Buscar

plano de aula - JOGOS PRÉ DESPORTIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – IFPR – CÂMPUS PALMAS
LICENCIATURA AMPLA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANO DE AULA
Professor: Marcos Dieison Maia Dos Santos
Conteúdo: Esporte na escola/Jogos pré desportivos
Número de aulas: 01
Nível de ensino: Ensino fundamental séries iniciais
Objetivo Geral: Desenvolver a habilidade de iniciação para o chute da bola; Desenvolver a corrida coordenada; Aprimorar o trabalho em equipe.
Objetivo específico: Desenvolver o trabalho em equipe com deslocamento pela fazendo os passes do futsal pela quadra toda.
Materiais e recursos: Tira de papel (jornal), bolão de plástico, bolas de futsal, cordas, cones, bolas de varias modalidades.
AQUECIMENTO
VAMOS ROUBAR A CALDA: Cada aluno da turma deverá receber uma tira de tecido ou até mesmo papel (jornal), que deverá ser colocado no cós da calça nas costas, (como se fosse um rabinho). Ao sinal, cada um deverá tentar roubar o rabinho do outro e ao mesmo tempo proteger o seu. Vencerá aquele que ao final tiver conquistado o maior número de rabinhos. Obs.: não podemos nos esquecer de que alguns poderão ficar frustrados pela perca do papelzinho, então o professor deverá estimula-lo a recuperar, pegando o papelzinho de outro colega.
DESENVOLVIMENTO 
FUT PEGA DUPLAS: os participantes devem formar duplas. É um pega-pega onde a dupla de pegadores terá uma bola e deverá pegar outra dupla chutando a bola em cima dos fugitivos. (obs.: usar bolão de plástico para evitar acidentes). Será a nova dupla de pegadores em quem a bola encostar.
FUTDUPLA: Em duplas os alunos irão trocando passe entre si até um ponto determinado pelo professor (um cone colocado a alguns metros de distância), dão a volta por esse obstáculo e retornam ao inicio, saindo outra dupla e fazendo o mesmo percurso. Assim prossegue. 
Nota: Fazer uma variação do trajeto, colocar quatro cones formando um quadrado (mesmo procedimento da atividade anterior). Colocar duas duplas ao mesmo tempo e essas trocam passes.
VOLTA À CALMA
VARIAÇÃO DO JOGO DA VELHA: O professor deverá riscar no chão as linhas do jogo da velha. O símbolo do circulo será substituído por bola de futsal e o X será substituído por cones ou vice versa. Para cada tabuleiro poderemos trabalhar com 6 crianças 3 serão a equipe X e 3 a equipe O. (use materiais diversos como cordas, bola de vôlei etc.).
REFERÊNCIAS
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABAZUAD/jogos-brincadeiras-aquecimento-volta-a-calma 
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/jogos-pre-desportivos

Outros materiais