Buscar

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO
Texto extraído da apostila Ética no serviço público, Senado Federal, Prof. Wendell Léo, Pró Cursos, 2011.
Ética no serviço público – a condição que exigimos como cidadãos (comportamento ético) e na condição de servidor.
Conduta ética – agente consciente (aquele que conhece a diferença entre o certo e o errado, permitido e proibido, virtude e vício).
Consciência moral – tanto conhece tais diferenças como se reconhece como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas, ou seja, de agir em conformidade com os valores morais. É o agente responsável por suas ações e seus sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética.
Manifestação da capacidade de deliberar diante de alternativas possíveis, avaliando cada uma delas, de acordo com os valores éticos. É a capacidade que o individuo possui para avaliar e pensar, as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, às consequências para si e para os outros. 
ÉTICA E MORAL
Ética – origem do grego “ethos”, que significa modo de ser. Ciência sobre o comportamento moral dos homens em sociedade e está relacionada à Filosofia. Não cabe formular juízo valorativo, mas de explicar as razões da existência de determinada realidade e proporcionar a reflexão acerca dela.
Moral – vem do latim mos ou mores, ou seja, costume ou costumes. Segundo o filósofo Vázquez, expressa um ”conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual dos homens”. A moral é normativa e se manifesta concretamente nas diferentes sociedades como resposta a necessidades sociais, ou seja, regulamentar as relações entre os indivíduos e entre estes e a comunidade, contribuindo para a estabilidade da ordem social.

Outros materiais