Buscar

desconsideração personalidade jurídica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Incidente de Desconsideração da personalidade jurídica 
Art. 133 a 137 do NCPC 
CC art. 50 
CDC art. 28 
Conceito de pessoa jurídica 
Conceitua-se pessoa jurídica como um conjunto de pessoas ou de bens, dotado de personalidade jurídica e reconhecido pelo ordenamento jurídico como, efetivamente, sujeito de direitos, com obrigações, deveres, ônus e direitos próprios; possuindo ainda características próprias e não menos fundamentais, tais como a capacidade de direito e de fato, existência de uma estrutura organizativa, objetivos comuns aos de seus membros, autonomia patrimonial e imperioso registro dos atos constitutivos em respectivas repartições competentes. 
Conceito de desconsideração
Pauta-se a teoria da desconsideração da personalidade jurídica na ideia estabelecer eventual desprezo em relação à autonomia patrimonial de uma determinada pessoa jurídica, com o fito de exigir a submissão de seus sócios para com seus próprios patrimônios pessoais a responder pelos atos abusivos e/ou fraudulentos praticados com a utilização indevida dos privilégios concedidos àquela pessoa jurídica. 
Teoria Maior
Art. 50. Em caso de abuso dapersonalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica 
Teoria Menor
Possibilidade de aplicação da desconsideração 
da personalidade jurídica em toda hipótese que se faz demonstrado necessário comprometimento do patrimônio do sócio por obrigação da empresa, i. e., parte-se da noção autorizadora de desconsideração todas as vezes em que a pessoa jurídica não tiver bens suficientes em seu patrimônio para a efetiva satisfação da obrigação, ou ainda em razão de seu estado de iliquidez. 
Teoria Menor
 Art. 28, § 5.º do CDC 
 
Também poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores. 
Incidente de desconsideração no NCPC
Art. 133, § 1º O pedido de desconsideração da personalidade jurídica observará os pressupostos previstos em lei.
Requisitos de direito material e de direito processual 
Dinâmica do incidente 
Art. 135. Instaurado o incidente, o sócio ou a pessoa jurídica será citado para manifestar-se e requerer as provas cabíveis no prazo de 15 (quinze) dias.
Art. 136. Concluída a instrução, se necessária, o incidente será resolvido por decisão interlocutória.
Fraude a execução
Art. 137. Acolhido o pedido de desconsideração, a alienação ou a oneração de bens, havida em fraude de execução, será ineficaz em relação ao requerente.
Desconsideração inversa
Art. 133
§ 2º Aplica-se o disposto neste Capítulo à hipótese de desconsideração inversa da personalidade jurídica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais