Buscar

Exercícios Aula 02 Processos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Um processo do tipo CPU-bound é aquele que faz poucas operações de entrada e saída. Por outro lado, processos do tipo I/O-bound são aqueles que fazem muita leitura de disco ou requerem muita interação com o usuário. Desta forma, conclui-se que os processos que ficam a maior parte do tempo nos estados "pronto" e "executando" são os processos do tipo:	
A) I/O-bound.
B) O processo em questão não é CPU-bound nem I/O-bound.
C) CPU-bound.
D) CPU-bound e I/O-bound ao mesmo tempo.
E) Não é possível classificar o processo com as informações fornecidas.
2. Um processo, segundo Machado, é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento.A figura ilustra, de maneira abstrata, os componentes da estrutura de um processo, que juntos, mantêm todas as informações necessárias a execução de um programa. Sobre os componentes é correto afirmar que:
A) o contexto de hardware de um processo é composto por três grupos de informações sobre o processo:identificação, quotas e privilégios.
B) o espaço de endereçamento armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter(PC), stack pointer (SP) e registrador de status(PSW).
C) o contexto de hardware mantém informações nos registradores do processador, enquanto um processo está em execução, mas não pode salvá-las caso o processo seja interrompido.
D) o contexto de software armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP, além dos registradores de uso específico, como program counter(PC), stack pointer (SP) e registrador de status(PSW).
E) o contexto de hardware mantém informações nos registradores do processador, enquanto um processo está em execução, podendo salvá-las caso o processo seja interrompido.
3. Sabemos que os programas são carregados na memória principal sob a forma de processos e que um mesmo processo pode assumir estados diferentes ao longo do seu ciclo de vida. Sendo assim, os estados genéricos de um processo são:	
A) Novo, Executando, Stand by, Pronto e Terminado
B) Novo, Executando, Esperando, Pronto e Zumbi
C) Novo, Executando, Esperando, Pronto e Terminado
D) Novo, Executando, Esperando, stand by e Terminado
E) Transição, Executando, Esperando, Pronto e Terminado
4. O processo de um sistema operacional é definido como sendo "um programa em execução". Um processo pode assumir estados diferentes e consequentemente, ocorre mudanças entre os estados. Com relação a estas mudanças de estado, marque a opção que NÃO é possível acontecer.	
A) Execução para bloqueado
B) Execução para pronto
C) bloqueado para execução
D) pronto para execução
E) Bloqueado para pronto
5. Processos do tipo _________, permitem a comunicação direta do usuário com o processo durante o seu processamento. Marque a opção que melhor completa a frase acima.	
A) Processos Background
B) Processos I/O bound
C) Processos CPU bound
D) Processos em Lote
E) Processos Foreground
6. Os sistemas operacionais criam estruturas de controle, chamadas processo, para controlar a execução dos programas, sejam do usuário ou do próprio sistema. Essa estrutura registra informações sobre a situação do processo durante todo seu processamento, sendo uma dessas informações o estado do processo. 
Avalie as sentenças a seguir e assinale a correta.
A) A transição entre os três estados (PRONTO, ESPERA E EXECUÇÃO) é possível em ambos os sentidos.
B) O estado de ESPERA representa o processo aguardando o fim da fatia de tempo de umprocesso em EXECUÇÂO
C) O escalonador organiza a fila de processos em estado de PRONTO. Para escalonadores preemptivos existe a possibilidade de determinar uma fatia de tempo (time slice) para que o processo se mantenha em estado de EXECUÇÃO, após esse tempo o processo retorna para a fila de PRONTO
D) O escalonador também pode selecionar processo em ESPERA para execução.
E) O estado de EXECUÇÃO representa o processo aguardando ser escalonado, ou seja, o processo depende da escolha por parte do sistema operacional para que possa executar seu código (instruções)
Gabarito:
1- C
2- E
3- C
4- C
5- E
6- C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais