Buscar

cap13-estimaç¦o

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS 
CAPÍTULO 13 – ESTIMAÇÃO
Exercício 1
Abra a pasta 13exercícios. A planilha gasolina apresenta uma síntese de pesquisa feita pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), em algumas capitais brasileiras, entre os dias 19 e 25/02/2001.
Essa síntese apresenta a média, o desvio padrão e o tamanho referentes à amostra de cada capital (e regiões do Rio de Janeiro e de São Paulo). Admitindo que o desvio padrão da população de cada cidade seja igual ao da amostra (apenas como exercício; na capítulo seguinte veremos como proceder quando o desvio padrão populacional é desconhecido), estime intervalos de preços, com 95% de confiança, para as médias populacionais.
Resolução:
Vá para F4 e clique no botão fx. Em Categoria da função escolha Estatística; em Nome da função clique em int.confiança e OK. 
Na caixa que se abre, indique o valor de Alfa, que deve ser igual a “1-nível de confiança” (neste caso, ( = 0,05 = 1-0,95), indique o valor do Desv_padrão da população (digite E4), o Tamanho da amostra (digite C4) e clique em OK.
Em G4 calcule o limite inferior: D4 (média) menos F4; em H4 calcule o limite superior: D4 mais F4.
Copie F4:H4 para as demais cidades: marque F4:H4 e puxe pela alça (retângulo no canto inferior à direita) até a linha 21; confira em gasolina-r.
Exercício 2
Observe as interseções dos intervalos em cada par de áreas (assinaladas com *):
Brasília e Campo Grande
Rio de Janeiro Sul e Rio de Janeiro Centro
São Paulo Oeste e São Paulo Centro
Tendo em vista a maior ou menor interseção dos intervalos, em qual dos pares você diria que as médias populacionais são estatisticamente diferentes?
Resolução:
No caso (b), em que um dos intervalos está contido no outro, é intuitivo que essas médias amostrais tenham apresentado diferença por mero acaso; na verdade as distribuições populacionais teriam o mesmo centro. No caso (a), em que não há interseção, o raciocínio é oposto: as médias populacionais devem ser estatisticamente diferentes. No caso (c), em que há alguma interseção, a resposta ainda tem apelo intuitivo: ora, se eu digo que as médias de duas regiões pode estar entre, digamos, 1,60 e 1,70, então não posso dizer que as médias são “completamente” (ou estatisticamente) diferentes. Este é o tema do capítulo seguinte.
Observe que uma análise convencional levaria à conclusão de que as diferenças entre São Paulo Oeste e São Paulo Centro são maiores do que entre Brasília e Campo Grande seja em termos absolutos (0,032) contra (0,029), seja em termos relativos (+2,01%) contra (+1,79%); ver colunas J e K.
Exercício 2
Como você deve se recordar, o valor retornado pela função int.confiança é igual ao erro padrão ((/(n) multiplicado pela ordenada da normal reduzida z. No caso do exercício anterior, z=1,96, já que Pr(Z<1,96) = 0,975.
Abra a planilha intervalo, calcule os intervalos da maneira descrita acima (colunas E,F e G) e compare com os valores retornados pela função int.confiança (coluna H). Confira em intervalo-r.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes