto de vista dos pais, os médicos violaram o princípio da não-maleficência
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408591464)
	2a sem.: Bioética - história e princípios básicos
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito da bioética, leia as afirmativas abaixo e marque a resposta correta: A bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: I - descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; II - avaliativa, no sentido de avaliar as pessoas que devem ser beneficiadas e as que não merecem o benefício da vida. III - protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário, os mais ¿fracos¿ Está correto apenas o que se afirma em: 
		
	
	I e II
	
	II e III
	
	I e III
	
	III
	
	I, II e III
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408430645)
	1a sem.: conceito e modelos de ética
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Murray Bookchin, do Institute for Social Ecology, de Vermont, USA, em um artigo de 1994 intitulado "History, Civilization, and Progress: Outline for a Criticism of Modern Relativism", responsabiliza o relativismo histórico pela ausência de uma ética social de organização das sociedades e clama por uma análise social menos "psicanalítica" e mais voltada para a eliminação de injustiças e desigualdades sociais. Por outro lado, este relativismo ao qual Bookchin se refere, fundamenta-se nos desdobramentos da chamada:
		
	
	Teoria do Big Bang
	
	Teoria do Financeiro
	
	Teoria do Caos
	
	Teoria do Capitalismo
	
	Teoria do Sucesso
		Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408430635)
	1a sem.: conceito e modelos de ética
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para Richard Mervyn Hare, as expressões da linguagem ética são prescritivas. Estas são imperativas, pois delas derivam-se:
		
	
	juízos religiosos
	
	juízos econômicos
	
	juízos estéticos
	
	juízos políticos
	
	juízos éticos 
 Educação Nutricional
	 1a Questão (Ref.: 201408470031)
	2a sem.: Comportamento Alimentar
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	A educação nutricional leva à mudança de comportamento, visando à:
		
	
	Melhora do estado nutricional
	
	Alteração do consumo alimentar
	
	Modificação de preferências alimentares
	
	Conservação de crendices alimentares
	
	Aquisição de novos cardápios
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408455424)
	3a sem.: Estágios de mudança de comportamento
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Considere a situação hipotética. 
Um nutricionista foi contratado para modificar os hábitos alimentares dos escolares de uma escola privada. Para iniciar o trabalho realizou a observação dos alimentos encaminhados para o lanche. Nesta percebeu que estes eram compostos principalmente por: refrigerantes, salgadinhos, biscoitos e achocolatados. Em virtude deste consumo inadequado de calorias surgiu a necessidade de implementar estratégias de educação nutricional para o grupo. A Nutricionista entrevistou os pais das criaças e constatou que os mesmos não pretendiam substituir os alimentos encaminhados para o lanche das crianças pois consideravam adequados, práticos e saborosos. 
Considerando o modelo dos estágios de mudança de comportamento e a situação hipotética acima, conclui-se que essas os pais dos escolares estão no estágio de: 
		
	
	Contemplação 
	
	Preparação 
	
	Ação 
	
	Pré-contemplação. 
	
	Manutenção 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408450917)
	3a sem.: Comportamento alimentar
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O comportamento alimentar tem suas bases fixadas na infância, transmitidas pela familia, sustentadas pela tradição, crenças, valores e tabus alimentares que passam através das gerações, e que são na maioria das vezes dificeis de modificar. 
Pode-se afirmar que são fatores que influenciam na mudança do hábito alimentar:
( ) poder aquisitivo
( ) disponibilidade de alimentos
( ) nível de escolaridade
( ) propagandas de alimentos
( ) aprovação social 
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), e escolha a alternativa correta considerando a ordem de cima para baixo. 
		
	
	V, F, V, F, V 
	
	V, V, V, F, F 
	
	F, V, V, F, V 
	
	V, V, V, V, V 
	
	F, F, V, V, V 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408450915)
	3a sem.: Comportamento alimentar
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O comportamento alimentar de um indivíduo, que é um dos fatores condicionantes mais próximos de seu estado nutricional, corresponde a todas as práticas relativas a alimentação deste indivíduo, como a seleção, aquisição, conservação e consumo efetivo dos alimentos. Sabe-se que este comportamento alimentar é influenciado por alguns aspectos entre eles pode-se citar: 
( ) aspectos psicológicos
( ) aspectos sócioculturais
( ) aspectos educacionais
( ) aspectos econômicos
( ) orientação religiosa
Assinale V (verdaeiro) ou F (Falso) e escolha a alternativa correta, considerando a ordem de cima para baixo: 
		
	
	V - F - V - F - V 
	
	V - V - V - F - F 
	
	V - V - V - V - V 
	
	F - F - V - V - V 
	
	F - V - V - F - V 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408633789)
	3a sem.: COMPORTAMENTO ALIMENTAR
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Uma paciente, após consulta com nutricionista, substitui o leite integral pelo desnatado na sua alimentação, pois foi informada dos seus benefícios no organismo. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar. 
		
	
	Situacional 
	
	Cognitivo 
	
	Afetivo
	
	Ambiental 
	
	Social
		
	
	Avaliação:  ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 
	Nota da Prova: 8,0 de 8,0         Nota do Trab.:        Nota de Partic.: 2        Data: 11/04/2014 13:21:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201402114938)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O período medieval é marcado por duas classes que marcam o regime feudal. São elas:
		
	
	igreja e padres
	
	mercadores e povo
	
	pais e filhos escravos
	
	posseiros e amieiros
	 
	senhores feudais e servos
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402114900)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates, que elaborou um método que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa. Este método é denominado:
		
	
	morada
	
	virtude
	 
	maiêutica
	
	prudência
	
	sofista
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402079456)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A biossegurança, a biotecnologia e a intervenção genética em seres humanos, além das controvérsias morais como aborto e eutanásia, requisitavam novas abordagens e respostas ousadas da parte de uma ciência transdisciplinar. Mais que uma metaética, a bioética engloba áreas que oscilam entre:
		
	
	a biodiversidade e a biopsicologia
	 
	o biodireito e o teórico biopoder
	
	o biofamiliar e a bioescola
	
	a bioestética e a biofiosiologia
	
	o bioeconômico e o biopolítico
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402079449)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As bases filosóficas da bioética começaram após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionadas a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a idéia que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Assim, tecnologiase desenvolvimento técnico devem ser controlados para:
		
	
	cindir a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	paralisar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	roubar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	atrasar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	 
	acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402079480)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402202285)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma aula de bioética, o professor falou sobre o Julgamento de Nuremberg. Ana, aluna da classe, não entendeu muito bem e questionou sobre o assunto. O professor explicou que o Julgamento dizia respeito a um(a):
		
	
	Comitê de Contas para avaliar os gastos com a Segunda Guerra Mundial.
	
	Tribunal de Avaliação Psicológica para avaliar psicologicamente os tenentes de Guerra.
	
	Comitê de Justiça para organizar os papéis distribuídos na Guerra sobre a ética e a bioética
	
	Comissão de Direitos Humanos para avaliar os tratados escritos no pós guerra.
	 
	Tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra nazistas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402114988)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O princípio que associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo do indivíduo os princípios de dignidade e indisponibilidade inerentes à pessoa humana, denomina-se:
		
	 
	Princípio da intangibilidade corporal
	
	Princípio de vulnerabilidade
	
	Principio do duplo efeito
	
	Princípio da tangenciabilidade emocional
	
	Princípio da solidariedade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402114989)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O princípio que considera que o ato de doar órgãos inclui-se na possibilidade que os individuos têm de sacrificar sua individualidade em detrimento do bem da comunidade, desde que estas não impliquem comprometimento da vida pessoal, denomina-se:
		
	
	Princípio de efeito
	
	Princípio da funcionalidade
	
	Princípio da causalidade
	
	Princípio de reação
	 
	Princípio da solidariedade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402202305)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Independente da questão da gênese do ser humano, talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro ¿bebê de proveta¿) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
		
	
	De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
	
	De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.
	 
	De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozóides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização ¿in vitro¿.
	
	Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
	
	Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402202302)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um casal homoafetivo feminino decidiu que um bebê seria muito bem vindo à família, e para isso optou por reprodução assistida através de doação de sêmen. No Brasil, a legislação:
		
	
	Autoriza que mulheres com problemas para engravidar se utilizem de técnicas de reprodução assistida, o que não é o caso do casal em questão.
	
	Autoriza apenas a adoção para casais homoafetivos femininos e masculinos, excluindo qualquer tipo de técnica de reprodução assistida, mesmo que para mulheres independentes.
	
	Autoriza somente famílias com união formal a se utilizarem de técnicas de reprodução assistida.
	
	Autoriza adoção apenas para casais homoafetivos masculinos e exclui a possibilidade de reprodução assistida para casais homoafetivos femininos, oque impede o casal em questão de ampliar a família.
	 
	Autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal.
	Avaliação: SDE0083_AV1_201401152023 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201401152023 - SUELLEN BISPO ALVES DE SOUZA
	Professor:
	THATIANA VALORY DOS SANTOS MELLO
	Turma: 9021/AH
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 25/04/2015 08:30:12
	
	 1a Questão (Ref.: 201401394581)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo que tem como significado: "dar a luz" (parto) intelectual, da procura da verdade no interior do homem, denomina-se:
		
	
	menmonia
	
	veracidade
	
	sistema
	 
	maiêutica
	
	artemia
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401340568)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Asha é uma indiana e chegou ao Rio de janeiro para passar férias. Ela está chocada com as roupas que as mulheres usam e o modo como as pessoas namoram nas ruas. Ela afirma que na Índia uma mulher se agarrar com um homem na rua seria totalmente proibido. Isso ocorre porque:
		
	 
	A moral é um conjunto de regras que diz respeito a uma determinada sociedade e cultura. Brasil e Índia tem culturas diferentes.
	
	Asha é uma pessoa antiética e amoral e por isso está sacrificando a cultura do seu país.
	
	A moral diz respeito às leis vigentes em um país e todos os países têm as mesmas leis.
	
	A ética de Asha é permissiva para a cultura brasileira, mas não é permissiva para a cultura indiana.
	
	Asha é uma pessoal imoral e antiética e não deve ser levada à sério.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401785636)Pontos: 0,5  / 0,5
	"Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que o "todo é maior do que a soma de suas partes". Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física". A partir dos conceitos básicos de bioética qual princípio tal definição está relacionada:
		
	
	Princípio da santidade da vida humana
	
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio da justiça
	
	Princípio dos meios ordinários e extraordinários de tratamento
	 
	Princípio da totalidade
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401217761)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos:
		
	
	meios de comunicação de massa
	
	meios publicitários
	 
	meios extraordinários
	
	meios ordinários
	
	meios políticos
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401745965)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em uma pesquisa sobre a qualidade do sono em médicos intensivistas, os participantes são abordados em seu local de trabalho por um membro da equipe de pesquisa, onde são apresentados os objetivos da pesquisa e o termo de consentimento livre e esclarecido para que a entrevista possa ser agendada. Sobre o termo de consentimento, assinale a alternativa correta:
		
	
	O seu papel consiste em ressaltar que não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	Deve ser apresentada ao participante ao final da pesquisa de campo, após sua participação.
	 
	Foi previsto pelo Código de Nuremberg para atestar a apresentação dos riscos, objetivos e procedimentos experimentais.
	
	A aplicação do termo tem caráter facultativo, cabendo ao pesquisador o discernimento acerca da sua utilização.
	
	Tem como objetivo informar todas as informações da pesquisa, inclusive as hipóteses a serem investigadas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401253271)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A _______________________________é considerada o mais atual e importante documento mundial sobre a ética em pesquisas na área da saúde e tem servido como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatórios sobre pesquisa biomédica.
		
	
	Determinação de Caracas
	
	Conferência de Burner
	
	Assembléia de Saúde
	
	Avaliação de Nuremberg
	 
	Declaração de Helsinque
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401785641)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo (e às suas partes) os mesmos princípios da dignidade e indisponibilidade por terceiros que regem os direitos da pessoa". A partir dos princípios éticos gerais que fundamentam a doação de órgãos, qual princípio tal definição está relacionada?
		
	
	Princípio da solidariedade
	 
	Princípio da intangibilidade corporal
	 
	Princípio da autonomia
	
	Princípio da totalidade
	
	Princípio da gratuidade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401243621)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação à doação de órgãos de cadáver no Brasil, é correto afirmar que:
		
	 
	quando não há vontade expressa a decisão é de responsabilidade da família
	
	só é possível quando o doador expressa por escrito sua vontade
	
	fundamenta-se no chamado consentimento presumido
	
	não é possível a doação de órgãos de cadáver no Brasil
	
	todo e qualquer cadáver é doador de órgãos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401780114)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Brasil existem resoluções do CFM que regulam determinados aspectos éticos relacionados à reprodução assistida. São alguns desses aspectos, EXCETO:
		
	 
	transplante de órgãos
	
	consentimento informado
	
	maternidade substitutiva
	
	criopreservação de embriões
	
	seleção do sexo da criança
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401253282)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Recentemente foi divulgado que nasceu uma criança através do método de reprodução assistida cujo pai já havia falecido. Sua mãe entrou na justiça para ter uma liberação a fim de utilizar os embriões fecundos antes do referido pai falecer. Isso se deu porque:
		
	
	O pai não possuía material biológico preservado e foi necessária uma exumação do corpo.
	
	A lei permite utilização de materiais criopreservados post mortem independente de autorização do falecido.
	
	A família do falecido pai se negou à autorizar a fecundação sem a vontade do mesmo evidenciada.
	 
	A mãe se negou a fazer inseminação durante o período em que seu marido estava vivo.
	 
	O pai não havia deixado autorização prévia específica para o uso do material biológico criopreservado.
	
	Avaliação: SDE0083_AV1_201402333595 » ÉTICA NA SAÚDE
	Tipo de Avaliação: AV1
	Aluno: 201402333595 - MAURO LUIZ ALVES FILHO
	Professor:
	CLAUDIA MARQUES COMARU
	Turma: 9052/C
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 22/04/2015 20:03:50
	
	 1a Questão (Ref.: 201402414621)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O século XVIII é marcado pelo movimento intelectual denominado de Iluminismo, Exalta-se a capacidade que tem o homem de conhecer e agir por uma luz própria da razão. São criticadas posições éticas que conduzem à heteronomia, debatendo-se, antes, a liberdade da vontade em relação ao determinismo da natureza, ou do vínculo entre leis morais e naturais. A este respeito, podemos afirmar que para Immanuel Kant, a consciência é entendida como:
		
	 
	cognoscente ou moral suscitada em um homem ativo, criador e legislador.
	
	cognoscente ou política suscitada em um homem político.
	 
	cognoscente ou amoral suscitada em um homem restrito e amoral.
	
	cognoscente ou moral suscitada em um homem passivo.
	
	cognoscente ou religiosa suscitada em um homem que acredita em Deus sobretudo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402990445)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Acerca da relação entre ética e moral, marque Verdadeiro e Falso.
		
	 
	A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.
	
	A ética não tem por objetivo procurar o fundamento do valor que norteia o comportamento, tendo em vista a historicidade presente nos valores.
	
	Durante as Idades Média e Moderna, a ética era considerada uma ciência, portanto, era ensinada como disciplina escolar.Na Idade Contemporânea, a ética assumiu uma nova conotação, desvinculando-se da ciência e da filosofia e sendo vinculada às práticas sociais
	 
	O entendimento ético discorre filosoficamente, em épocas diferentes e por vários pensadores, dando conceitos e formas de alusão ao termo ética.
	
	O conhecimento do dever está desvinculadoda noção de ética, pois este é consequência da percepção, pelo sujeito, de que ele é um ser racional e, portanto, está obrigado a obedecer ao imperativo categórico: a necessidade de se respeitar todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402452988)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Através da ética industrial, a vida humana passa a ser concebida como objetivando a máxima da qualidade. Isso faz com que o debate ético caminhe no sentido do quanto pode ser feito para que as pessoas:
		
	
	Possam ter menos prazer
	
	Avaliem seus resultados de trabalho
	 
	Possam viver mais e melhor
	
	Tenham mais dinheiro
	
	Se dediquem aos estudos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402540309)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Lucio está desenvolvendo uma pesquisa com um tipo de material que ainda tem propriedades desconhecidas e os pesquisadores precisam usar equipamentos especiais para lidarem com o material. Lucio está oferecendo todo o suporte aos pesquisadores, que estão utilizando os equipamentos especiais. Se correlacionarmos a caso de Lucio com o Princípio da Precaução, podemos afirmar que:
		
	
	Lucio está agindo equivocadamente, pois tem que se considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	Lucio está agindo equivocadamente, uma vez que deve-se considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	Não há correlação entre o caso de Lucio e o Princípio da Precaução.
	
	Lucio está agindo corretamente, pois tem que se considerar como inexistente um risco desconhecido.
	 
	Lucio está agindo corretamente, pois não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402594312)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas pesquisas biomédicas, a noção de risco deve ser entendida como:
		
	
	a dificuldade em escolher uma amostra para estudo.
	
	a neutralidade do pesquisador em pesquisas de duplo cego.
	 
	a possibilidade de dano (previsto ou não) ao sujeito da pesquisa.
	
	a impossibilidade de causar danos ao sujeito da pesquisa.
	
	A facilidade de incentivo financeiro que a pesquisa pode receber.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402977113)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entre os motivos para utilização de porcos e não macacos em alguns transplantes, encontra-se:
		
	 
	Em termos genéticos estamos mais próximos aos porcos do que aos macacos, apesar de nossa maior semlelhança física com estes últimos.
	
	o fato de porcos não terem a mesma consciência que os macacos quanto à morte e aos danos causados em seu corpo.
	
	a possibilidade de criação de porcos em cativeiro.
	
	o risco de extinção dos gorilas, que possuem orgãos de tamanho semelhante aos humanos.
	
	alguns orgãos humanos somente são compatíveis com o organismo do porco.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402417485)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:
		
	
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, deve servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da pessoa ou da família.
	
	tomar como base a minimização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, pode servir como base irracional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da igreja católica.
	 
	tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402945696)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta que alguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Os defensores deste tipo de transplante ressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	Implica no transplante intravivos de órgãos e tecidos específicos de seres da mesma espécie respeitando o preceito ético da não maleficência do doador.
	
	O número de xenotransplantes no Brasil tem aumentado, com a sensibilização das famílias e dos doadores através de campanhas veiculadas na mídia.
	
	Transplante entre seres da mesma espécie em que o critério de morte do doador se configure na morte encefálica.
	
	Só seria permitido este tipo de doação quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402453010)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
		
	
	Doença Mental
	
	Saúde Bovina
	 
	Saúde Coletiva
	
	Aquecimento Global
	
	Intervenção Animal
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402453011)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Recentemente foi divulgado que nasceu uma criança através do método de reprodução assistida cujo pai já havia falecido. Sua mãe entrou na justiça para ter uma liberação a fim de utilizar os embriões fecundos antes do referido pai falecer. Isso se deu porque:
		
	
	O pai não possuía material biológico preservado e foi necessária uma exumação do corpo.
	
	A lei permite utilização de materiais criopreservados post mortem independente de autorização do falecido.
	
	A família do falecido pai se negou à autorizar a fecundação sem a vontade do mesmo evidenciada.
	 
	O pai não havia deixado autorização prévia específica para o uso do material biológico criopreservado.
	
	A mãe se negou a fazer inseminação durante o período em que seu marido estava vivo.
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 07/10/2014 10:17:11
	
	 1a Questão (Ref.: 201201971894)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta quealguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Só seria permitido este tipo de doação quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
	
	Transplante entre seres da mesma espécie em que o critério de morte do doador se configure na morte encefálica.
	
	Implica no transplante intravivos de órgãos e tecidos específicos de seres da mesma espécie respeitando o preceito ético da não maleficência do doador.
	 
	Os defensores deste tipo de transplante ressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	O número de xenotransplantes no Brasil tem aumentado, com a sensibilização das famílias e dos doadores através de campanhas veiculadas na mídia.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201443702)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O transplante de órgãos e tecidos implica em uma sequência de eventos que, desde a doação até a efetivação do transplante, abarca alguns direitos fundamentais pertinentes ao doador e ao receptor. Estes direitos estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular:
		
	
	à liberdade de consciência e a falta de poder de dispor do próprio corpo.
	
	à liberdade de inconsciência e a falta de poder de dispor do próprio corpo.
	
	à restrição de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
	
	à prisão de consciência e ao poder de indispor do próprio corpo.
	 
	à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201479208)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
		
	
	Doença Mental
	
	Saúde Bovina
	
	Aquecimento Global
	 
	Saúde Coletiva
	
	Intervenção Animal
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201661705)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ter o cuidado de alertar todos os envolvidos em uma pesquisa de seus riscos e os benefícios esperados é uma prática que visa:
		
	
	Eliminar as possibilidades de futuras solicitações de patentes dos medicamentos.
	
	Não ter custos com os voluntários. Agindo desta forma eles é que são responsáveis pelo financiamento da pesquisa.
	
	Acelerar o processo de tabulação primária onde apenas os nomes dos envolvidos são citados.
	 
	Seguir as normas básicas da Bioética e orientações dos Comitês de Ética
	
	Apenas rotina pois, os verdadeiros riscos conhecidos são ocultados para manter a ética da pesquisa.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201661699)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dr. Alberto se recusou a fazer parte de uma pesquisa no Hospital Geral onde trabalha alegando o ¿Princípio da Precaução¿. O que realmente ele quis dizer alegando este princípio é:
		
	
	Não estava sendo devidamente remunerado para isto.
	
	Que desconhecia todos os voluntários e temia encontrar alguns amigos na pesquisa.
	 
	Que temia pela existência de um risco na pesquisa mesmo que não soubesse exatamente qual era. Ou seja, temia um risco desconhecido.
	
	Que, por ser religioso, não poderia atuar aos sábados e domingos por precaução.
	
	Que não estava disponível fora do horário de trabalho para as reuniões.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201479190)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma situação frequente em que a ocorrência de uma determinada ação acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau, denomina-se:
		
	
	Enfrentamento duplo
	
	Estratégia de duplicidade
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	Análise do duplo vínculo
	
	Acometimento de dupla face
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201443661)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Murray Bookchin, do Institute for Social Ecology, de Vermont, USA, em um artigo de 1994 intitulado "History, Civilization, and Progress: Outline for a Criticism of Modern Relativism", responsabiliza o relativismo histórico pela ausência de uma ética social de organização das sociedades e clama por uma análise social menos "psicanalítica" e mais voltada para a eliminação de injustiças e desigualdades sociais. Por outro lado, este relativismo ao qual Bookchin se refere, fundamenta-se nos desdobramentos da chamada:
		
	
	Teoria do Sucesso
	
	Teoria do Big Bang
	
	Teoria do Financeiro
	 
	Teoria do Caos
	 
	Teoria do Capitalismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201443748)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paula sofre com o fato de estar tentando engravidar há três anos sem sucesso. Então, resolveu recorrer à doação de gametas para engravidar. A questão da doação de gametas, por exemplo, é indicada para casos de casais inférteis ou no caso de que um dos membros possua doença genética transmissível para os descendentes. A Resolução CFM 1358/92 institui que, além de gratuita, a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores. O argumento principal é de que:
		
	
	hoje as mulheres são independentes e têm condições de arcar com todas as despesas de um filho.
	 
	este procedimento evitaria problemas futuros relativos às situações emocionais e legais com repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.
	
	O pai pode e deve saber para quem doou o seu gameta.
	
	com este procedimento o pai poderia solicitar pensão alimentícia.
	
	a mãe não precisa de um pai para criar seu filho.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201479121)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Rubens foi criado dentro de um valor ideológico que considera a equidade(a singularidade de cada indivíduo), o respeito ao outro e a justiça. Ele acredita que todas as pessoas têm os mesmos direitos, mas que devem ter sua singularidade respeitada. Rubens pode ser considerado:
		
	
	Antiético
	
	Amoral
	 
	Ético
	
	Imoral
	
	Moralista
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201479192)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	M., 30 anos, apresenta, no momento, câncer de ovário. Sua família a apóia para a quimioterapia, apesar de todos os efeitos colaterais causados pela intervenção quimioterápica, como enjôos, queda de cabelo e fraqueza. O princípio da bioética que correlaciona-se com o caso proposto denomina-se:
		
	
	Princípio da consciência de doença
	 
	Princípio da tripla decisão
	
	Princípio do fenômeno trivial
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio da decisão médica

Outros materiais